(FUVEST) Considere que a motorização de um país constitui um importante indicador para o planejamento dos transportes e da mobilidade urbana. Esse indicador pode ser obtido, por exemplo, com base na relação entre o número de habitantes e o de autoveículos, tal como expresso no gráfico abaixo. Destaque-se o fato de que, quanto menor essa relação, maior a motorização de um país
Com base no gráfico e em seus conhecimentos, é correto afirmar que a motorização
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 03. Reformas Religiosas
Observe a imagem a seguir.
Cenas como essa tornaram-se comuns na Europa, entre os anos 1500 e 1600, devido
- História | 1.7 Período Joanino
TEXTO 1
O príncipe D. João VI podia ter decidido ficar em Portugal. Nesse caso, o Brasil com certeza não existiria. A Colônia se fragmentaria, como se fragmentou a parte espanhola da América. Teríamos, em vez do Brasil de hoje, cinco ou seis países distintos. (José Murilo de Carvalho)
TEXTO II
Há no Brasil uma insistência em reforçar o lugar-comum segundo o qual foi D. João VI o responsável pela unidade do país. Isso não é verdade. A unidade do Brasil foi construída ao longo do tempo e é, antes de tudo, uma fabricação da Coroa. A ideia de que era preciso fortalecer um Império com os territórios de Portugal e Brasil começou já no século XVIII. (Evaldo Cabral de Mello)
1808 — O primeiro ano do resto de nossas vidas. Folha de S. Paulo, 25 nov. 2007(adaptado).
Em 2008, foi comemorado o bicentenário da chegada da família real portuguesa ao Brasil. Nos textos, dois importantes historiadores brasileiros se posicionam diante de um dos possíveis legados desse episódio para a história do país. O legado discutido e um argumento que sustenta a diferença do primeiro ponto de vista para o segundo estão associados, respectivamente, em:
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Unusual laws around the world
A) No high heels in Greece
Historic sites, such as the Acropolis, have banned the wearing of high heels for fear of causing damage to ancient monuments.
B) Canada's radio stations must be patriotic
In Canada, the law dictates that 35 per cent of all music played on radio stations must be by Canadian artists. Great news for Justin Bieber and Celine Dion – but not necessarily the rest of us.
C) No durians in public places
In Brunei, Indonesia, Malaysia and Singapore, the durian fruit is banned from buses, subways, hotels and airports. Once you've smelled one, you'll understand why.
D) Don't chew gum in Singapore
Some people regard chewing gum as ill-mannered, but in Singapore it's a criminal offence to chew gum unless it's medicinal.
E) No overeating in Japan
In Japan it is technically forbidden to be obese: lawmakers set a maximum waistline of 80cm for men aged 40 and over. If their paunches breach this limit, men will be given dieting guidance. From the country that gave us sumo wrestling, indeed. Available at: http://www.telegraph.co.uk/travel/galleries/Unusual-laws-around-the-world/.Accessed on: Jun 11, 2016
Enunciado:
Rewrite the rules from each paragraph using the following modal verbs.
- a) can't: ___You can't wear high heels in historical places in Greece.____________________________
- b) have to: __________________________________________________________________________
- c) can't: ____________________________________________________________________________
- d) may: ____________________________________________________________________________
- e) must: ____________________________________________________________________________
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
(ENEM 2022 1° APLICAÇÃO) Esaú e Jacó
Bárbara entrou, enquanto o pai pegou da viola e passou ao patamar de pedra, à porta da esquerda. Era uma criaturinha leve e breve, saia bordada, chinelinha no pé. Não se lhe podia negar um corpo airoso. Os cabelos, apanhados no alto da cabeça por um pedaço de fita enxovalhada, faziam-lhe um solidéu natural, cuja borla era suprida por um raminho de arruda. Já vai nisto um pouco de sacerdotisa. O mistério estava nos olhos. Estes eram opacos, não sempre nem tanto que não fossem também lúcidos e agudos, e neste último estado eram igualmente compridos; tão compridos e tão agudos que entravam pela gente abaixo, revolviam o coração e tornavam cá fora, prontos para nova entrada e outro revolvimento. Não te minto dizendo que as duas sentiram tal ou qual fascinação. Bárbara interrogou-as; Natividade disse ao que vinha e entregou-lhe os retratos dos filhos e os cabelos cortados, por lhe haverem dito que bastava. — Basta, confirmou Bárbara. Os meninos são seus filhos? — São.
ASSIS, M. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.
No relato da visita de duas mulheres ricas a uma vidente no Morro do Castelo, a ironia — um dos traços mais representativos da narrativa machadiana — consiste no
- Filosofia | 4.2 Teorias Políticas
(UNESP) Cada um de nós põe em comum sua pessoa e todo o seu poder sob a direção suprema da vontade geral, e recebemos, enquanto corpo, cada membro como parte indivisível do todo. [...] um corpo moral e coletivo, composto de tantos membros quantos são os votos da assembleia [...]. Essa pessoa pública, que se forma, desse modo, pela união de todas as outras, tomava antigamente o nome de cidade e, hoje, o de república ou de corpo político, o qual é chamado por seus membros de Estado [...].
(Jean-Jacques Rousseau. Os pensadores, 1983.)
O texto, produzido no âmbito do Iluminismo francês, apresenta a doutrina política do