(UFAL) A figura abaixo mostra o ciclo de vida de um cnidário.
Resultam de processo assexuado APENAS:
Questões relacionadas
- Biologia | 15.3 Evidências Evolutivas
(UEMG) Utilizando-se técnicas de hibridização ou de determinação da sequência de bases do DNA, é possível estimar o grau de parentesco entre espécies de seres vivos. Analise esta árvore evolutiva dos primatas antropoides: A partir dessa análise, é CORRETO deduzir que, dos primatas representados, a maior semelhança genética ocorre entre
- Literatura | 4.2 Realismo
(UDESC) Machado de Assis é autor de mais de uma centena de contos, o que o situa – pela qualidade do que escreveu – entre os melhores contistas. Foi sem dúvida um contista extraordinário porque trabalhou as regras do conto com excepcionalidade. Em relação ao gênero conto e a Machado de Assis, analise as proposições, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.
( ) O conto é uma narrativa curta, deve prender a atenção do leitor e manter um perfeito equilíbrio narrativo, apresenta poucas personagens, tempo exíguo e pequenos ou poucos ambientes.
( ) As personagens femininas também asseguram lugar de destaque nos contos machadianos. Preservam – como nos romances – as ambiguidades típicas do universo feminino.
( ) Os contos machadianos são relatos que recriam, às vezes, a vida real, principalmente o ambiente carioca do final do século XIX, revelam, também, em uma versão em miniatura, a forma como o autor interpreta a sociedade.
( ) Em muitos contos machadianos o tema adultério é explorado, seja de maneira implícita, apenas sugerindo, seja de maneira explícita.
( ) A visão de mundo de Machado de Assis é a mesma em seus romances e contos, procura, de uma forma geral, explicar a alma humana.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
- Geografia | A. Globalização
Imagens de um vulcão nas Filipinas
passam na rede de televisão em Moçambique.
Armênios naturalizados no Chile
procuram familiares na Etiópia.
Casas pré-fabricadas canadenses
feitas com madeira colombiana.
Multinacionais japonesas
instalam empresas em Hong Kong
e produzem com matéria-prima brasileira
para competir no mercado americano.
Literatura grega adaptada
para crianças chinesas da comunidade europeia.
Relógios suíços falsificados no Paraguai
vendidos por camelôs no bairro mexicano de Los Angeles.
“Disneylândia”, de Titãs.
A música retrata a globalização como um fenômeno que
- História | 1.5 Ciclo do Açúcar e Sociedade Colonial
O que interferia no cotidiano dos colonos era a presença inamistosa dos habitantes originais da Terra de Santa Cruz. Por esse motivo a instalação da cana encontrou inicialmente embaraço na resistência indígena. A luta contra os potiguares do Ceará, para ficar em apenas um exemplo, foi árdua e sangrenta. Na Bahia, foi preciso esmagar Paiaiá, Acroá e Amoipira, além de chacinar índios Jaguaribe e Paraguaçu, para desbastar terras que acolhessem a voraz gramínea.
DEL PRIORE, M. História da gente brasileira: volume 1 - colônia. São Paulo: Editora Leya, 2016.
A implantação da cultura canavieira no Brasil colonial implicou no massacre das populações nativas. Esta relação também pode ser usada para justificar a
- História | 3.2 Era Vargas
(FUVEST 2020 1º FASE) A chamada “questão trabalhista” no Brasil foi objeto de conflitos, debates e regulamentações entre os anos 1920 e 1946. Identifique uma das dimensões deste processo.