Uma professora de educação infantil de uma escola, durante a recreação de seus 6 alunos, organiza-os em círculos para brincar. Considere a seguinte forma de organização dos alunos pela professora: são três meninas e três meninos e cada menina ficará ao lado de um menino, de modo alternado. As possibilidades de organização dos seus alunos são
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 06. Geometria
O professor de matemática agrupou 11 cubos formando o bloco representado a seguir.
Pinte os quadrados das malhas quadriculadas a seguir que representam a vista frontal, lateral esquerda e superior do bloco formado.
- Filosofia | 5. Contemporânea
Leia o texto para responder à questão.
Pensemos num cavalo diante de nós. Então perguntemos: o que é isso? Platão diria: “Esse animal não possui nenhuma existência verdadeira, mas apenas uma aparente, um constante vir-a-ser. Verdadeiramente é apenas a Ideia, que se estampa naquele cavalo, que não depende de nada, nunca veio-a-ser, sempre da mesma maneira. Enquanto reconhecemos nesse cavalo sua Ideia, é por completo indiferente se temos aqui diante de nós esse cavalo ou seu ancestral. Unicamente a Ideia do cavalo possui ser verdadeiro e é objeto do conhecimento real”. Agora, deixemos Kant falar: “Esse cavalo é um fenômeno no tempo, no espaço e na causalidade, que são as condições a priori completas da experiência possível, presentes em nossa faculdade de conhecimento, não determinações da coisa-em-si. Para saber o que ele pode ser em si, seria preciso outro modo de conhecimento além daquele que unicamente nos é possível pelos sentidos e pelo entendimento.”
(Arthur Schopenhauer. “Sobre as ideias”. Metafísica do belo, 2003. Adaptado.)
Na perspectiva kantiana, o conhecimento possível do cavalo revela que:
- Geografia - Fundamental | A. Processo de Urbanização no Brasil
Analise a figura: Processo de Reurbanização
Disponível em: http://www.google.com.br/imgres?q=rurbaniza%C3%A7%C3%A3o&hl=pt-BR&sa=X&. Acesso em: 18 out. 2011
(A) Defina o processo de reurbanização destacado na figura.
(B) Identifique as atividades econômicas desenvolvidas com o processo de reurbanização.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
Texto base:
Enunciado:
Lendo esse texto, você observou que a menina conta uma situação vivida por ela. A beleza desse texto está nos detalhes.
Você agora, vai descrever uma situação que tenha vivido. Você deverá fazer isso, por meio de um texto escrito por você. Nesse texto, você procurará detalhar o máximo que puder. Crie um título criativo para sua história. Quando ela estiver pronta e revisada, prepare-se para apresentar aos seus colegas de turma.
- Geografia - Fundamental | 2.03 A Globalização e a Nova Ordem Mundial
Leia a seguir a letra da música Disneylândia, da banda brasileira Titãs:
Armênios naturalizados no Chile
Procuram familiares na Etiópia,
Casas pré-fabricadas canadenses
Feitas com madeira colombiana
Multinacionais japonesas
Instalam empresas em Hong-Kong
E produzem com matéria prima brasileira
Para competir no mercado americano
Literatura grega adaptada
Para crianças chinesas da comunidade europeia
Relógios suíços falsificados no Paraguay
Vendidos por camelôs no bairro mexicano de Los Angeles.
Turista francesa fotografada semi-nua com o namorado árabe
Na baixada fluminense
Filmes italianos dublados em inglês
Com legendas em espanhol nos cinemas da Turquia
Pilhas americanas alimentam eletrodomésticos ingleses na Nova Guiné
Gasolina árabe alimenta automóveis americanos na África do Sul.
Pizza italiana alimenta italianos na Itália
Crianças iraquianas fugidas da guerra
Não obtém visto no consulado americano do Egito
Para entrarem na Disneylândia
Disponível em: www.letras.mus.br/titas/86548/. Acesso em: 21 fev. 2019.
A análise da letra da música permite identificar características do processo de Globalização. A partir da identificação dessas características é possível afirmar que: