Um famoso truque de mágica é aquele em que um ilusionista caminha sobre a água de uma piscina, por exemplo, sem afundar. O segredo desse truque é haver, sob a superfície da água da piscina, um suporte feito de acrílico transparente, sobre o qual o mágico se apoia, e que é de difícil detecção pelo público.Nessa situação, o acrílico é quase transparente porque:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
TEXTO I
A língua não é uma nomenclatura, que se apõe a uma realidade pré-categorizada, ela é que classifica a realidade. No léxico, percebe-se, de maneira mais imediata, o fato de que a língua condensa as experiências de um dado povo.
FIORIN, J. L. Língua, modernidade e tradição. Diversitas, n. 2, mar.-set. 2014.
TEXTO II
As expressões coloquiais ainda estão impregnadas de discriminação contra os negros. Basta recordar algumas delas, como passar um “dia negro”, ter um “lado negro”, ser a “ovelha negra” da família ou praticar “magia negra”.
Disponível em: https://brasil.elpais.com. Acesso em: 22 maio 2018.
O Texto II exemplifica o que se afirma no Texto I, na medida em que defende a ideia de que as escolhas lexicais são resultantes de um
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Esse mapa nos dá uma ideia aproximada da localização das primeiras nações indígenas. Cada uma delas compreendia vários grupos menores, chamada tribos. A nação tupi, por exemplo, abrangia as tribos Caetés, Carijós, Potiguares, Tabajaras, Tamoios, Tupiniquim e dezenas de outros menores. O mesmo acontecia com as demais nações.
Qual das nações indígenas teve o primeiro contato com os portugueses? Justifique.
- Química | B. Equilíbrio Iônico
A formação frequente de grandes volumes de pirita (FeS2) em uma variedade de depósitos minerais favorece a formação de soluções ácidas ferruginosas, conhecidas como “drenagem ácida de minas”. Esse fenômeno tem sido bastante pesquisado pelos cientistas e representa uma grande preocupação entre os impactos da mineração no ambiente. Em contato com oxigênio, a 25 °C, a pirita sofre reação, de acordo com a equação química:
4 FeS2 (s) + 15 O2 (g) + 2 H2O (l) → 2 Fe2(SO4)3 (aq) + 2 H2SO4 (aq)
FIGUEIREDO, B. R. Minérios e ambiente. Campinas: Unicamp, 2000.
Para corrigir os problemas ambientais causados por essa drenagem, a substância mais recomendada a ser adicionada ao meio é o:
- Geografia | 5.3 Urbanização
(FUVEST) O processo de industrialização que se efetivou em São Paulo a partir do início do século XX foi o indutor do processo de metropolização. A partir do final dos anos 1950, a concentração da estrutura produtiva e a centralização do capital em São Paulo foram acompanhadas de uma urbanização contraditória que, ao mesmo tempo, absorvia as modernidades possíveis e expulsava para as periferias imensa quantidade de pessoas que, na impossibilidade de viver o urbano, contraditoriamente, potencializavam a sua expansão. Assim, de 1960 a 1980, a expansão da metrópole caracterizou-se também pela intensa expansão de sua área construída, marcadamente fragmentada e hierarquizada. Esse processo se constituiu em um ciclo da expansão capitalista em São Paulo marcada por sua periferização.
Isabel Alvarez. Projetos Urbanos: alianças e conflitos na reprodução da metrópole. Disponível em: http://gesp.fflch.usp.br/sites/gesp.fflch.usp.br/files/02611.pdf. Acessado em 10/08/2015. Adaptado.
Com base no texto e em seus conhecimentos, é correto afirmar:
- Arte - Fundamental | 08. Matrizes Estéticas e Culturais
- O professor vai propor que os alunos elaborem um sarau com algumas músicas da Bossa
Nova. Para tanto, deverão ouvir várias músicas e depois elegerão algumas para a
apresentação. Neste sentido se faz necessário que as crianças cantem todos os dias as
músicas escolhidas.
- Os pais também poderão se apresentar no sarau. Para tanto, deverão escolher uma música e
deixar seu nome na lista fixada na porta da sala, juntamente com o nome da música que irá
cantar, assim os outros pais saberão quais foram as músicas escolhidas. Os pais que tocarem
algum instrumento poderão acompanhar os demais , ou cantar juntos.
- O professor apresentará a música "o barquinho" de Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli, que deverá ser cantada no momento da roda.
"Dia de luz
Festa de sol
E o barquinho a deslizar
No macio azul do mar
Tudo é verão
O amor se faz
Num barquinho pelo mar
Que desliza sem parar
Sem intenção nossa canção
Vai saindo desse mar
E o sol beija o barco e luz
Dias tão azuis
Volta do mar
Desmaia o sol
E o barquinho a deslizar
E a vontade de cantar
Céu tão azul do Sul
E o barquinho é um coração
Deslizando na canção
Tudo isso é paz
Tudo isso traz
Uma calma de verão e então
O barquinho vai
A tardinha cai
O barquinho vai
Vídeo da música: http://www.youtube.com/watch?v=zCkeyPyB73s
- O professor poderá propor a turma que façam barquinhos de papel através da
dobradura. Passar um vídeo ensinando a dobradura.
Disponível:
http://www.youtube.com/watch?v=ENbgnTyAEWc
http://www.youtube.com/watch?v=O9JS4tLRxJg
- Outra sugestão para o professor é propor a turma a releitura da obra de Ivan Cruz “Barquinho
de Papel”. As crianças poderão pintar o fundo da tela e depois colar o barquinho de papel
feito através do origami.
Fonte: http://www.brincadeirasdecriança.com.br
Fonte:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24985
BOSSA NOVA:UM BANQUINHO E UM VIOLÃO