Uma professora de educação infantil de uma escola, durante a recreação de seus 6 alunos, organiza-os em círculos para brincar. Considere a seguinte forma de organização dos alunos pela professora: são três meninas e três meninos e cada menina ficará ao lado de um menino, de modo alternado. As possibilidades de organização dos seus alunos são
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
O trabalho infantil no Brasil
No Brasil, o trabalho infantil é proibido por lei. Só pode trabalhar quem tem mais de 14 anos, na condição de aprendiz e durante poucas horas por dia, para que isso não atrapalhe seus estudos. Antes de completar 18 anos, ninguém pode trabalhar depois das 10 horas da noite, muito menos em lugares perigosos. Infelizmente, a lei está longe de refletir a realidade do Brasil [...]
Disponível em:
<http://www.educacional.com.br/reportagens/criancasdobrasil/trabalho_infantil.asp>
Acesso em: 06 maio 2014. (Fragmento)
Na década de 1990, o governo brasileiro adotou medidas legais e instituiu políticas públicas de combate à exploração do trabalho de crianças e de jovens.
Essas medidas são importantes porque
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
(ENEM 2020 2º APLICAÇÃO)
TEXTO I
Participação feminina em projetos submetidos à Fapesp*
Mulheres na ciência. Pesquisa Fapesp, n. 259, set. 2017.
TEXTO II
As ações “Meninas Internacionais no Dia das TIC” são comemoradas todos os anos no mundo todo. O evento tem como objetivo criar um ambiente global que capacita e incentiva mulheres jovens a considerar a área crescente de TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação), permitindo que tanto as profissionais quanto as empresas de tecnologia colham os benefícios de uma maior participação feminina nesse setor.
Segundo a União Internacional de Telecomunicações (UIT), atualmente existem cerca de 260 milhões de usuárias de internet a menos na comparação com os homens conectados. E, para reverter esse cenário, o evento busca proporcionar atividades de capacitação, além de discutir assuntos factuais sobre o mercado de trabalho.
Disponível em: www.em.com.br. Acesso em: 21 maio 2018.
Em ambos os textos, constata-se que a participação das mulheres nas diferentes áreas de conhecimento
- Biologia | 12.1 Conceitos Básicos
Há espécies de insetos, como por exemplo, o Aedes aegypti em que machos e fêmeas vivem no mesmo esconderijo, porém na hora de se alimentar, a fêmea busca o sangue de outros animais, enquanto que o macho se alimenta de frutas ou outros vegetais adocicados. Assim, podemos afirmar que o macho e a fêmea
- Geografia | 6. Econômica
As diferenças observadas entre a fábrica fordista e a fábrica pós-fordista são explicadas, principalmente, pela introdução da estratégia de organização produtiva denominada:
- Matemática | 01. Matemática Básica
(ENEM 2018 2ªAPLICAÇÃO)Em um jogo de tabuleiro, a pontuação é marcada com fichas coloridas. Cada ficha vermelha vale um ponto. Três fichas vermelhas podem ser trocadas por uma azul, três fichas azuis podem ser trocadas por uma branca, e três fichas brancas podem ser trocadas por uma verde. Ao final do jogo, os jogadores A, B e C terminaram, cada um, com as quantidades de fichas, conforme a tabela seguinte:
De acordo com essa tabela, as classificações em primeiro, segundo e terceiro lugares ficaram, respectivamente, para os jogadores