Uma das técnicas empregadas para separar uma mistura gasosa de CO2 e CH4 consiste em fazê-la passar por uma solução aquosa de Ba(OH)2.
Uma amostra dessa mistura gasosa, com volume total de 30 L, sob temperatura de 27 °C e pressão de 1 atm, ao reagir com a solução aquosa de Ba(OH)2, produz a precipitação de 98,5 g de BaCO3. A fração gasosa remanescente, nas mesmas condições de temperatura e pressão, contém apenas CH4.
O volume, em litros, de CH4 remanescente é igual a:
Dado: R = 0,082 atm.L.mol-1.K-1.
Questões relacionadas
- Biologia | 03. Bioquímica
(Uesb) O diagrama apresenta, de forma resumida, a ocorrência de processos biológicos associados ao código genético em seres eucariontes.
Em relação a esses processos representados, é correto afirmar:
- História | 2. Pré-História
(UERN) Leia o texto que ressalta o caráter simbólico da arte rupestre.
A arte rupestre
O homem Paleolítico deixou-nos belíssimas representações nas paredes das cavernas e objetos decorativos com fino senso artístico. O cuidado com os mortos, já comum entre os homens de Neanderthal, é enriquecido com símbolos, isto é, sinais com significados, que remetem a uma vida futura. [...] Ele recorre a sinais que não atendem apenas às necessidades básicas, como os animais. O homem inventa sinais, sons e gestos de um valor simbólico porque remetem a algum significado. Esses sinais podem ir além das necessidades de sobrevivência (arte, religião). O elevado nível cultural desse homem já moderno explica seu sucesso e sua difusão por todo o planeta, com uma ampla variedade de expressões, mas sempre um único ímpeto criativo.
(Facchini, Fiorenzo. O Homem. São Paulo: Moderna, 1997, p.36)
Com base no texto, analise.
I. A arte foi, sem sombra de dúvida, a primeira forma de expressão do homem primitivo.
II. Os grupos humanos criaram símbolos para representar o mundo em que viviam e seu cotidiano.
III. A ausência de documentos escritos deixados pelos seres humanos da Pré-História nos impede de levantar hipóteses sobre a forma como viveram.
IV. Embora muitas questões fiquem sem respostas, os vestígios arqueológicos encontrados têm-nos permitido conhecer parte do cotidiano Pré-Histórico.
Estão corretas apenas as afirmativas
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
15. MATERIAL
- Aparelhagem completa para reprodução de imagens (you-tube)
- Cotonetes
- Tinta guache nas cores vermelho, azul e amarelo
- Papel ofício
- Pano para limpeza
- Jornal
- Pratinhos de plástico
PROCEDIMENTOS
- O professor vai começar a aula falando sobre as cores secundarias.
Cores Secundárias: São as cores formadas a partir da combinação de duas primárias.
- Este trabalho será feito em duplas. O professor vai pedir as crianças para se sentar
em duplas.
- Forrar as mesas com jornal
- Distribuir os pratinhos, já com as tintas nas cores primárias.
- Com antecedência, o professor vai fazer riscos na posição horizontal, na folha oficio,
de uma ponta até a outra.
- Distribuir as folhas para as crianças.
- Pedir para cada criança ir misturando as cores com o cotonete, em outro pratinho
descobrindo as cores secundárias.
- Instruir as crianças para pintar com o cotonete, fazendo bolinhas até preencher todo
o espaço da folha.
- Depois que os desenhos estiverem todos pintados , pedir as crianças para recortar e colar em
um papel color set entregue pelo professor.
- Sugestão.: O professor deverá recortar um retângulo do tamanho da folha ofício, nas cores
secundárias e dar para cada criança colar o trabalho, dando um acabamento de moldura para
esta atividade.
- Guarde este exercício para colocar em exposição com os outros que vão ser feitos
posteriormente.
Fonte: http://jisjoaosalaa.blogspot.com/2014/10/
A FORMAÇÃO DAS CORES
- Geografia | 3.4 Clima
A interface clima/sociedade pode ser considerada em termos de ajustamento à extensão e aos modos como as sociedades funcionam em uma relação harmônica com seu clima. O homem e suas sociedades são vulneráveis às variações climáticas. A vulnerabilidade é a medida pela qual uma sociedade é suscetível de sofrer por causas climáticas.
AYOADE, J. O. Introdução a climatologia para os trópicos.Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010 (adaptado).
Considerando o tipo de relação entre ser humano e condição climática apresentado no texto, uma sociedade torna-se mais vulnerável quando
- Geografia | 1. Introdução ao Pensamento Geográfico
É a área habitada, transformada e utilizada pelo ser humano. É a porção da superfície terrestre que abriga as sociedades, envolvendo também os pontos utilizados para a exploração e extração de recursos naturais. Não se trata apenas de um “palco” ou um “produto”, pois ele é resultado e também resultante das ações humanas. Além do próprio ser humano, compõe essa área todas as suas obras e os meios naturais que interferem em suas atividades, como as cidades, as plantações e o meio rural, as indústrias, os objetos, os rios, os climas etc.
https://www.preparaenem.com/geografia/.htm
A categoria geográfica que melhor se aplica ao enunciado acima é o