(UERN) Em 1955, os países africanos e asiáticos recém-independentes reuniram-se em Bandung, na Indonésia, para lançar os princípios do “não alinhamento”. A Conferência de Bandung teve a importância de destacar que havia um conflito entre países ricos e países pobres, entre outros conflitos da época. O “não alinhamento”, a que se refere o enunciado, é a
Questões relacionadas
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee la lista para una fiesta de cumpleaños
__ servilletas
__ vasos
__ cubiertos
__ globos
__ velas
__ tarjetas de agradecimiento
__ música para la fiesta (infantil)
__ bebidas como gaseosas, jugos o agua
Disponible en: <http://www.todobebe.com/lista-para-la-fiesta-de-cumpleanos-de-tu-bebe-908/>. Acceso el: 03 mar. 2014. (Fragmento)
Escribe el nombre de cosas que hay en una fiesta de cumpleãnos según su descripción. ¡Ojo! Solo hay que poner algunos nombres de la lista anterior.
A) Alimento compuesto con azúcar. Que causa cierta sensación suave y agradable al paladar, como la miel, el azúcar, ___________________________________________________________
B) Receptáculo de materia flexible lleno de gas, que sirve de juguete para los niños, como decoración en fiestas, etc. _________________________________________________________
C) Masa de harina y manteca, cocida al horno, en que ordinariamente se envuelve crema o dulce, y a veces carne, fruta o pescado. ___________________________________________________
D) Cilindro o prisma de cera, sebo, estearina, esperma de ballena u otra materia crasa, con pabilo en el eje para que pueda encenderse y dar luz. ________________________________________
- História | 2. Pré-História
(UERN) Leia o texto que ressalta o caráter simbólico da arte rupestre.
A arte rupestre
O homem Paleolítico deixou-nos belíssimas representações nas paredes das cavernas e objetos decorativos com fino senso artístico. O cuidado com os mortos, já comum entre os homens de Neanderthal, é enriquecido com símbolos, isto é, sinais com significados, que remetem a uma vida futura. [...] Ele recorre a sinais que não atendem apenas às necessidades básicas, como os animais. O homem inventa sinais, sons e gestos de um valor simbólico porque remetem a algum significado. Esses sinais podem ir além das necessidades de sobrevivência (arte, religião). O elevado nível cultural desse homem já moderno explica seu sucesso e sua difusão por todo o planeta, com uma ampla variedade de expressões, mas sempre um único ímpeto criativo.
(Facchini, Fiorenzo. O Homem. São Paulo: Moderna, 1997, p.36)
Com base no texto, analise.
I. A arte foi, sem sombra de dúvida, a primeira forma de expressão do homem primitivo.
II. Os grupos humanos criaram símbolos para representar o mundo em que viviam e seu cotidiano.
III. A ausência de documentos escritos deixados pelos seres humanos da Pré-História nos impede de levantar hipóteses sobre a forma como viveram.
IV. Embora muitas questões fiquem sem respostas, os vestígios arqueológicos encontrados têm-nos permitido conhecer parte do cotidiano Pré-Histórico.
Estão corretas apenas as afirmativas
- Química | 2.5 Oxirredução
Atualmente, soldados em campo, seja em treinamento ou em combate, podem aquecer suas refeições, prontas e embaladas em bolsas plásticas, utilizando aquecedores químicos, sem precisar fazer fogo. Dentro dessas bolsas existe magnésio metálico em pó e, quando o soldado quer aquecer a comida, ele coloca água dentro da bolsa, promovendo a reação descrita pela equação química:
Mg (s) + 2H2O (l) -> Mg(OH)2 (s) + H2 (g) + 350 kJ
O aquecimento dentro da bolsa ocorre por causa da:
- Matemática | 14.1 Posição e Poliedros
Cada quadrado da malha da figura a seguir representa uma quadra de determinado bairro de uma cidade.
Ana mora em uma casa localizada no ponto O. Sejam os pontos:
A: academia de dança;
B: farmácia;
C: padaria;
D: clube;
E: livraria.
Certo dia ela saiu de casa e se deslocou 3 quadras na direção norte, 4 quadras na direção leste, 3 quadras na direção sul, 1 quadra na direção oeste, 4 quadras na direção norte e, finalmente, 2 quadras na direção oeste. Ela parou no(a)
- Biologia
(UEL) Leia a tirinha e o texto a seguir. Antes do século XVIII, as especulações sobre a origem das espécies baseavam-se em mitologia e superstições e não em algo semelhante a uma teoria científica testável. Os mitos de criação postulavam que o mundo permanecera constante após sua criação. No entanto, algumas pessoas propuseram a ideia de que a natureza tinha uma longa história de mudanças constantes e irreversíveis.
Adaptado de: HICKMAN, C. P.; ROBERTS, L.; LARSON, A. Princípios Integrados de Zoologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001. p.99.
De acordo com a ilustração, o texto e os conhecimentos sobre as teorias de fatores evolutivos, assinale a alternativa correta.