Dois irmãos chegaram atrasados em um shopping para uma sessão de cinema. Com o objetivo de chegar mais rápido à sala onde assistiria ao filme, o irmão mais alto decidiu utilizar a escada rolante subindo três degraus por vez. Ao mesmo tempo, o irmão mais baixo subia um degrau por vez da mesma escada. Enquanto subia, o mais alto contou 75 degraus nessa escada rolante, ao passo que o mais baixo, ao subir, contou somente 50.
Quantos degraus tem a parte visível da escada rolante utilizada pelos dois irmãos?
Questões relacionadas
- Física | 7.2 Quântica
(UPE) O diagrama a seguir ilustra as transições que são possíveis de ocorrer entre alguns níveis de energia, de acordo com o modelo de Bohr, de um átomo hidrogenoide da atmosfera de Plutão. Qual transição representa a emissão de um fóton com a maior energia?
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
O grande inventor James Watt foi um dos pioneiros nos trabalhos com o vapor, sendo o criador de uma das máquinas que funcionam com essa fonte de energia. Durante suas criações e estudos James Watt desenvolveu o termo horsepower, abreviado hp. Ele convencionou que um cavalo, em média, eleva 3,30 × 104 libras de carvão (1 libra = 0,454 kg) à altura de um pé (= 0,305 m) a cada minuto, definindo a potência correspondente como 1 hp.
Posteriormente, James Watt teve seu nome associado à unidade de potência no Sistema Internacional de Unidades, no qual a potência é expressa em watts (W), a massa em quilogramas (kg), o comprimento em metros (m) e o tempo em segundos (s).
Com base nessa associação e sabendo que a aceleração da gravidade vale 9,8 m/s2, 1 hp corresponde no sistema Internacional a aproximadamente a
- Língua Portuguesa - Fundamental | 2.5 Conjunção
Leia o texto a seguir para responder as questões.
Celular: mocinho ou vilão?
[...] A cada dia novas tecnologias são lançadas no mercado e essa efemeridade provoca uma popularização de seu uso. Esse é o caso do celular, que até a década passada era considerado um artigo de luxo, mas passou a fazer parte da vida das pessoas, independentemente da sua classe social. Entretanto, na medida em que se torna acessível essa tecnologia, torna relevante a preocupação quanto aos limites de sua utilização.
O celular, cuja função inicialmente era a de realizar e receber chamadas, passou a ser um aparelho versátil, dotando-se de utilidades como a de fotografar, filmar, assistir a vídeos, acessar a internet, entre outras funcionalidades. [...] Embora nem sempre todos os recursos disponíveis sejam utilizados a contento.
Diante da infinidade de recursos, a utilização do celular vem sendo discutida por educadores, em virtude de este ser visto como um meio de dispersar a atenção em sala de aula [...].
Não cabe ao Estado disciplinar o uso dos celulares, mas aos próprios pais educarem seus filhos e se educarem quanto ao uso ético do aparelho e, ainda, à escola delimitar suas regras. Proibir o uso seria medida insana, devido à indiscutível relevância do celular na atualidade. [...]
Portanto, o celular não pode ser considerado vilão, mas é vilã sua utilização imprópria. Deve esse aparelho nos servir nos momentos convenientes. É necessário que tenhamos maturidade para usá-lo e isso implica dizer que, para presentear nossos filhos com um aparelho, devemos saber se estes já podem utilizá-lo com consciência. Assim, cabe aos pais e à escola regulamentar o uso e aplicar medidas que visem corrigir vícios decorrentes do uso indiscriminado do celular.
Disponível em http://educacao.uol.com.br/bancoderedacoes/redacao/ult4657u631.jhtm. Acesso em 16 dez 2013.
A) Retire do texto um argumento que seja introduzido por uma conjunção.
B) Avalie se o argumento defende a tese favorável ou contrária ao uso do celular nas escolas e salas de aula.
- História | 6.18 Nova Ordem Mundial
(UNESP) O colapso e o fim da União Soviética, no princípio da década de 1990, derivaram, entre outros fatores,
- Física | 5.2 Ondas Mecânicas
(UEFS) Um vibrador com frequência, f, constante, produz ondas planas na superfície da água contida em uma cuba de ondas que possui duas regiões com profundidades diferentes. Observa-se que a distância entre duas cristas consecutivas das ondas na região mais rasa da cuba é 2/3 da distância entre dois vales consecutivos das ondas na região mais profunda.
Sabendo-se que a velocidade de propagação das ondas na região mais rasa é de 140,0 m/s, conclui-se que a velocidade de propagação das ondas na região mais profunda, em m/s, deve ser igual a