Um buffet foi contratado para servir 100 convidados em um evento. Dentre os itens do cardápio constava água a 10ºC Sabendo que o buffet tinha em seu estoque 30 litros de água a 25ºC determine a quantidade de gelo, em quilogramas, a 0ºC necessário para obter água à temperatura de 10ºC.Considere que a água e o gelo estão em um sistema isolado.
Dados:
- densidade da água 1,0 kg/L
- calor específico da água 1,0 cal/gºC
- calor de fusão do gelo 80 cal/g e
- calor específico do gelo 0,50 cal/gºC
Questões relacionadas
- Biologia | 10.5 Cordados
A Filogenia é o estudo da relação evolutiva entre grupos de organismos (como espécies e populações), baseada em dados moleculares, morfológicos e fisiológicos. A Ontogenia define a formação e desenvolvimento do indivíduo desde sua concepção até a morte.
A figura compara aspectos filogenéticos embrionários de grupos de vertebrados e mostra estágios do desenvolvimento ontogenético de cada grupo.
Com base nas informações acima e em seus conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que:
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Analiza la viñeta de Ramón y resuelve la cuestión. Disponible en: http://elpais.com/elpais/2013/11/17/vinetas/1384707919_633429.html. Acceso el: 18 nov. 2013
Enunciado:
Observa el fragmento “quedan menos de 76 ejemplares en el río Mekong”. Explica el uso del verbo Quedar y su significado.
- Arte | 6.2 Vanguardas Artísticas
Texto I
Texto II
Tenho um rosto lacerado por rugas secas e profundas, sulcos na pele. Não é um rosto desfeito, como acontece com pessoas de traços delicados, o contorno é o mesmo mas a matéria foi destruída. Tenho um rosto destruído.
DURAS, M. O amante. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1985.
Na imagem e no texto do romance de Marguerite Duras, os dois autorretratos apontam para o modo de representação da subjetividade moderna. Na pintura e na literatura modernas, o rosto humano deforma-se, destrói-se ou fragmenta-se em razão
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
[Leonardo da Vinci] viu que “a água corrente detém em si um número infinito de movimentos”. Um “número infinito”? Para Leonardo, não se trata apenas de uma figura de linguagem. Ao falar da variedade infinita da natureza e sobretudo de fenômenos como as correntes de água, ele estava fazendo uma distinção baseada na preferência por sistemas analógicos sobre os digitais. Em um sistema analógico, há gradações infinitas, o que se aplica à maioria das coisas que fascinavam Leonardo: sombras de sfumato, cores, movimento, ondas, a passagem do tempo, a dinâmica dos fluidos.
ISAACSON, W. Leonardo da Vinci. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2017.
A explicação do texto sobre Leonardo da Vinci evidencia que
- História - Fundamental | 10. Sociedade Escravista e Cultura Afro-Brasileira
Leia o trecho a seguir
A escravidão é o grande sustentáculo do processo de colonização do continente americano, a partir do século XVI. Longe de se ater a uma forma homogênea de relação de trabalho, a escravidão foi marcada pelas mais diferentes caracterizações ao longo do período colonial. No caso da colonização lusitana, a utilização de escravos sempre foi vista como a mais viável alternativa para que os dispendiosos empreendimentos de exploração tivessem a devida funcionalidade. (...) Para contornar a crescente demanda por força de trabalho, Portugal resolveu então investir no tráfico de escravos vindos diretamente da Costa Africana. Tal opção se tornava viável por dois motivos essenciais: o domínio que Portugal já possuía em regiões da África e as possibilidades de lucro que a venda desses escravos poderiam trazer aos cofres da Coroa Portuguesa. Além disso, havia o apoio da própria Igreja Católica que associava os africanos à prática do islamismo.
Além de incentivar a exploração de uma nova atividade comercial, o tráfico negreiro ainda incentivava o desenvolvimento de outras atividades econômicas. A indústria naval crescia ao ampliar a necessidade de embarcações que pudessem fazer o transporte dos negros capturados. Ao mesmo tempo, incentivou as atividades agrícolas ao ampliar, por exemplo, as áreas de plantação do tabaco, produto agrícola usualmente utilizado como moeda de troca para obtenção dos escravos.
Disponível em:< https://bit.ly/2N0jmqJ>. Acesso em 20 jun. 2019
Em relação a origem dos escravizados africanos, podiam ser
I – pessoas capturadas em batalhas ocorridas entre povos vizinhos em momentos de desavenças.
II- pessoas que se tornavam escravas por dividas com outras pessoas ou chefe local.
III- pessoas que se ofereciam como escravos para obter recursos necessários à sua subsistência ou de sua família.
IV- pessoas que haviam cometido algum delito e, como castigo, tornavam-se escravos.
São corretas as alternativas corretas