No trapézio isósceles mostrado na figura a seguir M é o ponto médio do segmento BC, e os pontos P e Q são obtidos dividindo o segmento AD em três partes iguais
Pelos pontos B, M, C, P e Q são traçados segmentos de reta, determinando cinco triângulos internos ao trapézio, conforme afigura.
A razão entre BC e AD que determina áreas iguais para os cinco triângulos mostrados na figura é:
Questões relacionadas
- História | 3.1 Espada e Oligárquica
A imagem representa as manifestações nas ruas da cidade do Rio de Janeiro, na primeira década do século XX, que integraram a Revolta da Vacina. Considerando o contexto político-social da época, essa revolta revela
- Física | 2.2 Dinâmica
(UESPI) A figura a seguir ilustra duas pessoas (representadas por círculos), uma em cada margem de um rio, puxando um bote de massa 600 kg através de cordas ideais paralelas ao solo. Neste instante, o ângulo que cada corda faz com a direção da correnteza do rio vale =37°, o módulo da força de tensão em cada corda é F = 80 N, e o bote possui aceleração de módulo 0,02 m/s2, no sentido contrário ao da correnteza (o sentido da correnteza está indicado por setas tracejadas). Considerando sen(37°) = 0,6 e cos(37°) = 0,8, qual é o módulo da força que a correnteza exerce no bote?
- Biologia | 13.3 Variações da Primeira Lei
(UECE) De acordo com a pesquisadora Rosana Nogueira Pires da Cunha (2000), não existe uma única causa para a miopia. Nesse sentido, a etiologia dessa doença pode ser genética ou ambiental, sendo, segundo a autora, três fatores importantes para o seu desenvolvimento: relação entre o esforço visual para perto e uma fraca acomodação; predisposição hereditária e relação entre a pressão intraocular e debilidade escleral. Quanto à predisposição hereditária, a miopia autossômica recessiva é característica de comunidades com alta frequência de consanguinidade, estando também relacionada a alguns casos esporádicos. Em três gerações de uma amostra da população chinesa analisada, pesquisadores estabeleceram que o desenvolvimento da miopia segue um modelo poligênico e multifatorial, no qual a influência genética permanece constante, enquanto a influência ambiental mostra-se aumentada nas três últimas gerações.
(Rosana Nogueira Pires da Cunha, Myopia inchildren. Arq.Bras. Oftalmol. vol.63, nº3. São Paulo, Junho, 2000)
No caso de miopia autossômica recessiva, a probabilidade de nascer uma criança míope de um casal normal, heterozigoto para essa forma de predisposição hereditária para a miopia é de
- Física
Considere a situação mostrada acima, na qual um bloco B é sustentado, em um plano inclinado, por meio de cabos, uma polia e uma mola M a qual é fixada a uma parede.As distâncias das extremidades esquerda e direita da mola, até a polia, mostradas na figura acima, valem, respectivamente, d1=5cm e d2=10cm A mola M tem constante elástica K=24N/m.Nestas condições, o maior peso possível para o bloco B de forma que a mola M fique na iminência de tocar a polia é:
(Despreze as forças de atrito e considere que os cabos são inextensíveis.
Considere ainda que sen=0,6 e cos=0,8 e que a aceleração da gravidade tem o valor g=10 m/s2
- Química | 1.1 Introdução à Química
Em seu laboratório, um técnico em química foi incumbido de tratar um resíduo, evitando seu descarte direto no meio ambiente. Ao encontrar o frasco, observou a seguinte informação: “Resíduo: mistura de acetato de etila e água”.
Considere os dados do acetato de etila:
• Baixa solubilidade em água;
• Massa específica = 0,9 g.cm−3;
• Temperatura de fusão = −83 °C;
• Pressão de vapor maior que a da água.
A fim de tratar o resíduo, recuperando o acetato de etila, o técnico deve