Arrependimentos terminais
Em Antes de partir, uma cuidadora especializada em doentes terminais fala do que eles mais se arrependem na hora de morrer. “Não deveria ter trabalhado tanto”, diz um dos pacientes. “Desejaria ter ficado em contato com meus amigos”, lembra outro. “Desejaria ter coragem de expressar meus sentimentos.” “Não deveria ter levado a vida baseando-me no que esperavam de mim”, diz um terceiro. Há cem anos ou cinquenta, quem sabe, sem dúvida seriam outros os arrependimentos terminais. “Gostaria de ter sido mais útil à minha pátria.” “Deveria ter sido mais obediente a Deus.” “Gostaria de ter deixado mais patrimônio aos meus descendentes.”
COELHO, M. Folha de São Paulo, 2 jan. 2013.
O texto compara hipoteticamente dois padrões morais que divergem por se basearem respectivamente em
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.07 Notícia
Os textos a seguir são respectivamente, uma notícia e um gráfico. Leia-os e resolva as questões.
FALTA DE ÁGUA POTÁVEL SEGUE MATANDO
Falta de acesso à água potável mata 1,6 milhão por ano, diz ONU
A falta de acesso à água potável e a um saneamento adequado causa 1,6 milhão de mortes ao ano, a maioria delas entre crianças com menos de cinco anos, afirmou um relatório apresentado hoje no Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas.
A autora do estudo, a especialista da ONU para o Direito à Água e ao Saneamento, Catarina de Albuquerque, ressaltou que " o acesso a melhores serviços de saneamento segue sendo uma promessa descumprida para quase 40% da população mundial".
Para exemplificar isso, ressaltou que 23% da população mundial defeca ao ar livre, uma prática que "põe em perigo a saúde de toda a comunidade, porque aumenta as (incidências de) doenças diarreicas, incluindo o cólera, assim como infecções por vermes e hepatite".
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) contidos no relatório indicam que o “acesso a um melhor saneamento diminuiria em 32% as doenças diarréicas”.
Melhorar essa situação ajudaria ainda a eliminar as situações nas quais as meninas são proibidas de ir à escola por falta de serviços higiênicos destinados para mulheres.
Além disso, resolver o problema teria um impacto econômico positivo em regiões muito pobres do mundo.
Isso aconteceria porque, por exemplo, "o custo do tratamento das doenças diarreicas representa 12% dos orçamentos nacionais em questão de saúde na África Subsaariana", explicou a especialista.
"No total, as possíveis vantagens econômicas de investir em água e saneamento poderiam chegar a US$ 38 bilhões ao ano" em nível mundial, afirmou.
Falta de água potável segue matando. Postado por @infoambiental . Folha OnLine – Ambiente. Mar. de 2009. Disponível em:
http://aguadonadavida.blogspot.com.br/2009/03/falta-de-agua-potavel-segue-matando.html. Acesso em: 15 de mar. de 2012.
O texto I é uma notícia que aborda a falta de água no mundo. Releia com atenção os trechos sublinhados e explique o efeito que essas informações provocam no leitor.
- Geografia | 6.5 Indústria
Até fins da década de 1980, a industrialização brasileira estava baseada em uma política de importações sustentada por tarifas aduaneiras elevadas, controles discricionários, entre outros. Essa política viabilizou um parque industrial relativamente amplo e diversificado, mas acomodado ao protecionismo exagerado. Em 1990, o governo anunciou medidas que alteravam profundamente a condução da política de comércio exterior do país. Simultaneamente a uma flexibilização do regime cambial, foi deslanchado um programa de liberalização das importações. A nova política de importação buscava promover uma reestruturação produtiva.
KUME, H. et al. A política brasileira de importação no período 1987-1998. In: CORSEUIL, C. H.; KUME, H. (coords.).
A abertura comercial brasileira nos anos 1990. MTP IPEA 2003 (adaptado).
A política econômica adotada nos períodos destacados no texto teve como consequências a (o)
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
(ENEM 2009 CANCELADO) Cada vez mais, as pessoas trabalham e administram serviços de suas casas, como mostra a pesquisa realizada em 1993 pela Fundação Europeia para a Melhoria da Qualidade de Vida e Ambiente de Trabalho. Por conseguinte, a ‘centralidade da casa’ é uma tendência importante da nova sociedade. Porém, não significa o fim da cidade, pois locais de trabalho, escolas, complexos médicos, postos de atendimento ao consumidor, áreas recreativas, ruas comerciais, shopping centers, estádios de esportes e parques ainda existem e continuarão existindo.
E as pessoas deslocar-se-ão entre todos esses lugares com mobilidade crescente, exatamente devido à flexibilidade recém-conquistada pelos sistemas de trabalho e integração social em redes: como o tempo fica mais flexível, os lugares tornam-se mais singulares à medida que as pessoas circulam entre elas em um padrão cada vez mais móvel.
CASTELLS, M. A Sociedade em rede. V. 1. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
As tecnologias de informação e comunicação têm a capacidade de modificar, inclusive, a forma das pessoas trabalharem. De acordo com o proposto pelo autor:
- Química | 1.1 Introdução à Química
O enxofre é uma substância simples cujas moléculas são formadas pela união de 8 átomos; logo, sua fórmula molecular é S8 . Quando no estado sólido ele forma cristais do sistema rômbico ou monoclínico, conforme figura a seguir.
A respeito do enxofre rômbico e do enxofre monoclínico é correto afirmar que eles se constituem em:
- Literatura | 5.2 Modernismo
Se pudesse mudar-se, gritaria bem alto que o roubavam. Aparentemente resignado, sentia um ódio imenso a qualquer coisa que era ao mesmo tempo a campina seca, o patrão, os soldados e os agentes da prefeitura. Tudo na verdade era contra ele. Estava acostumado, tinha a casca muito grossa, mas às vezes se arreliava. Não havia paciência que suportasse tanta coisa.
— Um dia um homem faz besteira e se desgraça.
Graciliano Ramos, Vidas secas.
(FUVEST 2017 1° FASE) Tendo em vista as causas que a provocam, a revolta que vem à consciência de Fabiano, apresentada no texto como ainda contida e genérica, encontrará foco e uma expressão coletiva militante e organizada, em época posterior à publicação de Vidas secas, no movimento