Um espelho plano gira na velocidade angular constante w em torno de um ponto fixo P, enquanto um objeto se move na velocidade V, de módulo constante, por uma trajetória não retilínea. Em um determinado instante, a uma distância d do ponto P, o objeto pode tomar um movimento em qualquer direção e sentido, conforme a figura acima, sempre mantendo constante a velocidade escalar V. A máxima e a mínima velocidades escalares da imagem do objeto gerada pelo espelho são, respectivamente:
Questões relacionadas
- Espanhol - Fundamental | D. Preterito Imperfecto de Indicativo (Pretérito Imperfeito do Indicativo)
Lee la letra de la canción abajo.
si me hubieras dicho que era
aquel nuestro ultimo beso
todavía __________________ besándote
todavía __________________ besándote
si me hubieras dicho, que era
esa nuestra despedida
todavía _________________ rogándote
ya no me ahondaras la herida
todavía _________________ implorándote
no me amargaras la vida
pero ahora ya lo ves
tu te fuiste de mi lado
hoy mi mundo está al revés
es un mundo desdichado
Disponible en <https://www.ouvirmusica.com.br/joan-sebastian/1305768/> Acceso el 15 de junio de 2019.
Hemos sacado de la canción un verbo en condicional utilizado para formular hipótesis. Marca la opción que mejor completa la canción.
- Biologia | 4.2 Citoplasma
Uma informação genética (um fragmento de DNA) pode ser inserida numa outra molécula de DNA diferente, como em vetores de clonagem molecular, que são os responsáveis por transportar o fragmento de DNA para dentro de uma célula hospedeira. Por essa biotecnologia, podemos, por exemplo, produzir insulina humana em bactérias. Nesse caso, o fragmento do DNA (gene da insulina) será transcrito e, posteriormente, traduzido na sequência de aminoácidos da insulina humana dentro da bactéria.
LOPES, D. S. A. et al. A produção de insulina artificial através da tecnologia do DNA recombinante para o tratamento de diabetes mellitus.
Revista da Universidade Vale do Rio Verde, v. 10, n. 1, 2012 (adaptado).
De onde podem ser retirados esses fragmentos de DNA?
- Geografia | 6.1 Agricultura
A crescente conscientização sobre os efeitos do modelo intensivo de produção, adotado de forma geral na agricultura, tem gerado também uma série de reações. De fato, a agricultura está cada vez mais pressionada pelo conjunto de relações que mantém com a sociedade em geral, sendo emergente o que comumente se denomina “questão ambiental”. Essas relações, às que determinam uma chamada ampla para mudanças orientadas à sustentabilidade, não só da atividade agrícola em si, senão que afete de maneira geral a todo o entorno no qual a agricultura está inserida.
GOMES, J. C. C. Desenvolvimento rural, transição de formatos tecnológicos, elaboração social da qualidade, interdisciplinaridade e participação. In: PORTO, V. H.; WIZNIEWSKY,
C. R. F. ; SIMICH, T. (Org.). Agricultor familiar: sujeito de um novo método de pesquisa, o participativo. Pelotas: Embrapa, 2004.
No texto, faz-se referência a um tipo de pressão da sociedade contemporânea sobre a agricultura. Essa pressão objetiva uma transformação na atividade agrícola através da
- Biologia | 11.6 Sistema Endócrino
(UERN) O sistema endócrino responsável pela liberação de hormônios exerce sua função, envolvendo mecanismos reguladores bastante precisos. Dentre as glândulas que compõem esse sistema, destaca-se o pâncreas, responsável pela secreção de insulina e glucagon, principais reguladores de glicemia no corpo humano.
Com relação a estes hormônios, pode-se afirmar que:
- Matemática | 3.7 Logarítmicas
Um dos principais impactos das mudanças ambientais globais é o aumento da frequência e da intensidade de fenômenos extremos, que quando atingem áreas ou regiões habitadas pelo homem, causam danos. Responsáveis por perdas significativas de caráter social, econômico e ambiental, os desastres naturais são geralmente associados a terremotos, tsunamis, erupções vulcânicas, furacões, tornados, temporais, estiagens severas, ondas de calor etc.
(Disponível em: <www.inpe.br>. Acesso em: 20 maio 2015.)
Em relação aos tremores de terra, a escala Richter atribui um número para quantificar sua magnitude. Por exemplo, o terremoto no Nepal, em 12 de maio de 2015, teve magnitude 7,1 graus nessa escala. Sabendo-se que a magnitude y de um terremoto pode ser descrita por uma função logaritimica, na qual x representa a energia liberada pelo terremoto, em quilowatts-hora, assinale a alternativa que indica, corretamente, o gráfico dessa função.