Os próximos jogos Olímpicos, neste ano, acontecerão no Brasil, em julho, mas a tocha olímpica já foi acesa, em frente ao templo de Hera, na Grécia, usando-se um espelho parabólico muito próximo de um espelho esférico de raio R que produz o mesmo efeito com um pouco menos de eficiência. Esse tipo de espelho, como o da figura (imagem divulgada em toda a impressa internacional e nacional), consegue acender um elemento inflamável, usando a luz do sol.
Pode-se afirmar que o elemento inflamável acende devido ao fato de esse tipo de espelho:
Questões relacionadas
- Língua Inglesa | 2.07 Conjunções
(MACKENZIE) LAUGHING ALL THE WAY
Understanding jokes is part of the process of native language acquisition, and jokes are part of the charm that belongs to any language. Learning to understand jokes in a new language is both a cause, and a consequence, of language proficiency (Cook 2000).
The most obvious benefit of understanding jokes is that it can help students feel more comfortable in their new language. A shared moment of humor lowers the affective filter, that invisible barrier that makes learners feel awkward and uncomfortable. A low affective filter is one of the cornerstones of successfully learning a new language (Krashen 1982). If a class can laugh together, they are likely to learn better together, too. Jokes based on wordplay have additional benefits because they build metalinguistic awareness, or conscious awareness of the forms of language, and this, ___( I )___, helps in learning more language (Ely and McCabe 1994; Zipke 2008; Lems 2011). In particular, metalinguistic awareness boots reading comprehension and encourages higher-order thinking.
___( II )___ native speakers need to access a great deal of linguistic information and background knowledge to “get” a joke (Aarons 2012). At the same time, jokes that are based on wordplay in another language can be really hard to understand because they need to be processed very quickly. In a social setting where everyone is standing around chatting, understanding a joke that comes up may seem like a high-stakes test. Not understanding a joke in this situation can make someone feel like an outsider and create a sense of isolation. ___( III )___, an important part of learning a new language is learning to enjoy its jokes.
Puns: A special form of joke
Puns are a special form of humor based on double meanings. Puns are sometimes nicknamed “the lowest form of humor” and often greeted with groans, but in fact, the language knowledge needed to understand a pun is very sophisticated (Pollack 2011).___( IV )__ they require processing the sound and meaning of words twice, puns demand considerable language agility. __( V )__ humor based on sight gags, funny facial expressions, or amusing visual arrangements, the humor of pun is based on language play.
ENGLISH TEACHING FORUM – VOLUME 51 NUMBER 1 2013
The words that properly fill in blanks I, II, III, IV and V, in the text, are:
- Matemática | 1.7 Razão, Proporção e Regra de Três
A Faculdade de Matemática da Universidade Federal do Pará, Campus de Castanhal, realizou uma pesquisa sobre a variação da cobertura vegetal ao longo do Eixo da BR-316. A pesquisa analisou imagens de satélite de 1999 a 2008.
Em relação à área estudada, entre os dados levantados, obteve-se:
... em 1999, 61% da área era preenchida por floresta, 20% por plantações, 13% por campos abertos, 5% por áreas urbanizadas e 1% por água. Nove anos depois, esses índices são de 46% de florestas, 25% de plantações, 20% de campos abertos, 8% de áreas urbanizadas e apenas a presença de água se mostrou constante, permanecendo em 1%
<http://tinyurl.com/q8qkm56> Acesso em: 26.07.2015. Adaptado.
De acordo com o texto, de 1999 a 2008,
- História | 5.5 Revolução Inglesa
TEXTO I
Macaulay enfatizou o glorioso acontecimento representado pela luta do Parlamento contra Carlos I em prol da liberdade política e religiosa do povo inglês; significou o primeiro confronto entre a liberdade e a tirania real, primeiro combate em favor do Iluminismo e do Liberalismo.
ARRUDA, J. J. A, Perspectivas da Revolução Inglesa. Rev. Bras. Hist. n. 7, 1984 (adaptado).
TEXTO II
A Revolução Inglesa, como todas as revoluções, foi causada pela ruptura da velha sociedade, e não pelos desejos da velha burguesia. Na década de 1640, camponeses se revoltaram contra os cercamentos, tecelões contra a miséria resultante da depressão e os crentes contra o Anticristo a fim de instalar o reino de Cristo na Terra.
HILL, C. Uma revolução burguesa? Rev. Bras. Hist., n. 7, 1984 (adaptado).
A concepção da Revolução Inglesa apresentada no Texto II diferencia-se da do Texto I ao destacar a existência de
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
(FUVEST 2005 1ª FASE) Os chamados “novos negócios ambientais” geram oportunidades ao Brasil, tais como a venda de
- Biologia | 3.1 Água e Sais Minerais
(FGV) Uma cobaia teve sua dieta controlada e privada de três nutrientes essenciais para a manutenção da homeostase biológica. Na tabela constam os efeitos observados na cobaia decorrentes da carência nutricional a que foi submetida.
Os números 1, 2 e 3 na tabela correspondem, respectivamente, aos nutrientes