Texto para a questão
A puberdade é uma fase de muitas mudanças e descobertas na vida dos adolescentes. Nessa fase, ocorrem transformações no corpo e nas emoções. Uma das principais mudanças é o desenvolvimento dos sistemas reprodutivos masculino e feminino, que são responsáveis pela produção dos hormônios que desencadeiam o processo de puberdade. É importante que os jovens conheçam esses processos e suas funções, para entender melhor as mudanças que ocorrem em seus corpos e como lidar com elas.
No sistema reprodutor feminino, ocorre o ciclo menstrual, que é regulado por hormônios produzidos pelos ovários e pela hipófise.
Qual é o nome do hormônio que quando em alta quantidade na corrente sanguínea é responsável pela ovulação?
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 04. Adição e Subtração
Leia as informações e responda às questões 36 a 38.
CLUBE PIC O festival de jogos do Clube Pic esse ano terá como atração principal o voo de balão (que fica preso no chão por uma corda). Também estão programadas idas ao cinema e ao parque de diversões. Serão cinco turmas, divididas por idade. QUANDO: de 16 a 28 (segunda a sexta, das 8h às 18h) PREÇO: Sócios pagam R$ 145,00 (uma semana) e R$ 280,00 (dez dias). O preço para não sócios do clube será o dobro. INDICAÇÃO: de 4 a 14 anos.
Luciana pagou com as notas a seguir para participar do festival de jogos e não recebeu troco.
a) Luciana era sócia do clube?
b) Por quanto tempo ela participará do festival de jogos?
- Geografia - Fundamental | 08. Regiões Polares
Observe o mapa a seguir
Em maio de 2008, os países que têm parte do território do Ártico reuniram-se na Groenlândia, onde assinaram a declaração de Ilulissat, instituindo que todas as questões a respeito da região deveriam ser resolvidas com base em acordos bilaterais entre membros em disputas. Entretanto, apesar da declaração, muitas áreas ainda estão em contestação, conforme o mapa acima. Com base no que foi apresentado e em seus conhecimentos, é correto afirmar que
- Matemática | 13.2 Triângulos e seus Pontos Notáveis
A figura abaixo exibe o triângulo retângulo ABC, em que AB = AM = MC.
Então, tg θ é igual a
- História - Fundamental | 03.2. Os migrantes
Leia o texto e responda à questão.
A população brasileira está cada vez mais concentrada nos grandes centros urbanos.
Essa concentração populacional ocorreu devido à industrialização acelerada da região Sul e principalmente da região Sudeste, onde se concentra mais de 40% da população brasileira.
Em vários municípios do país, a população urbana geralmente é maior do que a população rural. Isso acontece porque a população do interior do país – do campo e das cidades menores – migra para as grandes cidades em busca de oportunidades.
Há um constante deslocamento de moradores da área rural para as cidades, principalmente para os grandes centros urbanos. Esse deslocamento de população da área rural para a urbana se chama êxodo rural.
O êxodo rural acontece, em parte, por causa do processo de modernização agrícola. O uso cada vez mais frequente de máquinas na agricultura acaba diminuindo a necessidade de mão de obra, e parte da população rural, sem emprego, muda-se para os centros urbanos, onde acaba enfrentando sérios problemas, como a falta de moradia. Isso faz com que aumente cada vez mais o número de favelas e cortiços nas cidades.
Adaptado de: Atlas Geográfico Escolar IBGE.2.ed.Rio de Janeiro:IBGE, 2004. p.98.
Observe a imagem a seguir.
Colheita numa plantação de soja em Mato Grosso:
Disponível em:< http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/desenvolvimento/conteudo_307950.shtml> Acesso em: 31 jul.2012.
(A) Retire do texto um trecho que explique a cena representada na imagem.
(B) De que forma a situação representada pela imagem contribui para o êxodo rural?
- Filosofia | 4.1 Renascimento, Humanismo e Revolução Científica
Texto I
[1] No filme Eu, Robô, um policial encarregado de
investigar o assassinato de um humano supostamente cometido
por uma máquina interroga um robô. Esse policial demonstra,
[4] desde o início do filme, uma atitude de reprovação em relação
ao desenvolvimento tecnológico dessas máquinas. Na cena do
interrogatório, ocorre o seguinte diálogo entre o policial e o robô.
[7] Policial: Por que se escondeu na cena do crime?
Robô: Eu tive medo.
Policial: Robôs não sentem medo. Eles não sentem nada. Não
[10] sentem fome, não sentem sono.
Robô: Eu tenho. E tenho até mesmo sonhos.
Policial: Seres humanos é que têm sonhos. Até cães têm
[13] sonhos. Você não. Você é só uma máquina. Uma imitação da
vida. Um robô consegue compor uma sinfonia? Um robô
consegue pintar uma bela obra-prima?
[16] Robô: Você consegue?
(O policial fica em silêncio, constrangido).
Texto II
[1] É preciso estender os dedos, completamente, nessa
direção e fazer o ensaio de captar essa assombrosa finesse —
de que o valor da vida não pode ser avaliado. Por um vivente
[4] não, porque este é parte interessada, e até mesmo objeto de
litígio, e não juiz; por um morto não, por outra razão. Da parte
de um filósofo, ver no valor da vida um problema permanece,
[7] dessa forma, até mesmo uma objeção contra ele, um ponto de
interrogação diante de sua sabedoria, uma falta de sabedoria.
F Nietzsche Crepúsculo dos ídolos O problema de Sócrates, #2
Tendo como referência os fragmentos de texto apresentados e considerando as noções filosóficas de natureza humana e a noção de vida em Nietzsche, julgue o item seguinte.
Da frase “O ser humano não pode não ser livre”, de Sartre, conclui-se que toda existência livre é um ser humano, à luz da filosofia sartriana.