O Brasil é o segundo maior produtor de etanol combustível do mundo, tendo fabricado 26,2 bilhões de litros em 2010. Em uma etapa de seu processo de produção, o etanol forma uma mistura líquido homogênea com a água e outras substancias. Até uma determinada concentração, o etanol é mais volátil que os outros componentes dessa mistura.
Industry Statistics: World Fuel Ethanol Production. Disponível em: ethanolrfa.org. Acesso em: 1 mar. 2012 (adaptado).
Nesta faixa de concentração, a técnica física mais indicada para separar o etanol da mistura é a:
Questões relacionadas
- História | A. Grécia
(FGV) (...) a partir do século V a.C., a guerra tornou-se endêmica no Mediterrâneo. Foram séculos de guerra contínua, com maior ou menor intensidade, ao redor de toda a bacia. O trabalho acumulado nos séculos anteriores tornara possível um adensamento dos contatos, um compartilhamento de informações e estruturas sociais, uma organização dos territórios rurais que propiciava a extensão de redes de poder. Foram os pontos centrais dessas redes de poder que animaram o conflito nos séculos seguintes.
Norberto Luiz Guarinello. História Antiga, 2013.
Sobre esses “séculos de guerra contínua”, é correto afirmar que
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
Um treinador de corrida com motocicletas prepara os circuitos de treino de seus atletas fazendo combinações entre as 4 pistas e os 5 modelos de motocicletas disponíveis no centro de treinamento. O comprimento das pistas, bem como a velocidade média das motocicletas (em treinos), estão listadas a seguir.
Para a próxima temporada, os circuitos preparados pelo treinador, na combinação (pista × moto), foram:
Sabe-se que o tempo médio de uma volta do circuito é calculado por meio da divisão do comprimento da pista pela velocidade média da motocicleta escolhida. Por adaptações em sua rotina, um dos atletas decide na próxima temporada treinar apenas no circuito mais rápido, sendo que todos os circuitos têm o mesmo número de voltas.
A combinação a ser escolhida pelo atleta para realizar os treinos da forma desejada é
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.11 Gêneros Digitais: Blog e Vlog
Texto base: A questão refere-se a um artigo exposto num blog (site cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos) do Jornal O Globo, na seção Cultura. Leia-o e observe-o com atenção. Bárbara Paz e Xuxa: encontro de gaúchas com chimarrão e lágrimas Bárbara Paz chorou ao gravar o "Papo X" do programa de Xuxa na TV Globo. A atriz, que interpreta a Renata de "Viver a vida", personagem que sofre de anorexia alcoólica, contou à apresentadora que sua vida real também sempre foi de superações. Ela lembrou o acidente de carro que sofreu aos 17 anos e que lhe deixou duas cicatrizes no rosto. - Por causa das cicatrizes, às vezes nem deixavam que eu fizesse testes para a TV - disse Bárbara a Xuxa. Ao blog, Bárbara contou: - Foi um encontro lindo de duas gaúchas com direito a chimarrão, lágrimas e muito riso. Depois de ser revelada no reality show "Casa dos artistas" e fazer versões de novelas mexicanas no SBT, Bárbara vem ganhando destaque na novela de Manoel Carlos. Fonte: http://oglobo.globo.com/cultura/kogut/#237068 – 31/10/2009 – adaptado.
Enunciado:
De acordo com o título do artigo, a atriz Bárbara Paz e a apresentadora Xuxa são consideradas gaúchas por serem naturais
- Arte - Fundamental | 03. Elementos da Linguagem Artística
- O professor vai pedir para os alunos, antecipadamente para levarem para a escola, no dia
marcado, celulares, tablets, máquinas fotográficas, etc ( pedir autorização dos pais) .
- Com todos os materiais em mãos , proponha a turma um passeio pela escola e solicite aos
alunos que registrem vários objetos que acharem interessante, nos espaços visitados.
- Ao retornar para a sala de aula conversem com os alunos sobre as imagens coletadas.
- Projete no data show as fotos tiradas e aproveite o momento para conversar com a turma
explicitando, por qual motivo eles tiraram determinadas fotos, o que lhe chamaram mais
atenção.
- O professor vai disponibilizar aos alunos o texto sugerido abaixo para permear as discussões
Fonte: Sítio: "Ponto de cultura fotografia para todos – Educadores". Disponível em : < http://www.fotografiaparatodos.com.br/educadores/?p=77 http://www.fotografiaparatodos.com.br/educadores/?p=77 >. Acesso em: 11 de maio 2014.
- Professor, levante questionamentos:
- - Você conhecia a história da origem da fotografia?
- - Vocês conhecem câmara escura que o texto retratou?
- - O que mais lhe chamou atenção no texto?
-Existe alguma palavra que você não conhece o significado? (Professor, se existir alguma
palavra desconhecida pela turma, procure no dicionário seu significado.).
- Logo após, o término da conversa, divida a turma em equipes escolha algumas das fotos
tiradas pelos alunos nos diversos espaços da escola e proponha a construção de alguns jogos
(da memória e quebra-cabeça).
- Para isso, imprima em tamanho 5 com x 7 cm cada fotografia duas vezes, (para o jogo da
memória) e 20 cm x 25 cm (os quebra-cabeça) recorte e cole na cartolina para ficar mais
firme.
- Estabeleça as regras do jogo com os alunos e deixe-os brincar fazendo um rodízio para que
todos participem das brincadeiras.
- Divulgue as produções dos alunos no Blog da turma, caso tenham ou crie um Blog.
. Aula do Portal do professor - vamos fazer um blog da turma? Disponível em: < http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18391>. (Neste sítio você encontrará informações disponíveis em uma aula sobre como criar um Blog com a turma.)
- Vai ser uma atividade muito divertida!
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=55697
- Química | 2.5 Oxirredução
(UNIG)
P (s) + HNO3(l) + 3H2O(l)
No balanceamento das equações de oxirredução, a ideia fundamental é tornar o número de elétrons cedidos igual ao número de elétrons recebidos. Assim, após balanceamento da equação química com os menores coeficientes estequiométricos inteiros, é correto afirmar: