Na preparação caseira de um chá aconselha-se aquecer a água até um ponto próximo da fervura, retirar o aquecimento e, em seguida, colocar as folhas da planta e tampar o recipiente. As folhas devem ficar em processo de infusão por alguns minutos.Caso o fogo seja mantido por mais tempo que o necessário, a água entrará em ebulição. Considere que a potência fornecida pelo fogão à água é igual a 300 W, e que o calor latente de vaporização da água vale 2,25 x 103 J/g. Mantendo-se o fogo com a água em ebulição e o recipiente aberto, qual é a massa de água que irá evaporar após 10 minutos?
Questões relacionadas
- Biologia | 9.3 Organologia Vegetal
Caules e folhas podem sofrer modificações para a realização de diferentes funções na planta. Considerando a videira (Vitis sp.), as estruturas utilizadas como suporte são _________ modificadas(os) em _________.
- Língua Portuguesa | 1.04 Inferência, Dedução ou Conclusão
Teatro do Oprimido é um método teatral que sistematiza exercícios, jogos e técnicas teatrais elaboradas pelo teatrólogo brasileiro Augusto Boal, recentemente falecido, que visa à desmecanização física e intelectual de seus praticantes. Partindo do princípio de que a linguagem teatral não deve ser diferenciada da que é usada cotidianamente pelo cidadão comum (oprimido), ele propõe condições práticas para que o oprimido se aproprie dos meios do fazer teatral e, assim, amplie suas possibilidades de expressão. Nesse sentido, todos podem desenvolver essa linguagem e, consequentemente, fazer teatro. Trata-se de um teatro em que o espectador é convidado a substituir o protagonista e mudar a condução ou mesmo o fim da história, conforme o olhar interpretativo e contextualizado do receptor.
Companhia Teatro do Oprimido. Disponível em: www.ctorio.org.br. Acesso em: 1 jul. 2009 (adaptado).
Considerando-se as características do Teatro do Oprimido apresentadas, conclui-se que:
- História | 3.4 Ditadura Militar
Entre as esquerdas, o sentimento generalizado era de autossuficiência, existia certa afobação, e Leonel Brizola, na liderança da coalizão, deu trabalho a Jango. Reclamava que o governo deveria endossar uma política de confronto com o capital estrangeiro, patrocinava a convocação de uma Assembleia Constituinte que incluísse operários, camponeses e os subalternos das Forças Armadas, e admitia ser inevitável atropelar o Congresso para executar as reformas de base.
SCHWARCZ, L. M; STARLING, H. M. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. VOT2021.
O período que antecedeu ao golpe civil-militar de 1964 foi marcado por uma grave instabilidade política. De acordo com o texto, os aliados do Presidente João Goulart (Jango), dentre o eles o gaúcho Leonel Brizola, propuseram um (a)
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
MATERIAL
- Balão
- Papel kraft, jornal e revista
- Cola
- Tinta guache
- Pincel
- Recipiente para água
- Papel toalha
PROCEDIMENTOS
- O professor vai propor a turma a confecção e pintura de um vaso, usando os
grafismos dos desenhos indígenas.
- O professor vai pedir aos alunos para primeiramente encher o balão. Não encher
muito senão o balão estoura. O vaso será feito a partir do balão.
- Peça aos alunos para pegar pedaços de papel (revista para recorte), passar cola
branca na bexiga e ir colando, até circundar toda a bexiga
- Espere secar.
- Colar uma segunda camada de papel. O ideal é fazer cada camada com um tipo de
papel . Faça a primeira com revista, a segunda com jornal e assim por diante.
- Espere secar.
- Colar uma última camada utilizando o papel kraft.
- Deve ser feito de 03 a 04 camadas, dependendo da espessura que queira dar ao vaso.
- O ideal é fazer mais camadas para o vaso ficar mais resistente.
- Espere secar.
- Depois que todas as camadas de papel estiverem secas, faça uma abertura em uma
das extremidades do que será o vaso. Retire a bexiga de dentro – neste momento ela
já deverá estar murcha.
- Depois que os “ vasos indígenas “ já estiverem devidamente preparados, os alunos
vão finalizar seus trabalhos decorando-os com grafismo indígena. Fonte:https://www.artesanatopassoapassoja.com.br/como-fazer-vaso- de-jornal-e-bexiga-passo-a-passo
Fonte: http://juliananomundodasartes.blogspot.com/2012/11/arte-indigena-cultura-e-tradicao.html
- Entregue as tintas para os alunos. Instrua que todas as vezes que forem mudar a cor
da tinta, lavar os pincéis.
- Vai ser uma experiência muito legal.
Fonte: https://www.artesanatopassoapassoja.com.br/como-fazer-vaso-de-jornal-e-bexiga-passo-a-passo/
Fonte: http://juliananomundodasartes.blogspot.com/2012/11/arte-indigena-cultura-e-tradicao.html
A COR NA ARTE
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base:
AS DIVINDADES FEMININAS: NO PRINCÍPIO, ERAM AS DEUSAS
Em Çatal Huyuk, na Turquia, a estatueta de uma mulher sentada num trono e ladeada por duas panteras, em cujas cabeças ela coloca as mãos, sugere ao mesmo tempo a imagem da mãe e da senhora da natureza. Suas formas generosas — quadris largos e seios grandes— reforçam ainda mais essa ideia. O nome da figura feminina é Pótnia, a deusa de Çatal Huyuk, a mais antiga cidade que se conhece do período Neolítico, cerca de 10 mil anos atrás. De Pótnia nasceram outras divindades femininas também adoradas pelos homens pré- históricos. Sua estatueta, esculpida por volta de 6500 a.C. foi uma das muitas encontradas na Europa e no Oriente Médio, algumas mais antigas, do Paleolítico Superior (de 50 mil a 10 mil anos atrás). Disponível em: http://super.abril.com.br/cultura/as-divindades-femininas-no-principio-eram-as-deusas/ Acesso em: 12 de nov. 2016
Enunciado:
a) Descreva as características da deusa representada na imagem.
b) Identifique, na imagem e no texto, duas caraterísticas das religiões das primeiras comunidades humanas. Explique-as.