Considere uma força horizontal F aplicada sobre a cunha 1, de massa m1=8,5 kg conforme mostra a figura abaixo. Não há atrito entre a cunha e o chão, e o coeficiente de atrito estático entre a cunha e o bloco 2, de massa m2=8,5 kg vale 0,200 O maior valor de F, em newtons, que pode ser aplicado à cunha, sem que o bloco comece a subir a rampa é:
Dados: g=10 m/s2 sen=0,6, cos=0,8
Questões relacionadas
- Física | 1.1 Ferramentas Básicas
(UNIT) A conversão de unidades é importante, assim como reconhecê-las se faz necessário para que as grandezas físicas sejam corretamente definidas. Considerando-se as seguintes grandezas físicas, velocidade (v), aceleração (a), tempo (t), distância (d), força (F), pressão (p), densidade (r), massa (m) e impulso (I), a equivalência entre essas grandezas que apresenta a equação dimensionalmente correta é a
- Biologia | 10.1 Características Gerais, Poríferos e Cnidários
(FMP) Uma pesquisa recente revelou a evolução de uma proteína muito importante para a ação de hormônios: o receptor de hormônios esteroides. Os pesquisadores descobriram que a alteração de apenas alguns aminoácidos causou mudanças significativas no modo como essa proteína funciona. Sem que essas mutações tivessem acontecido, nosso organismo hoje teria de possuir mecanismos diferentes para regular a gravidez, as respostas ao estresse, a função renal, a inflamação e a diferenciação sexual de homens e mulheres. Os pesquisadores fabricaram as proteínas ancestrais artificialmente e estudaram as suas atividades. Antes das mutações, os receptores somente respondiam a estrogênio, e não eram capazes de responder a outros hormônios sexuais, como a testosterona ou ainda mineralocorticoides (como a aldosterona) ou corticosteroides (como o cortisol). Com essas modificações, que causaram mudanças estruturais importantes, surgiram os receptores capazes de responder a esses outros esteroides. A figura a seguir mostra uma árvore evolutiva desses receptores, onde os círculos com a letra M denotam mutações que foram mapeadas no estudo.
Baseando-se no texto e na figura acima, verifica-se que
- Física
A Gaiola de Faraday nada mais é do que uma blindagem eletrostática, ou seja, uma superfície condutora que envolve e delimita uma região do espaço. A respeito desse fenômeno, considere as seguintes afirmativas.
I. Se o comprimento de onda de uma radiação incidente na gaiola for muito menor do que as aberturas da malha metálica, ela não conseguirá o efeito de blindagem.
II. Se o formato da gaiola for perfeitamente esférico, o campo elétrico terá o seu valor máximo no ponto central da gaiola.
III. Um celular totalmente envolto em um pedaço de papel alumínio não receberá chamadas, uma vez que está blindado das ondas eletromagnéticas que o atingem.
IV. As cargas elétricas em uma Gaiola de Faraday se acumulam em sua superfície interna.
Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmativas corretas.
- História | 6.06 EUA no Século XIX
Posturas e concepções presentes nos movimentos religiosos, como a ideia de que existem povos escolhidos e abençoados por Deus, passariam a povoar o imaginário coletivo da nação que se acreditava eleita para um destino glorioso. A fé nas instituições livres e democráticas também se intensificava. A partir disso, desenvolveu-se a ideia de “destino manifesto”: seria uma missão espalhar a concepção de sociedade norte-americana para as regiões vistas como carentes e necessitadas de ajuda.
KARNAL, L. et al. História dos Estados Unidos: das origens ao século XXI. São Paulo: Contexto, 2013.
O projeto de posicionamento geopolítico exposto no texto fundamentava-se na articulação entre
- Biologia | 3.4 Ácidos Nucleicos
A respeito do processo representado na ilustração, marque com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.
( ) A proteína é produzida ainda no núcleo celular.
( ) O RNA formado durante a etapa 1 é um RNAt..
( ) Em 1, está ocorrendo a transcrição e, em 2, a tradução.
( ) Em 1, ocorre a separação das cadeias nucleotídicas do
DNA para que o RNA seja sintetizado
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a: