(UTFPR) A falta de vitaminas na alimentação pode provocar várias doenças. Uma dessas doenças é o raquitismo, que deixa os ossos fracos, pernas tortas e dentição com problemas. Para prevenir o raquitismo, além de tomar sol nos horários recomendados devemos consumir alimentos, como leite, atum, manteiga, óleo de fígado de peixe, etc. O raquitismo é causado pela falta de:
Questões relacionadas
- Física | 3.3 Calorimetria e Mudança de Fase
Cientistas analisaram as medições de satélite tridimensionais de todas as geleiras de montanha do mundo e chegaram à conclusão de que as geleiras estão derretendo mais rápido do que nunca, perdendo 31% mais neve e gelo por ano do que 15 anos atrás. A culpa, afirmam os pesquisadores, é da mudança climática causada pelo homem.
As geleiras recebem uma quantidade de calor, realizando uma mudança do estado sólido para o estado líquido. Pode-se observar, durante este fenômeno, que a temperatura do gelo que compõe as geleiras
- Química | 2.7 Equilíbrio
(UEFS)
A tabela relaciona os valores da constante de ionização, Ka, dos ácidos halogenídricos. A partir da análise dessa tabela, é correto afirmar:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
As ruas na Roma Antiga também eram um importante espaço de convívio social. Nelas, os moradores da cidade podiam debater e decidir, juntos, assuntos sobre o futuro da cidade. Assinale a resposta correta.
a) Na Roma Antiga, as ruas eram:
( ) cheias de gente e estreitas.
( ) vazias e largas.
b) Os governantes romanos não permitiam que:
( ) as carroças circulassem por elas durante o dia.
( ) as pessoas caminhassem por elas durante o dia.
c) As ruas na Roma Antiga eram:
( ) espaço de convívio entre seus moradores.
( ) local de brigas.
- Língua Portuguesa | 1.05 Intertextualidade
A revolução estética brasiliense empurrou os designers de móveis dos anos 1950 e início dos 60 para o novo. Induzidos a abandonar o gosto rebuscado pelo colonial, a trocar Ouro Preto por Brasília, eles criaram um mobiliário contemporâneo que ainda hoje vemos nas lojas e nas salas de espera de consultórios e escritórios. Colada no uso de madeiras nobres, como o jacarandá e a peroba, e em materiais de revestimento como o couro e a palhinha, desenvolveu-se uma tendência feita de linhas retas e curvas suaves, nos moldes da capital no Cerrado.
Disponível em: http://veja.abril.com.br. Acesso em: 29 jul. 2010 (adaptado).
A reportagem e a fotografia apresentam os móveis elaborados pelo artista Sérgio Rodrigues, com um estilo que norteou o pensamento de uma geração, desafiando a arte a
- Língua Portuguesa | 1.05 Intertextualidade
TEXTO I
Brasil africano
De várias partes da África, veio a metade dos nossos antepassados no período da escravidão, entre os séculos XVII e XIX. As muitas línguas que falavam mudaram o português existente no Brasil. Da estética à culinária, dos costumes à religião, as influências também foram numerosas e permanecem. Os estudos africanos no país remontam ao começo do século XX, mas há, ainda, muito para ser descoberto e compreendido dessas tantas trocas culturais.
TEXTO II
Ao relacionar-se a temática dos Textos I e II, sobre a influência africana no Brasil, constata-se que