Imagine que um raio de luz incida na superfície da janela lateral de um edifício, formando um ângulo de 30°, conforme mostra a figura a seguir:
Considerando o vidro da janela como uma superfície plana e lisa, o valor do ângulo de reflexão é:
Questões relacionadas
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
Internet ponte.org (con adapraciones)
Llevando en consideración la viñeta de arriba, señale la opción correcta.
- Língua Portuguesa
O diferente, o distante, aquilo que parece tão próximo e é ao mesmo tempo inalcançável ou impenetrável a outra cultura (a cultura primeira para não dizer primitiva) são tópicos da estética do Romantismo.
Romantismo: A arte do entusiasmo. São Paulo: Comunique, 2010. 155 p. Catálogo de exposição, Museu de arte de São Paulo / MASP, p. 109.
A tela que contempla essas características é:
- Química | A. Modelos Atômicos(CFTMG) Trata-se de um modelo no qual os átomos de um mesmo elemento químico possuem propriedades iguais. A união desses átomos na formação de compostos ocorre em proporções numéricas fixas e a reação química dos mesmos envolve apenas combinação, separação e rearranjo.Essa descrição refere-se ao modelo atômico de
- Biologia | 13.8 Herança Sexual
Um homem daltônico e destro, filho de pai canhoto, casa-se com uma mulher de visão normal e canhota. O casal tem uma criança do sexo masculino, daltônica e destra. Considerando que o daltonismo é condicionado por um gene recessivo ligado ao e o uso da mão esquerda é determinado por um gene autossômico recessivo, é correto afirmar que:
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
No início do século XVI, Maquiavel escreveu O Príncipe – uma célebre análise do poder político, apresentada sob a forma de lições, dirigidas ao príncipe Lorenzo de Médicis. Assim justificou Maquiavel o caráter professoral do texto:
Não quero que se repute presunção o fato de um homem de baixo e ínfimo estado discorrer e regular sobre o governo dos príncipes; pois assim como os [cartógrafos] que desenham os contornos dos países se colocam na planície para considerar a natureza dos montes, e para considerar a das planícies ascendem aos montes, assim também, para conhecer bem a natureza dos povos, é necessário ser príncipe, e para conhecer a dos príncipes é necessário ser do povo.
Tradução de Lívio Xavier, adaptada.
(FUVEST 2008 1ª FASE) Ao justificar a autoridade com que pretende ensinar um príncipe a governar, Maquiavel compara sua missão à de um cartógrafo para demonstrar que