(ENEM 2016 2º APLICAÇÃO)
O mercado tende a gerir e regulamentar todas as atividades humanas. Até há pouco, certos campos – cultura, esporte, religião – ficavam fora do seu alcance. Agora, são absorvidos pela esfera do mercado. Os governos confiam cada vez mais nele (abandono dos setores de Estado, privatizações).
RAMONET, I. Guerras do século XXI: novos temores e novas ameaças. Petrópolis: Vozes, 2003.
No texto é apresentada uma lógica que constitui uma característica central do seguinte sistema socioeconômico:
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
- Matemática | 14.4 Cilindro
Uma fábrica brasileira de exportação de peixes vende para o exterior atum em conserva, em dois tipos de latas cilíndricas: uma de altura igual a 4 cm e raio 6 cm, e outra de altura desconhecida e raio de 3 cm, respectivamente, conforme figura. Sabe-se que a medida do volume da lata que possui raio maior, V1, é 1,6 vezes a medida do volume da lata que possui raio menor, V2.
A medida da altura desconhecida vale:
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
(FUVEST 2018 1ª FASE) Nas últimas décadas, descobriu-se que os volumosos e inadequados descartes de resíduos plásticos e de outros materiais sintéticos, mesmo quando realizados nos continentes, podem resultar em consideráveis depósitos em áreas distantes nos oceanos e mares, seja em seu fundo, na coluna d’água, ou na sua superfície. Como consequência, ocorrem mudanças físicas, químicas e ecológicas nesses oceanos e mares, em que alguns desses depósitos já atingem a escala planetária, como é o caso dos materiais plásticos flutuantes representados na figura.
www.revistapesquisafapesp.br, maio de 2016.
Os depósitos flutuantes representados na figura apresentam-se
- Língua Portuguesa | 1. Interpretação de Textos
É MENINA
[1] É menina, que coisa mais fofa, parece com o pai, parece com a mãe, parece um joelho, upa,
upa, não chora, isso é choro de fome, isso é choro de sono, isso é choro de chata, choro de
menina, igualzinha à mãe, achou, sumiu, achou, não faz pirraça, coitada, tem que deixar chorar,
vocês fazem tudo o que ela quer, isso vai crescer mimada, eu queria essa vida pra mim, dormir
[5] e mamar, aproveita enquanto ela ainda não engatinha, isso daí quando começa a andar é um
inferno, daqui a pouco começa a falar, daí não para mais, ela precisa é de um irmão, foi só falar,
olha só quem vai ganhar um irmãozinho, tomara que seja menino pra formar um casal, ela tá até
mais quieta depois que ele nasceu, parece que ela cuida dele, esses dois vão ser inseparáveis,
ela deve morrer de ciúmes, ele já nasceu falante, menino é outra coisa, desde que ele nasceu
[10] parece que ela cresceu, já tá uma menina, quando é que vai pra creche, ela não larga dessa
boneca por nada, já podia ser mãe, já sabe escrever o nomezinho, quantos dedos têm aqui,
qual é a sua princesa da Disney preferida, quem você prefere, o papai ou a mamãe, quem é
o seu namoradinho, quem é o seu príncipe da Disney preferido, já se maquia nessa idade, é
apaixonada pelo pai, cadê o Ken, daqui a pouco vira mocinha, eu te peguei no colo, só falta ficar
[15] mais alta que eu, finalmente largou a boneca, já tava na hora, agora deve tá pensando besteira,
soube que virou mocinha, ganhou corpo, tenho uma dieta boa pra você, a dieta do ovo, a dieta
do tipo sanguíneo, a dieta da água gelada, essa barriga só resolve com cinta, que corpão, essa
menina é um perigo, vai ter que voltar antes de meia-noite, o seu irmão é diferente, menino é
outra coisa, vai pela sombra, não sorri pro porteiro, não sorri pro pedreiro, quem é esse menino,
[20] se o seu pai descobrir, ele te mata, esse menino é filho de quem, cuidado que homem não
presta, não pode dar confiança, não vai pra casa dele, homem gosta é de mulher difícil, tem que
se dar valor, homem é tudo igual, segura esse homem, não fuxica, não mexe nas coisas dele,
tem coisa que é melhor a gente não saber, não pergunta demais que ele te abandona, o que
os olhos não veem o coração não sente, quando é que vão casar, ele tá te enrolando, morar
[25] junto é casar, quando é que vão ter filho, ele tá te enrolando, barriga pontuda deve ser menina,
é menina.
Gregorio Duvivier Folha de São Paulo, 16/09/2013.
A crônica de Gregorio Duvivier é construída em um único parágrafo com uma única frase. Essa frase começa e termina pela mesma expressão: é menina.
Em termos denotativos, a menina, referida no final do texto, pode ser compreendida como:
- Língua Espanhola | 2. Gramática
El cine y el movimiento
[1] En 1907, en La Evolución Creadora, Bergson nos
ofrece una de sus tesis sobre el cine y su relación con el
movimiento. El cine procede, en efecto, con dos datos
[4] Complementarios: Cortes Instantáneos Llamados Imágenes; ONU
movimiento o un tiempo impessoal, uniforme, abstracto,
invisível o imperceptível, que está "en" el aparato y "con" el cual
[7] Se hace desfilar las imágenes. El cine nos presenta, pues, un falso
movimiento, es el ejemplo típico del falso movimiento. Mas Earthshaker
curioso que Bergson imponga un nombre tan moderno y reciente
[10] — cinematográfica — a la más vieja de las ilusiones. En efecto,
dice Bergson, cuando el cine reconstruye el movimiento con
cortes inmóviles, no hace sino lo que hacía ya el pensamiento más
[13] antiguo — las paradojas de Zenón —, o lo que hace la percepción
natural. En este aspecto, Bergson se distingue de la
fenomenología, para la cual el cine rompería más bien con las
[16] Condiciones de la percepción natural. "Tomamos vistas casi
instantáneas sobre la realidad que pasa, y, como ellas son
características de esa realidad, nos basta con ensartarlas a lo largo
[19] De un devenir abstracto, uniforme, invisible, situado al fondo del
aparato del conocimiento... La percepción, la intelección, el
Lenguaje proceden en general así. Se trate de pensar el devenir, o
[22] De expresarlo, o incluso de percibirlo, no hacemos otra cosa que
accionar una especie de cinematógrafo interior." ¿Deberá
entenderse que, según Bergson, el cine sería tan sólo la
[25] Proyección, la reproducción de una ilusión constante, universal?
¿Como si siempre se hubiese hecho cine sin saberlo? Pero
entonces son muchos los problemas que se plantean, y ante todo,
[28] La reproducción de la ilusión, ¿no es también, en cierta manera, su
corrección? ¿Se puede concluir de la artificialidad de los medios
la artificialidad del resultado?
Gilles Deleuze. La imagen-movimiento. Estudios sobre cine, 1990 (con adaptaciones).
En el texto,
el elemento "Como" (l.26) actúa en el texto como pronombre interrogativo.