É muito comum o amplo uso de aparelhos de ar-condicionado durante o verão intenso do Recife. Nessa cidade, uma residência possui uma parede de área 40 m2 e espessura 20 cm separando o ambiente interior do exterior. Se a temperatura externa é de 33ºC e deseja-se manter a interna igual a 23ºC qual será o gasto por hora de aparelho ligado, considerando-se, apenas, essa parede separadora?Dados: A condutividade térmica da parede é igual a 1,25.10-3kW/mK e o custo da energia elétrica em kWh é de R$ = 0,60
Questões relacionadas
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
55.
Leia o texto a seguir para responder
TEIXEIRA, D.; GARCIA, M. Energia: deu curto circuito. Revista Manuelzão, UFMG. Ano 10 nº 40, p. 8-9, jun. de 2007.
Relacione a coluna da direita com a coluna da esquerda identificando os impactos ambientais gerados por cada tipo de fonte de geração de energia elétrica.
A sequência correta dos números, de cima para baixo, é
- Ciências - Fundamental | 01. Tipos de Eletrização
Enquanto fazia a limpeza em seu local de trabalho, uma faxineira se surpreendeu com o seguinte fenômeno: depois de limpar um objeto de vidro, esfregando-o vigorosamente com um pedaço de pano de lã, percebeu que o vidro atraiu para si pequenos pedaços de papel que estavam espalhados sobre a mesa. O motivo da surpresa da faxineira consiste no fato de que:
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto a seguir.
De todos os legados culturais deixados pelos gregos antigos, os três que tiveram impacto mais óbvio na vida ocidental moderna são o atletismo, a democracia e o drama. Nos dias de hoje, poucos indivíduos estudam o grego antigo e, no entanto, a maioria já assistiu (pelo menos na televisão) a um evento atlético, ou a políticos empenhados em debate democrático ou à encenação de uma peça teatral.
CARTLEDGE, Paul (org). Grécia antiga. São Paulo: Ediouro, 2009. p. 316.(Fragmento)
O autor considera que os legados da cultura grega
- Geografia - Fundamental | 04. O Espaço Rural Brasileiro
Texto base: [...] Não houvesse outras razões, o fato de populações tradicionais, como as das quebradeiras de coco babaçu, dominarem processos seculares de uso sustentável de recursos naturais, em ecossistemas complexos - Florestas Tropicais e Cerrados - sem depredá-los, antes potencializando suas capacidades produtivas, já seria motivo para o Estado vir a atender às reivindicações de apoio ao desenvolvimento dessas regiões. Portanto, potencializar a atividade babaçueira resultaria: em melhores condições socioeconômicas para uma considerável parcela da população dos estados do Maranhão, Tocantins, Pará e Piauí, em menor pressão do processo de expansão sobre a Floresta Amazônica e na manutenção das condições naturais que influenciam o equilíbrio dinâmico dos ecossistemas amazônicos e pré-amazônicos. Disponível em:<http://www.mma.gov.br/port/sca/cex/cart6a.html>. Acesso em: 16 mar. 2014. (Fragmento)
Enunciado:
O avanço da monocultura sojicultura sobre o Meio-Norte Nordestino tem gerado importantes embates entre agricultores e extrativistas, um motivo para esse conflito socioambiental é
- Física | A. Métodos de Eletrização, Lei de Coulomb e Campo Elétrico
Uma bola é deixada cair conforme mostra a figura. Inicialmente, ela gira com velocidade angular
no sentido anti-horário para quem a observa do leste, sendo nula a velocidade do seu centro de massa. Durante a queda, o eixo de rotação da bola permanece sempre paralelo á direção oeste-leste. Considerando o efeito do ar sobre o movimento de queda da bola, são feitas as seguintes afirmações:
I. A bola está sujeita apenas a forças verticais e, portanto, cairá verticalmente.
II. A bola adquire quantidade de movimento para o norte (N) ou para o oeste (O).
III. A bola adquire quantidade de movimento para o leste (L) ou para o sul (S).
IV. Quanto maior for a velocidade angular
da bola, mais ela se afastará do ponto C.
Está(ão) correta(s) apenas