Em uma atividade com sua turma, um professor utilizou 64 cartões, cada um com dois algarismos x e y iguais ou distintos, pertencentes ao conjunto A imagem abaixo representa um tipo desse cartão.
Um aluno escolheu um único cartão e efetuou as seguintes operações em sequência:
I. multiplicou um dos algarismos do cartão escolhido por 5 ;
II. acrescentou 3 unidades ao produto obtido em I;
III. multiplicou o total obtido em II por 2;
IV. somou o consecutivo do outro algarismo do cartão ao resultado obtido em III.
Ao final dessas operações, obteve-se no sistema decimal o número 73.O cartão que o aluno pegou contém os algarismos cuja soma x+y é:
Questões relacionadas
- História | 6.10 Revolução Russa
(UNESP) No final da primavera de 1921, um grande artigo de Lenin define o que será a NEP [Nova política econômica]: supressão das requisições, impostos em gêneros (para os camponeses); liberdade de comércio; liberdade de produção artesanal; concessões aos capitalistas estrangeiros; liberdade de empresa – é verdade que restrita – para os cidadãos soviéticos. [...] Ao mesmo tempo, recusa qualquer liberdade política ao país: “Os mencheviques continuarão presos”, e anuncia uma depuração do partido, dirigida contra os revolucionários oriundos de outros partidos, isto é, não imbuídos da mentalidade bolchevique.
(Victor Serge. Memórias de um revolucionário, 1987.)
O texto identifica duas características do processo de constituição da União Soviética:
- Biologia | 11.7 Sistema Imune
Analise as proposições apresentadas sobre os processos de imunização.
I. Existem dois tipos de resposta imune: a humoral, relacionada aos anticorpos presentes no sangue e na linfa, e a celular, que é mediada pelos linfócitos T.
II. O princípio de atuação das vacinas difere do princípio dos soros. As vacinas desencadeiam um mecanismo de imunização ativa e os soros desencadeiam um mecanismo de imunização passiva.
III. Na resposta imunitária secundária, o tempo para a produção de anticorpos é maior e a quantidade de anticorpos produzidos é menor, comparando-se com o que ocorre na resposta imunitária primária.
Assinale a alternativa que apresenta a(s) proposição(ões) correta(s).
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
Texto
La ciudad medieval
[1] La ciudad medieval generalmente está rodeada por
una muralla defensiva, en la que varias puertas abren a los
caminos más importantes. Dada su localización (colinas y sitios
[4] inexpugnables), el trazado urbano es sinuoso e irregular,
existiendo a veces zonas despobladas. El plano solía ser
radioconcéntrico, con calles radiales (desde el centro a las
[7] puertas de la muralla) y con otras formando trazados
concéntricos.
Las ciudades tienen diferentes barrios, que agrupan a
[10] la población en función de su procedencia, su religión o su
actividad. El desarrollo económico de algunas urbes,
especialmente las dedicadas al comercio, hizo que se
[13] construyeran nuevas áreas. En éstas, las viviendas podían
alcanzar dos o tres plantas.
El centro de la vida urbana lo ocupa la plaza, en la que
[16] se sitúan los edificios más representativos. Estos son altos,
realizados en piedra, con balcones que se abren a la calle. Un
escudo, también en piedra, indica que sus portadores
[19] pertenecen a un noble linaje.
De la plaza parte un sinfín de calles, algunas estrechas
y tortuosas, siempre ocupadas por una intensa actividad.
[22] En ellas se desarrollaba buena parte de la vida diaria de la
comunidad: comprar, vender, pasear, relacionarse... Sin duda,
el mercado era el centro económico y social de la población.
Juzgue lo ítem.
La estructura urbanística presentada en la foto de encima es, en su totalidad, de carácter medieval.
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-LíricoSe for possível, manda-me dizer:– É lua cheia. A casa está vazia –Manda-me dizer, e o paraísoHá de ficar mais perto, e mais recenteMe há de parecer teu rosto incerto.Manda-me buscar se tens o diaTão longo como a noite. Se é verdadeQue sem mim só vês monotonia.E se te lembras do brilho das marésDe alguns peixes rosadosNumas águasE dos meus pés molhados, manda-me dizer:– É lua nova –E revestida de luz te volto a ver.
HILST, H. Júbilio, memória, noviciado da paixão. São Paulo: Cia das Letras, 2018.
Falando ao outro, o eu lírico revela-se vocalizando um desejo que remete ao
- Matemática
(ENEM 2009 SIMULADO) A evolução da luz: as lâmpadas LED já substituem com grandes vantagens a velha invenção de Thomas Edison.
A tecnologia do LED é bem diferente das lâmpadas incandescentes e das fluorescentes. A lâmpada LED é fabricada com material semicondutor semelhante ao usado nos chips de computador. Quando percorrido por uma corrente elétrica, ele emite luz. O resultado é uma peça muito menor, que consome menos energia e tem uma durabilidade maior. Enquanto uma lâmpada comum tem vida útil de 1.000 horas e uma fluorescente de 10.000 horas, a LED rende entre 20.000 e 100.000 horas de uso ininterrupto.
Há um problema, contudo: a lâmpada LED ainda custa mais caro, apesar de seu preço cair pela metade a cada dois anos. Essa tecnologia não está se tornando apenas mais barata. Está também mais eficiente, iluminando mais com a mesma quantidade de energia.
Uma lâmpada incandescente converte em luz apenas 5% da energia elétrica que consome. As lâmpadas LED convertem até 40%. Essa diminuição no desperdício de energia traz benefícios evidentes ao meio ambiente.
A evolução da luz. Veja, 19 dez. 2007. Disponível em: http://veja.abril.com.br/191207/p_118.shtml Acesso em: 18 out. 2008.
Considerando que a lâmpada LED rende 100 mil horas, a escala de tempo que melhor reflete a duração dessa lâmpada é o: