Um objeto foi colocado em duas posições à frente de um espelho côncavo de 10 cm de foco. A imagem do objeto, conjugada pelo espelho, quando colocado na primeira posição foi invertida, com ampliação de 0,2 e, quando colocado na segunda posição, foi direita com ampliação de 5.Considerando o exposto, e utilizando o referencial e equações de Gauss, assinale a alternativa correta que completa as lacunas da frase a seguir.A imagem conjugada do objeto na primeira posição é __________ e __________ que o objeto. A imagem conjugada do objeto na segunda posição é __________ e __________ que o objeto.
Questões relacionadas
- Física | 2.4 Gravitação Universal
(FAMERP) Um satélite de massa m foi colocado em órbita ao redor da Terra a uma altitude h em relação à superfície do planeta, com velocidade angular ω.
Para que um satélite de massa 2m possa ser colocado em órbita ao redor da Terra, na mesma altitude h, sua velocidade angular deve ser
- Arte - Fundamental | 09. Arte Com Papel
(...) O livro de artista é lugar, suporte de representação, campo primário que aloja a ideia, o conceito, a representação e não a reprodução da obra original.
Dentro desse paradigma, de o livro de artista falar de si próprio e de o artista explorar em seus livros certas particularidades do campo da arte, o livro de arte apropria-se de características inerentes ao livro, como a de ser um múltiplo e a de ser acessível a um grande público.
Sobre o livro-objeto
Os livros-objeto não se prendem a padrões de forma ou funcionalidade, extrapolam o conceito livro rompendo as fronteiras comumente atribuídas aos livros de leitura para se assumirem como objetos de arte. São objetos de percepção. Normalmente, são obras raras, muitas vezes únicas, ou com tiragens extremamente reduzidas. Resistem na contramão em relação aos veículos reproduzidos em massa.
Projeto Alfarrábio
- livro de artista -
Alguns artistas levam consigo um caderno onde fazem anotações, desenhos, registros, onde armazenam histórias do seu dia-a-dia, do seu fazer cotidiano. Estes cadernos-livros podem conter a gênese do processo criativo, revelam o processo da criação, do pensamento e, muitas vezes, tornam-se a própria obra. A nossa proposta é reunir artistas residentes em Brasília (a princípio) para a troca de poéticas, troca de registros, troca de olhares.
Livro de Artista Coletivo
Cada artista inicia o seu livro, que será trocado com outro artista, que por sua vez constrói suas próprias imagens e depois o passa adiante, e assim o livro segue até voltar para as mãos de quem o deu início. É a poética circulante. Híbrida. De mão em mão. De pena em pena. De pincel em pincel. De olhar em olhar.
Como irá acontecer na prática:
1. Cada um que recebe um caderno, fica com ele durante um mês e usa algumas páginas como lhe convier... Pode tudo: desenhar, escrever, pintar, colar, rasgar, etc.
2. O suporte para o livro não precisa necessariamente ser um caderno.
3. Uma vez por mês, o grupo volta a se encontrar para que novas trocas sejam feitas. O local será definido a cada vez. Pode ser uma praça, na casa de um dos artistas, num bar, numa galeria, etc.
4. A cada encontro, outros artistas podem integrar o grupo
5. Esses momentos favorecerão a troca não só de cadernos, mas de experiências, ideias, fluidos...
6. Depois de um longo ciclo de trocas estes livros farão parte de uma mostra.
http://www.livrodeartista.blogspot.com/
Converse com a turma sobre o assunto e peça que pesquisem sobre o livro de artista em livros, revistas, jornais e sites da internet, e depois abra uma roda de discussão para que troquem as informações coletadas, as imagens interessantes que acharem e queiram compartilhar, peça que levem em arquivo digital para visualizar em sala. No texto acima, retirado do blog do livro de artista, existem duas ideias que servirão de inspiração para a atividade a ser proposta para os alunos. Sugira a eles que cada um comece um livro de artista e depois passem para um colega. Combine um tempo para cada aluno ficar com o livro, que não deverá ultrapassar uma semana, para que haja tempo do livro passar por todos os alunos da turma. E marque também uma conversa periódica, quinzenal ou mensal, para que compartilhem as experiências ao longo do projeto.
Combine uma mostra dos livros de artistas coletivos no espaço cultural da escola.
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Materiais Necessários
- Lápis grafite e borracha.
- Um estojo de giz pastel oleoso para cada trio.
- Visita ao site: http://programacostume.com/maquiagem-arte-o-trabalho-da-artista-tal-peleg/ para conhecer o trabalho da artista Tal Peleg, de maquiagem. (Acesso em 19 mar.2015).
- Xerox da imagem de um olho em papel de gramatura grande, tamanho A4, na posição horizontal: Canson ou Super White. (Um xerox para cada criança).
Procedimentos
1º. Visitar o site da artista Tal Peleg para apreciação crítica das maquiagens que ela faz nos seus próprios olhos. Durante a apreciação pergunte às crianças sobre este tipo de arte no corpo das pessoas. Indagar se elas conhecem outro tipo de arte feita no corpo. Explorar bastante a forma como ela representa as imagens e levantar hipóteses relacionadas à escolha de cada desenho. Pedir que observem as linhas e pontos que a artista usa em seu trabalho.
2º. Distribuir o papel com o xerox e pedir que criem uma pintura-maquiagem, como se fosse em seu próprio olho. As crianças devem criar um desenho que represente o que elas mais gostam de comer, ou bicho de estimação, ou até uma personagem de quadrinhos ou desenho animado.
3º. Auxiliar na hora da utilização do giz pastel oleoso.
4º. Exponha os trabalhos.
Olho humano
Disponível em: <http://gartic.com.br/jesusdenazare/desenho-livre/olho> Acesso em: 19 mar.2015.
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
(UERJ) A população de uma espécie de roedores, com pelagem de diferentes colorações, foi observada em dois momentos: antes e depois da ocorrência de uma profunda transformação no meio em que vivem. As curvas abaixo representam esses dois momentos.
A alteração ocorrida na frequência do fenótipo da população de roedores, após a mudança do meio, é um exemplo de seleção denominada:
- Geografia | 3. Física
Analise as imagens da instalação de geotêxteis, feitos com fibra de tronco de bananeira.
Dia da instalação
30 dias após a instalação
Considerando as imagens, observa-se que a instalação de geotêxteis tem como objetivo