Dois tubos sonoros de mesmo comprimento se diferem pela seguinte característica: o primeiro é aberto nas duas extremidades e o segundo é fechado em uma das extremidades. Considerando que a temperatura ambiente seja de 20 ºC e a velocidade do som igual a 344 m/s assinale a alternativa que representa a razão entre a frequência fundamental do primeiro tubo e a do segundo tubo.
Questões relacionadas
- Geografia | 6.5 Indústria
Fala-se muito hoje sobre a disputa de estados e municípios pela busca por empresas para se instalarem lucrativamente. A realidade é que, do ponto de vista das empresas, o mais importante é que nos pontos onde desejam se instalar haja um conjunto de circunstâncias vantajosas. Trata-se, na verdade, de uma busca por municípios produtivos.
SANTOS, M., SILVEIRA, M. L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. São Paulo: Record, 2006 (adaptado).
A disputa descrita no texto corresponde à
- Biologia | 3.3 Vitaminas
(UTFPR) A falta de vitaminas na alimentação pode provocar várias doenças. Uma dessas doenças é o raquitismo, que deixa os ossos fracos, pernas tortas e dentição com problemas. Para prevenir o raquitismo, além de tomar sol nos horários recomendados devemos consumir alimentos, como leite, atum, manteiga, óleo de fígado de peixe, etc. O raquitismo é causado pela falta de:
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
O ilustre desconhecido Nelson Sargento
O sambista Nelson Sargento, 78 anos, é conhecido até no Japão, onde já se apresentou cantando músicas suas e de seu parceiro Cartola. O sambista Nelson Sargento é um nome sagrado do samba-enredo nos carnavais cariocas (é só lembrar de “As quatro estações do ano”, clássico da Mangueira). Mas o sambista Nelson Sargento é um ilustre desconhecido para a Riotur, empresa municipal que cuida do turismo do Rio de Janeiro e em especial daquilo que a cidade tem de melhor nesse setor – o seu Carnaval. Há cerca de duas semanas, o sambista Nelson Sargento ligou para a Riotur para saber se seria chamado para cantar no Carnaval de rua, como vem acontecendo nos últimos anos. O seu interlocutor lhe pediu para enviar o currículo. O sambista Nelson Sargento é tão bom no samba como no seu temperamento de um homem da paz. Humildemente mandou o currículo.
DEIXA...
[...] Deixa, quando ele ouvir
os meus poemas vai chorar/
a consciência vai lhe castigar/
perdão não quero, nem vou perdoar [...]
Com certeza o funcionário da Riotur conhece esse trecho da música “Deixa”, uma das mais famosas composições populares. Pois é, é de Nelson Sargento e Cartola.
ISTOÉ, São Paulo: Editora Três, n. 1741, p. 21, 12 fev. 2003.
Ao longo do texto, o autor repete várias vezes a expressão “O sambista Nelson Sargento”. Trata-se, evidentemente, de um recurso que tem por objetivo
- Matemática | 3.2 Afim ou 1° Grau
(UFPR) João viaja semanalmente de ônibus e a esposa costuma ir de automóvel a seu encontro na estação rodoviária de Matinhos, onde ele chega pontualmente, e ambos se encontram exatamente às 18h. Um dia, João chega às 17h30min e resolve andar em direção a sua casa pelo caminho que costuma seguir com a sua mulher, mas sem avisá-la. Encontram-se no caminho, ele sobe no carro e os dois voltam para casa, chegando 10min antes do horário de costume. Supondo que sua esposa viajou com velocidade constante e que saiu de casa no tempo exato para encontrar o marido às 18h na estação rodoviária, assinale a alternativa que apresenta o tempo, em minutos, que João andou antes de encontrar-se com ela.
- Física | 2.4 Gravitação Universal
(UFU) Muitas estrelas, em sua fase final de existência, começam a colapsar e a diminuírem seu diâmetro, ainda que preservem sua massa. Imagine que fosse possível você viajar até uma estrela em sua fase final de existência, usando uma espaçonave preparada para isso.
Se na superfície de uma estrela nessas condições seu peso fosse P, o que ocorreria com ele à medida que ela colapsa?