Leia o texto a seguir.
De todos os legados culturais deixados pelos gregos antigos, os três que tiveram impacto mais óbvio na vida ocidental moderna são o atletismo, a democracia e o drama. Nos dias de hoje, poucos indivíduos estudam o grego antigo e, no entanto, a maioria já assistiu (pelo menos na televisão) a um evento atlético, ou a políticos empenhados em debate democrático ou à encenação de uma peça teatral.
CARTLEDGE, Paul (org). Grécia antiga. São Paulo: Ediouro, 2009. p. 316.(Fragmento)
O autor considera que os legados da cultura grega
Questões relacionadas
- Língua Inglesa | 1.5 Interpretação de Música
If children live with criticism, they learn to condemn.
If children live with fear, they learn to be apprehensive.
If children live with pity, they learn to feel sorry for themselves.
If children live with ridicule, they learn to feel shy.
If children live with tolerance, they learn patience.
If children live with praise, they learn appreciation.
If children live with acceptance, they learn to love.
If children live with approval, they learn to like themselves.
If children live with recognition, they learn it is good to have a goal.
If children live with sharing, they learn generosity.
If children live with fairness, they learn justice.
If children live with kindness and consideration, they learn respect.
If children live with friendliness, they learn the world is a nice place in which to live.
NOLTE, D. L. Disponível em: www.americanfamilytradidions.com.Acesso em: 30 jul. 2012.
Valores culturais de um povo revelam sua forma de ser, agir e pensar. Na concepção da autora, as diferentes formas de educar crianças nos Estados Unidos confirmam que as crianças:
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
¿Qué está diciendo la maestra al alumno? Señale la opción que mejor responda a esa pregunta de acuerdo con la figura.
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia a tirinha da Mafalda:
(http://www.portalibahia.com.br/blogs/brincantes/wp-content/uploads/2009/11/mafalda3731.jpg, acessada em
25⁄06⁄10).
Pela resposta dada a Mafalda percebe-se que a Susanita,
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
Texto base: Leia o fragmento a seguir. As meninas e os livros O caminho do progresso tem uma parada obrigatória na educação das meninas. O ensino é a grande estrada que leva ao futuro. E um indicador de avanço de uma sociedade é eliminar a desigualdade de gênero no acesso à educação. Quando Malala estava indo para a escola, mobilizando outras garotas, ela buscava esse progresso. Por isso era tão perigosa para o Talibã. No Paquistão de Malala existem 57 milhões de mulheres analfabetas. Elas são 60% da população feminina. No Afeganistão, dos talibãs, o analfabetismo aprisiona 87% das mulheres. Na vizinha Índia, potência emergente que se destaca por ter educado uma elite com alto padrão tecnológico, a verdade do país profundo é que existem 292 milhões de mulheres analfabetas. A taxa é de quase 50%. A menina de 17 anos que apenas queria estudar se agigantou no confronto em que poderia ter perdido a vida. Agarrou-se mais aos livros, entendeu que tinha virado um símbolo e se preparou para isso. O prêmio Nobel que ganhou ontem, em idade tão tenra, confirma valores que a humanidade busca. Ela tem agora a vida inteira para continuar nessa trilha em que já é vitoriosa. Combater o trabalho infantil e defender os direitos das crianças, que é a causa de Kailash Satyarthi, é outra das etapas do desenvolvimento humano em qualquer civilização. O prêmio está bem guardado por essas quatro mãos. [...]” LEITÃO, Miriam. As meninas e os livros. Jornal O Tempo, BH, Economia, 11 out. 2014, p. 14. (Fragmento)
Enunciado:
A produção desse texto revela, principalmente, a intenção de
- História | 1. Colônia
Analise o texto abaixo:
Las tres caravelas
(...)
Um navegante atrevido
Saiu de Palos um dia
Vinha com três caravelas
A Pinta, a Nina e a Santa Maria
Em terras americanas
Saltou feliz certo dia
Vinha com três caravelas
A Pinta, a Nina e a Santa Maria
Muita coisa sucedeu
Daquele tempo pra cá
O Brasil aconteceu
É o maior, que é que há?
(...)
Viva Cristóvão Colombo
Que para nossa alegria
Veio com três caravelas
A Pinta, a Nina e a Santa Maria
(Algueró Jr. Moreau. Tradução: João de Barro)
Analise as proposições sobre essa canção popular, gravada por Caetano Veloso e Gilberto Gil no disco Tropicália ou Panis et Circensis (1968).
I. A letra faz referência a episódios históricos conhecidos como o “descobrimento da América” pelos europeus, por meio da viagem empreendida pelo almirante Cristóvão Colombo, partindo da costa da Espanha pelo Oceano Atlântico, e atingindo as ilhas do Caribe, no dia 12 de outubro de 1492.
II. Os cantores da Tropicália utilizam a canção com ironia em relação ao discurso ufanista dos militares brasileiros durante a ditadura. Para eles, o Brasil estava submisso aos interesses econômicos dos Estados Unidos, como havia sido em relação às monarquias ibéricas no período colonial.
III. O autor da letra, ao afirmar que o navegador “saltou feliz certo dia” nas terras americanas, identifica-se com os nativos, que consideram esse episódio o início de uma era de paz e prosperidade, pois Colombo veio “para nossa alegria”
Assinale a alternativa correta.