O quadro de Portinari apresenta características que configuram um:
Questões relacionadas
- Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
Experimentos feitos na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) mostraram que, ao serem submetidas a uma situação de estresse crônico, células normais da pele sofrem mudanças no padrão de expressão dos genes e acabam se transformando em células de melanoma. A transformação é progressiva. Primeiro, os melanócitos (células produtoras de melanina) adquirem características alteradas, como as encontradas em lesões pré-malignas. Depois, tornam-se células de melanoma não metastático, um tipo de câncer menos agressivo. E, por fim, tornam-se células de melanoma metastático.
TOLEDO, K. Condição adversa faz célula normal da pele se transformar em melanoma. Agência FAPESP. 17 out. 2014.
Disponível em: http://agencia.fapesp.br. Acesso em: 15 dez. 2019 (adaptado).
A ocorrência dessa transformação celular está relacionada ao(à)
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
1. Primeiro passo
1.1. Professor, solicite aos alunos que, em grupos, escrevam outras palavras a partir da palavra empreendedorismo.
Lembre aos alunos que as palavras escritas por eles deverão ter relação com empreendedorismo.
EM
PRE
EN
DE
DO
RIS
MO
1.2. Professor, solicite aos grupos que apresentem para os colegas as palavras que escreveram. (Registre no quadro as palavras.) Enquanto os grupos apresentam as palavras, pergunte aos alunos o que elas têm em comum com empreendedorismo.
2. Segundo passo
2.1. Professor, pergunte aos alunos: quais palavras escritas no quadro estão mais próximas do conceito de empreendedorismo e ética. Por quê?
2.2. Peça aos alunos que, em grupo, escolham dez palavras do quadro e escrevam um pequeno texto com elas. Dê um título para o texto.
3. Terceiro passo
3.1. Professor, pergunte aos alunos quais atitudes construtivas de cuidados consigo e com o outro podemos ter no dia a dia.
3.2. Professor, solicite aos alunos que, em grupo, escrevam acima das imagens quais atitudes construtivas estão sendo realizadas. Exemplo: vontade de aprender, sonhar com o que deseja fazer, ajudar aos outros.
Disponível em:<http://conteudo.imguol.com.br/2013/01/14/criancas-aprendendo-escola-1358195155283_615x300.jpg> Acesso em: 03 jan. 2018.
Disponível em:<http://bbel.uol.com.br/wp-content/uploads/9e76ab3f-02e4-4c43-98c5-34b6a8398875-2.jpg> Acesso em: 03 jan. 2018.
Disponível em:<https://i.ytimg.com/vi/42y6DZRpxQs/hqdefault.jpg> Acesso em: 03 jan. 2018
- História | 5.9 Colonização da América
(FUVEST 2005 1ª FASE) A exploração dos metais preciosos encontrados na América Portuguesa, no final do século XVII, trouxe importantes consequências tanto para a colônia quanto para a metrópole. Entre elas,
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Texto base: Leia as informações do gráfico a seguir. Tempo aproximado de vida de alguns mamíferos do zoológico de São Paulo Leitura de gráficos sobre animais do zoológico. Disponível em: <http://www.gentequeeduca.org.br/planos-de-aula/leitura-de-graficos-sobre-os-animais-do-zoologico>. Acesso em: 20 set. 2014.
Enunciado:
Os dados do gráfico informam que:
- História | 2.3 Segundo Reinado
(FUVEST 2017 1° FASE) No Brasil, do mesmo modo que em muitos outros países latino-americanos, as décadas de 1870 e 1880 foram um período de reforma e de compromisso com as mudanças. De maneira geral, podemos dizer que tal movimento foi uma reação às novas realidades econômicas e sociais resultantes do desenvolvimento capitalista não só como fenômeno mundial mas também em suas manifestações especificamente brasileiras.
Emília Viotti da Costa, “Brasil: a era da reforma, 18701889”. In: Leslie Bethell, História da América Latina, v.5. São Paulo: Edusp, 2002. Adaptado.
A respeito das mudanças ocorridas na última década do Império do Brasil, cabe destacar a reforma: