(UEG) Tatiana e Tiago comunicam-se entre si por meio de um código próprio dado pela resolução do produto entre as matrizes A e B, ambas de ordem 2x2 onde cada letra do alfabeto corresponde a um número, isto é, a = 1, b = 2, c = 3,..., z = 26.Por exemplo, se a resolução de A.B for igual a logo a mensagem recebida é amor. Dessa forma, se a mensagem recebida por Tatiana foi flor e a matriz
então a matriz A é:
Questões relacionadas
- Espanhol - Fundamental | 1. Interpretación de Texto (Interpretação de Texto)
El término en el texto que designa una persona excesivamente aficionado a la tecnología es
- Ciências - Fundamental | 03.2. Decompositores
Analise a figura a seguir e faça o que se pede.
Plantas e animais mortos sofrem a ação dos decompositores no ambiente.
Explique por que esse fato é importante para a natureza.
Os vírus são seres microscópicos relativamente simples, mas muito diferentes uns dos outros. Em comum, têm a característica de necessitar de uma célula viva que lhes sirva de hospedeira para reproduzirem-se.
Quando começam a freqüentar a escola ou o berçário, as crianças estão mais expostas à infecção por vírus. Contra algumas delas existem vacinas. É o caso da gripe, rubéola, poliomielite, sarampo e caxumba, por exemplo. Para outras, não existem vacinas.
(Disponível em http://www.drauziovarella.com.br/entrevistas/Virosesinfantis.asp acesso em 10/01/2010)
Ciências - Fundamental | 03.2. DecompositoresAnalise a figura a seguir e faça o que se pede.
Plantas e animais mortos sofrem a ação dos decompositores no ambiente.
Explique por que esse fato é importante para a natureza.
Os vírus são seres microscópicos relativamente simples, mas muito diferentes uns dos outros. Em comum, têm a característica de necessitar de uma célula viva que lhes sirva de hospedeira para reproduzirem-se.
Quando começam a freqüentar a escola ou o berçário, as crianças estão mais expostas à infecção por vírus. Contra algumas delas existem vacinas. É o caso da gripe, rubéola, poliomielite, sarampo e caxumba, por exemplo. Para outras, não existem vacinas.
(Disponível em http://www.drauziovarella.com.br/entrevistas/Virosesinfantis.asp acesso em 10/01/2010)
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
Na segunda metade do século XIX, a capoeira era uma marca da tradição rebelde da população trabalhadora urbana na maior cidade do Império do Brasil, que reunia escravos e livres, brasileiros e imigrantes, jovens e adultos, negros e brancos. O que mais os unia era pertencer aos porões da sociedade, e na última escala do piso social estavam os escravos africanos.
SOARES, C. E. L. Capoeira mata um. In: FIGUEIREDO, L. História do Brasil para ocupados. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2013.
A capoeira, com base no texto, tornou-se símbolo de(o)
- Língua Portuguesa - Fundamental | 05. Substantivos
No trecho a seguir, do educador Paulo Freire, falta uma palavra para completar a ideia do autor. Observe.
“Importante na _________não é só estudar, não é só trabalhar, é também criar laços de amizade, é criar ambiente de camaradagem, é conviver, é se “amarrar nela”! Ora, é lógico… Numa _________ assim vai ser fácil estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos, educar-se, ser feliz.”
Com base na leitura do texto, a palavra que falta para completar as lacunas é
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: .
Enunciado:
Analise a reação que representa a reação química da respiração.
Nessa reação, a glicose é quebrada em compostos inorgânicos.
A) Cite os dois compostos indicados com o símbolo (?).
B) Cite o local do organismo onde ocorre essa reação.
C) Cite a finalidade dessa reação para o organismo.