Um sistema de pistão contendo um gás é mostrado na figura. Sobre a extremidade superior do êmbolo, que pode movimentar-se livremente sem atrito, encontra-se um objeto. Através de uma chapa de aquecimento é possível fornecer calor ao gás e, com auxílio de um manômetro, medir sua pressão. A partir de diferentes valores de calor fornecido, considerando o sistema como hermético, o objeto elevou-se em valores Dh como mostrado no gráfico. Foram estudadas, separadamente, quantidades equimolares de dois diferentes gases, denominados M e V.
A diferença no comportamento dos gases no experimento decorre do fato de o gás M, em relação ao V, apresentar:
Questões relacionadas
- Biologia | 11.1 Sistema Digestório
(UNIFOR) O uso de suplementos nutricionais tem crescido ao longo das últimas décadas. Atletas e indivíduos fisicamente ativos acreditam no potencial ergogênico de diversas substâncias, sobretudo para a melhoria do desempenho físico e/ou estética corporal. Entre as substâncias que têm recebido grande atenção de pesquisadores, técnicos, atletas e demais indivíduos, destaca-se a carnitina. A carnitina tem sido frequentemente utilizada por indivíduos ativos como coadjuvante na redução de gordura corporal, sendo usada comercialmente nos suplementos denominados termogênicos.
Consumo de suplementos nutricionais por praticantes de musculação em academia de Campo Grande
COELHO CF, CAMARGO VR, RAVAGNANI FC.
Os efeitos termogênico e emagrecedor da carnitina são questionáveis, todavia o mecanismo de ação natural desta substância baseia-se no fato de que:
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
[1] La muerte se puede conceptuar como una
construcción que el hombre ha ido desarrollando a lo largo
de la historia y en diversas culturas de diferentes maneras.
[4] En el cristianismo, por ejemplo, se anuncia que con
la venida de Jesucristo tiene lugar la salvación de la
humanidad. Aunque bien es cierto que, todavía el ser
[7] humano debe recorrer un camino para su salvación. La
misma muerte de Jesucristo es símbolo de redención, muere
por amor a la humanidad, abriendo, con el magnífico
[10] sacrificio, un camino de liberación de los pecados de la
humanidad.
Las religiones orientales, en cambio, se caracterizan
[13] porque la salvación se produce de forma individual y no
colectiva. Existen mensajeros divinos pero estos no salvarían
a la humanidad sino que tan solo enseñarían a los individuos
[16] el camino de la salvación, camino que cada sujeto debería
recorrer individualmente mediante su esfuerzo.
El Islam considera que el mundo es un lugar donde
[19] existe el sufrimiento como consecuencia de los errores
humanos. O mar, en la tierra puede haber tanto sufrimiento
como felicidad siendo el paraíso celestial el único lugar
[22] donde habría felicidad verdadera, permanentemente. Luego,
la aspiración de un musulmán es abandonar el mundo para
alcanzar la dicha eterna. Y dentro de esta lógica la muerte es
[25] La puerta que le conducirá al paraíso.
En la antigüedad clásica había corrientes filosóficas
como el Estoicismo que preconizaban un estilo de vida
[28] sustentado por valores éticos. Los estoicos basaban la
felicidad en la posesión de un alma libre, a la que no alcanza
El dolor, ni es esclava de la búsqueda de una felicidad
[31] exterior, porque el hombre acaba encontrándola en sí mismo,al
ser libre de todas las pasiones. Creían que el hombre podía
alcandear dicho estado mediante una voluntad firme y
[34] constante, y que así, dueño de sí mismo, llegaría a ser
inacessível a la desgracia. Al morir el hombre se reuniría con
el espíritu universal. El estoico aceptaba la muerte y valores
[37] Como la Dignidad y Sobriedad Inclinaban a Aceptarla Con
naturalidade.
Carlos Álvarez Chicano. Bioética y Bioderecho, v. 7, 2002 (con adaptaciones).
Partiendo de su forma y función en el texto es correcto afirmar que
el elemento "Luego" (l.22) se utiliza para introducir una consecuencia inferida del texto que precede a este elemento.
- Matemática | 8.2 Permutação
Uma professora de educação infantil de uma escola, durante a recreação de seus 6 alunos, organiza-os em círculos para brincar. Considere a seguinte forma de organização dos alunos pela professora: são três meninas e três meninos e cada menina ficará ao lado de um menino, de modo alternado. As possibilidades de organização dos seus alunos são
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Para resolver a questão, leia o texto a seguir.
Disponível em: Folha de S. Paulo (suplemento Folhinha), 03 de outubro de 1998, p. 5.
Relacione cidadania e política na Antiga Grécia, identificando os setores da sociedade ateniense que eram considerados cidadãos.
- Arte - Fundamental | 02.1. Teatro de sombras
Materiais:
- Um retroprojetor
- Papel colorset preto
Desenvolvimento:
Realizar uma breve introdução sobre o teatro de sombras:
A lenda de sua origem
Existe uma lenda chinesa da origem do teatro de sombras. Diz a lenda que no ano 121, o imperador Wu Ti, da dinastia Han, desesperado com a morte da sua bailarina favorita, ordenou ao mago da corte que a trouxesse de volta do “Reino das Sombras”, caso contrário, seria decapitado.
O mago usou a sua imaginação e através de uma pele de peixe macia e transparente, confeccionou a silhueta de uma bailarina. Quando tudo estava pronto, o mago ordenou que no jardim do palácio, fosse armada uma cortina branca contra a luz do sol e que esta deixasse transparecer essa luz.
Houve uma apresentação para o imperador e a sua corte. Esta apresentação foi acompanhada de um som de uma flauta que “fez surgir a sombra de uma bailarina movimentando-se com leveza e graciosidade”. Neste momento, teria surgido o teatro de sombras.
Pode-se perguntar aos alunos se conhecem ou já foram ao teatro ou ao teatro de sombras e pedir que relatem suas experiências. Logo em seguida expor a experiência de realizar um teatro de sombras com as mãos.
Dividir a turma em grupos.
Neste momento distribuir os cartõeszinhos com os movimentos que definirão as formas das sombras para cada grupo treinar.
Depois de determinado tempo (10 minutos) ligar então o retroprojetor na sala escura e deixar que as crianças explorem a técnica de maneira livre.
Num segundo momento os grupos se reunirão para inventar uma pequena história a ser contada usando como personagens as figuras geradas como sombras pelas mãos.
Observações:
- Sugiro ao professor realizar o registro fotográfico de toda a aula para possível exposição.
- Sugiro também que você, caro professor, já tenha treinado compor as figuras com as mãos para orientar seus alunos!
- Conforme a maturidade da turma pode-se estender a pesquisa para pequenas formas recortadas no papel colorset preto e inserir nas apresentações uma trilha sonora ou usar até mesmo somente música para compor as apresentações.