Analise a imagem a seguir:
Desconforto: estandarte do partido nazista em Berlim: crimes que não prescrevem.
Em 2010, “seis décadas depois das práticas totalitárias de Hitler, a Alemanha se animou a montar a exposição Hitler e os alemães, Nação e Crime, mas ainda com o temor de que imagens e objetos relacionados ao ditador reativem o culto à sua imagem. (…) Os governantes alemães renovam periodicamente sua condenação ao passado nazista.”
Fonte: Revista Veja. São Paulo: Editora Abril, Edição 2187, Ano 43, nº 42, 20 de outubro de 2010. p. 133.
Os alemães e o mundo ainda sentem desconforto em relação às práticas nazistas. Considere as afirmativas sobre as características do Nazismo:
Os nazistas se valeram da propaganda como forma de divulgar ideias e de controle estatal. Os símbolos, desde objetos a prédios e eventos, visavam repassar ao povo a crença em um estado onipotente.
Ideias preconceituosas estimulavam a valorização da raça ariana, considerada pura, e o ódio contra povos considerados racialmente inferiores como os judeus.
Hitler valorizava o regime democrático desde que a liderança política fosse exercida pelas elites, afastando assim o perigo comunista.
Num regime totalitário o individuo deve obedecer ao Estado sem contestar; nada deve existir fora do Estado e o chefe é considerado infalível.
É CORRETO o que se afirma em: