O ilustre desconhecido Nelson Sargento
O sambista Nelson Sargento, 78 anos, é conhecido até no Japão, onde já se apresentou cantando músicas suas e de seu parceiro Cartola. O sambista Nelson Sargento é um nome sagrado do samba-enredo nos carnavais cariocas (é só lembrar de “As quatro estações do ano”, clássico da Mangueira). Mas o sambista Nelson Sargento é um ilustre desconhecido para a Riotur, empresa municipal que cuida do turismo do Rio de Janeiro e em especial daquilo que a cidade tem de melhor nesse setor – o seu Carnaval. Há cerca de duas semanas, o sambista Nelson Sargento ligou para a Riotur para saber se seria chamado para cantar no Carnaval de rua, como vem acontecendo nos últimos anos. O seu interlocutor lhe pediu para enviar o currículo. O sambista Nelson Sargento é tão bom no samba como no seu temperamento de um homem da paz. Humildemente mandou o currículo.
DEIXA...
[...] Deixa, quando ele ouvir
os meus poemas vai chorar/
a consciência vai lhe castigar/
perdão não quero, nem vou perdoar [...]
Com certeza o funcionário da Riotur conhece esse trecho da música “Deixa”, uma das mais famosas composições populares. Pois é, é de Nelson Sargento e Cartola.
ISTOÉ, São Paulo: Editora Três, n. 1741, p. 21, 12 fev. 2003.
Ao longo do texto, o autor repete várias vezes a expressão “O sambista Nelson Sargento”. Trata-se, evidentemente, de um recurso que tem por objetivo