. Ao longo da história, os meios de comunicação foram se desenvolvendo e se aprimorando. No século XIX, o telégrafo foi o primeiro instrumento que permitiu a comunicação a longa distância de forma instantânea. Com o passar dos anos, o telefone foi inventado e também teve grande importância na história das comunicações.
Qual foi o meio de comunicação que revolucionou a forma como as informações eram transmitidas no século XIX?
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. Revoluções Inglesas
O fragmento abaixo revela a postura de Jaime I, da dinastia Stuart, diante do Parlamento inglês.
[...] Jaime [...] nos diz “ter provado longamente que o rei está acima da lei” e que as leis votadas em Parlamento podem, pelo rei, “ser mitigadas e suspensas devido às causas apenas por ele conhecidas”. Ele nos recorda que “reis foram autores e feitores das Leis”, e não o contrário, e que podem portanto agir “sem conselho ou autoridade do Parlamento ou de qualquer outro subalterno”.
Jaime I. The trew law of free monarchies: or the reciprock and mvtvall dvtie betwixt a free king, and his naturall subjects,
in: Charles McIlwain. The Political Works of James I. Londres: Harvard University Press, 1918, p. 62-63.
In: Issa, Pedro Henrique R. de O. “Jaime I, a conspiração da pólvora e o pensamento político moderno.” p. 82.
Vocabulário:
Mitigar – suavizar, tornar mais flexível.
A partir da leitura crítica, assinale a alternativa correta.
- Biologia
(CESGRANRIO 1995) No processo evolutivo foram selecionados os seres de fecundação externa que liberam uma grande quantidade de gametas para o meio ambiente. As hidras, no entanto, reproduzem-se rapidamente, embora lancem um pequeno número de gametas na água. A explicação para esse fato é que as hidras apresentam um acelerado processo de reprodução:
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
7. Texto base: A imagem mostra uma pessoa observando a Lua, no céu, ao longo de uma noite.
Disponível em: <http://images.slideplayer.com.br/3/379249/slides/slide_28.jpg>. Acesso em: 19 out. 2015. (Adaptado)
Enunciado:
As variações observadas são decorrentes do movimento
- Língua Portuguesa | 1.08 Figuras de Linguagem
“Assim, pois, o sacristão da Sé, um dia, ajudando à missa, viu entrar a dama, que devia ser sua colaboradora na vida de Dona Plácida. Viu-a outros dias, durante semanas inteiras, gostou, disse-lhe alguma graça, pisou-lhe o pé, ao acender os altares, nos dias de festa. Ela gostou dele, acercaram-se, amaram-se. Dessa conjunção de luxúrias vadias brotou Dona Plácida. É de crer que Dona Plácida não falasse ainda quando nasceu, mas se falasse podia dizer aos autores de seus dias: – Aqui estou. Para que me chamastes? E o sacristão e a sacristã naturalmente lhe responderiam: – Chamamos-te para queimar os dedos nos tachos, os olhos na costura, comer mal, ou não comer, andar de um lado para outro, na faina, adoecendo e sarando, com o fim de tornar a adoecer e sarar outra vez, triste agora, logo desesperada, amanhã resignada, mas sempre com as mãos no tacho e os olhos na costura, até acabar um dia na lama ou no hospital; foi para isso que te chamamos, num momento de simpatia”.
Machado de Assis, Memórias póstumas de Brás Cubas
(FUVEST 2005 1ª FASE) Consideradas no contexto em que ocorrem, constituem um caso de antítese as expressões
- Arte | 6.4 Tendências Contemporâneas
O quadro de Portinari apresenta características que configuram um: