Leia o texto a seguir.
De todos os legados culturais deixados pelos gregos antigos, os três que tiveram impacto mais óbvio na vida ocidental moderna são o atletismo, a democracia e o drama. Nos dias de hoje, poucos indivíduos estudam o grego antigo e, no entanto, a maioria já assistiu (pelo menos na televisão) a um evento atlético, ou a políticos empenhados em debate democrático ou à encenação de uma peça teatral.
CARTLEDGE, Paul (org). Grécia antiga. São Paulo: Ediouro, 2009. p. 316.(Fragmento)
O autor considera que os legados da cultura grega
Questões relacionadas
- Física | C. Aparelhos de Medidas Elétricas(CPS) A esgrima é um esporte cujo objetivo é tocar o adversário com uma lâmina, ao mesmo tempo em que se evita ser tocado por ela. Como um combate pode se tornar muito rápido, às vezes é difícil distinguir se algum toque foi dado, por isso surgiu a esgrima elétrica, praticada com equipamentos eletrônicos cujo intuito é facilitar a observação do combate. Nela, fios ligam a roupa e a arma do atleta a um sistema eletrônico que faz o registro dos toques.A figura a seguir é um esquema simplificado do circuito ligado à roupa de cada esgrimista.
No circuito, quando o atleta é atingido pela lâmina, a chave S se fecha e a lâmpada A acende.
Considere que
• a bateria ideal tem 12 V;
• a resistência da lâmpada é igual a 200 U;
• 1 mA = 1. 10– 3 A.
Assinale a alternativa que indica, em miliamperes (mA), a corrente do circuito no momento em que o atleta recebe o toque da lâmina.
- Biologia | 09. Botânica
A presença ou a ausência da estrutura da planta em uma gramínea, um pinheiro e uma samambaia está corretamente indicada em:
- Arte - Fundamental | 04. Música Brasileira
Material Necessário
- Data show completo com acesso à internet ou o DVD com o show de Marisa Monte Verdade Uma Ilusão.
- Reportagem sobre o show Verdade Uma Ilusão da cantora Marisa Monte. Disponível em: <http://www.saraivaconteudo.com.br/Blogs/Post/45965>. Acesso em 27 dez. 2015.
- Vídeo do youtube mostrando tecnologia usada no show de Marisa Monte. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=n1ZDNC0um6g> e <https://www.youtube.com/watch?v=7FED-bWqRCs>. Acesso em 27 dez. 2015. Também pode ser visualizado no DVD do show da cantora.
- Uso de computadores no laboratório de informática para criação dos vídeos dos grupos, se possível.
Procedimento
1 º.Marque com antecedência o laboratório de informática para o trabalho que você vai realizar com os alunos. Se não for possível, providencie um aparelho de TV e DVD com o show para que os alunos possam observar os efeitos que foram inseridos no telão da apresentação.
2 º.Hoje você trabalhará com os alunos como os músicos, atualmente, estão cada vez mais ligados às artes plásticas para a “ilustração” de seus shows e videoclipes. Marisa Monte, uma cantora contemporânea, utiliza em seu show, uma concepção audiovisual que interage música e artes plásticas, lançando uma nova tendência.
“O maior encanto de Verdade Uma Ilusão – requintado show estreado por Marisa Monte no Teatro Guaíra, em Curitiba (PR), neste primeiro fim de semana de junho de 2012 - reside na concepção audiovisual do espetáculo. A interação entre música e artes plásticas resulta real, perfeita, inebriante, incomum. A beleza plástica do show é algo raro se ver na cena nacional. Quinze das 25 músicas do ágil roteiro são ilustradas com obras diversas - assinadas por artistas plásticos contemporâneos - que se ajustam às letras das canções. Projetadas nos telões em imagens que ocupam toda a dimensão do palco, tais obras dão a impressão – ilusão? – de que extrapolam os limites cênicos, envolvendo artista, músicos e plateia numa aura de sedução que reitera o excelente gosto de Marisa Monte”. Trecho retirado da reportagem disponível em: <http://www.saraivaconteudo.com.br/Blogs/Post/45965>. Acesso em 27 dez. 2015.
3 º.Passe os vídeos ou o DVD para os alunos assistirem. Peça que fiquem atentos a tudo que for falado, para título de informação e apreciação apenas, pois eles não produzirão uma projeção de imagens e sim um clipe para uma música brasileira escolhida pelo grupo. Os vídeos são apenas incentivos para o trabalho.
4 º.Divida a sala em grupos e peça que escolham uma música brasileira, atual, que gostariam de apresentar. Eles podem pesquisar a música na internet e encontrar, letra, autores, intérpretes e vídeos já realizados com ela ou aproveitar os CDs que cada um já tenha em casa.
5 º.Em outro momento, em grupo, deverão elaborar a maneira que gostariam de apresentar a música. Mesmo que façam um clipe usando eles mesmos como personagens, tudo deve ser filmado e transformado em um clipe para ser apresentado ao final do semestre. Dê tempo aos alunos para que eles possam receber ajuda do laboratorista de informática ou outra pessoa para a realização da atividade ou deixe que eles façam o filme nos celulares e apresentem depois, de uma forma organizada, para os outros colegas.
6 º.Marque o dia para a apresentação dos clipes. Você pode convidar as outras turmas para assistir a apresentação do trabalho, se tiver aparelhagem para isso.
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee el titular de una noticia.
Muere el exjefe de Cardiología del San Pedro, Adrián Beloscar, mientras practicaba deporte
Disponible en: http://www.http://goo.gl/cRFjw4.html. Acceso el: 28 mar. 2015.
El adverbio de tiempo “mientras” en el titular sugiere la idea de una acción que:
- Física
Conhecimentos de Física para explicar diversas jogadas.
Um torcedor de futebol, durante uma partida do campeonato brasileiro de 2015, resolveu utilizar seus conhecimentos de Física para explicar diversas jogadas.
Nesta perspectiva, leia com atenção as afirmações a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas:
( ) A força que o jogador exerce sobre a bola, ao chutá-la, é maior do que a força que a bola exerce sobre o pé do jogador.
( ) A energia cinética da bola em movimento é diretamente proporcional ao quadrado da sua velocidade.
( ) Se, em uma determinada jogada da partida, a bola cair verticalmente de uma altura, a energia potencial em relação a Terra será diretamente proporcional ao quadrado da altura.
( ) Na cobrança de um pênalti, o jogador altera a quantidade de movimento da bola, que, por sua vez, é novamente alterada quando a bola se choca com a rede.Assinale a opção que contém a sequência CORRETA das respostas, de cima para baixo: