Uma fila de carros, igualmente espaçados, de tamanhos e massas iguais faz a travessia de uma ponte com velocidades iguais e constantes, conforme mostra a figura abaixo. Cada vez que um carro entra na ponte, o impacto de seu peso provoca nela uma perturbação em forma de um pulso de onda. Esse pulso se propaga com velocidade de módulo 10 m/s no sentido de A para B. Como resultado, a ponte oscila, formando uma onda estacionária com 3 ventres e 4 nós.
Considerando que o fluxo de carros produza na ponte uma oscilação de 1 Hz, assinale a alternativa correta para o comprimento da ponte:
Questões relacionadas
- Química | B. Cálculos Estequiométricos
No Japão, um movimento nacional para a promoção da luta contra o aquecimento global leva o slogan: 1 pessoa, 1 dia, 1 kg de CO2 a menos! A ideia é cada pessoa reduzir em 1 kg a quantidade de CO2 emitida todo dia, por meio de pequenos gestos ecológicos, como diminuir a queima de gás de cozinha.
Um hamburguer ecológico? É pra já! Disponível em: http://lqes.iqm.unicamp.br.
Acesso em: 24 fev. 2012 (adaptado).Considerando um processo de combustão completa de um gás de cozinha composto exclusivamente por butano (C4H10), a mínima quantidade desse gás que um japonês deve deixar de queimar para atender à meta diária, apenas com esse gesto, é de
Dados: CO2 (44 g/mol); C4H10 (58 g/mol)
- Física
Uma carga pontual de 8 µC e 2g de massa é lançada horizontalmente com velocidade de 20 m/s num campo elétrico uniforme de módulo 2,5 k N/C direção e sentido conforme mostra a figura a seguir. A carga penetra o campo por uma região indicada no ponto A, quando passa a sofrer a ação do campo elétrico e também do campo gravitacional, cujo módulo é 10 m/s2direção vertical e sentido de cima para baixo.
Ao considerar o ponto A a origem de um sistema de coordenadas x0y as velocidades Vx e Vy quando a carga passa pela posição x=0 em m/s são:
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
TEXTO I
Cinema Novo
O filme quis dizer: “Eu sou o samba”
A voz do morro rasgou a tela do cinema
E começaram a se configurar
Visões das coisas grandes e pequenas
Que nos formaram e estão a nos formar
Todas e muitas: Deus e o diabo, vidas secas, os fuzis,
Os cafajestes, o padre e a moça, a grande feira, o desafio
Outras conversas, outras conversas sobre os jeitos do Brasil
VELOSO, C.; GIL, G. In: Tropicália 2. Rio de Janeiro: Polygram, 1993 (fragmento).
TEXTO II
O cinema brasileiro partiu da consciência do subdesenvolvimento e da necessidade de superá-lo de maneira total, em sentido estético, filosófico, econômico: superar o subdesenvolvimento com os meios do subdesenvolvimento. Tropicalismo é o nome dessa operação; por isso existe um cinema antes e depois do Tropicalismo. Agora nós não temos mais medo de afrontar a realidade brasileira, a nossa realidade, em todos os sentidos e a todas as profundidades.
ROCHA, G. Tropicalismo, antropologia, mito, ideograma. In: Revolução do Cinema Novo. Rio de Janeiro: Alhambra;
Embrafilme, 1981 (adaptado).
Uma das aspirações do Cinema Novo, movimento cinematográfico brasileiro dos anos 1960, incorporadas pela letra da canção e detectáveis no texto de Glauber Rocha, está na
- Física
O empuxo é a força resultante que um fluido exerce sobre um corpo que nele está submerso total ou parcialmente. Possui direção vertical, sentido para cima, e está relacionado à diferença de pressão entre a região mais submersa (base) e a menos submersa (topo) do corpo. Para demonstrar que o empuxo depende das dimensões do corpo, um estudante fez a seguinte experiência: colocou no interior de um balão de festa 1490 kg de areia, amarrou um tubo na boca do balão e o jogou num aquário cheio de água, como mostra a figura.
Com o auxílio de uma bomba de ar começou a encher o balão. Considerando a massa do balão de 10g(0,010 kg) a densidade da água 103 kg/m3 e desconsiderando a massa do ar e da mangueira que liga o balão a bomba, julgue os itens a seguir.
I. Para que o balão possa subir até a superfície da água deve ser cheio com mais de 1,5 litros de ar.
II. No início da experiência (balão no fundo do aquário) temos atuando sobre o conjunto (balão+areia) apenas as forças peso e empuxo.
III. No início da experiência (balão no fundo do aquário) a densidade do conjunto (balão+areia) é maior que a densidade da água.
IV. Se a água fosse trocada por glicerina (densidade 1,2.103 kg/m3 o balão poderia subir até a superfície com 1,5 litros de ar.
V. Se a água fosse trocada por óleo (densidade 0,7.103 kg/m3) o balão poderia subir até a superfície com 1,5 litros de ar.
Todas as afirmações corretas estão em:
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia a afirmação abaixo:
A atual divisão do Brasil, proposta pelo IBGE, leva em conta características físicas, econômicas, humanas e sociais para agrupar estados com características semelhantes em cinco regiões.
Disponível em: <http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/geografia/regioes-brasileiras-resumodicas-questoes-comentadas-600972.shtml>.
Acesso em: 19 jan. 2015. Adaptado.
É correto afirmar que essa divisão regional do Brasil: