A água pode nos fascinar. Não apenas por sua incrível abundância ou variedade de formas, ou mesmo por seu papel fundamental em moldar nosso planeta e a evolução da vida. [...] o fascinante é que propriedades tão ricas possam surgir de uma estrutura tão simples. [...] Que suas propriedades incomuns sejam essenciais para o surgimento e manutenção da vida é uma dimensão a mais, a ser acrescentada ao prazer de se contemplar a água. (ATKINS, 1997. p. 51.)
A respeito da importância da água na geração e na manutenção metabólica dos sistemas vivos, é possível afirmar:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.8 Adjunto Adnominal
Texto base: Leia o texto. Zé do Caroço Seu Jorge No serviço de alto-falante Do morro do Pau da Bandeira Quem avisa é o Zé do Caroço Que amanhã vai fazer alvoroço Alertando a favela inteira Aí como eu queria que fosse em Mangueira Que existisse outro Zé do Caroço Pra falar de uma vez pra esse moço Carnaval não é esse colosso Nossa escola é raiz, é madeira Mas é o Morro do Pau da Bandeira De uma Vila Isabel verdadeira E o Zé do Caroço trabalha E o Zé do Caroço batalha E que malha o preço da feira [...] Disponível em: <http://letras.mus.br/seu-jorge/409844/>. Acesso em: 25 mar. 2015. (Fragmento)
Enunciado:
O adjunto adnominal desempenha importante função, uma vez que serve para delimitar o sentido de um substantivo ou de uma palavra de valor substantivo.
Na canção de Seu Jorge, o adjunto adnominal “do Caroço” sugere que a personagem Zé é uma pessoa
- Língua Portuguesa | 1.07 Coesão Textual
Garcia, em pé, mirava e estalava as unhas; Fortunato, na cadeira de balanço, olhava para o teto; Maria Luísa, perto da janela, concluía um trabalho de agulha. Havia já cinco minutos que nenhum deles dizia nada. Tinham falado do dia, que estivera excelente – de Catumbi, onde morava o casal Fortunato, e de uma casa de saúde, que adiante se explicará. Como os três personagens aqui presentes estão agora mortos e enterrados, tempo é de contar a história sem rebuço.
Tinham falado também de outra coisa, além daquelas três, coisa tão feia e grave, que não lhes deixou muito gosto para tratar do dia, do bairro e da casa de saúde. Toda a conversação a este respeito foi constrangida. Agora mesmo, os dedos de Maria Luísa parecem ainda trêmulos, ao passo que há no rosto de Garcia uma expressão de severidade, que lhe não é habitual. Em verdade, o que se passou foi de tal natureza, que para fazê-lo entender é preciso remontar à origem da situação.
ASSIS, M. de. A causa secreta. In: Várias histórias. Disponível em: www.literaturabrasileira.ufsc.br. Acesso em: 20 ago. 2014.
O fragmento lido integra o conto “A causa secreta”, de Machado de Assis. Nesse fragmento, as formas verbais contribuem para a coesão textual na medida em que
- Matemática - Fundamental | 08. Polígonos
Marque a afirmativa CORRETA relacionada aos polígonos.
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Destá
Destá
Eu hei de ver você bater em minha porta
Toc toc toc
Destá
É sempre assim quem ri por último ri melhor
Destá
A vida é isso e o mundo “véio” dá muitas tantas voltas
Talvez em muito breve a gente vi se encontrar
Destá
Eu hei de ver você bater em minha porta
Toc toc toc
Destá
É sempre assim quem rir por último ri melhor
Destá
A vida é isso e o mundo dá muitas voltas
Talvez em uma delas você vá me encontrar, vai
Em minha porta
Destá
É sempre assim quem rir por último ri melhor
Destá
A vida é isso e o mundo véio dá muitas tantas voltas
Talvez em uma delas você vá me encontrar
Olha eu sonhei você chorando
Sem saber o que fazer
Só porque me viu passando
Com um alguém sem ser você
Olha que eu não 'tava nem namorando, só paquerando
Reagiu sem perceber
DANTAS, J. Disponível em: https://www.letras.mus.br. Acesso em: 19 maio 2021.
A tematização da separação conjugal é frequente nas letras de música contemporâneas. Na letra da canção Destá, a relação do eu-lírico com a pessoa com quem se relacionara é caracterizada por um olhar
- Língua Inglesa | 1. Interpretação de Textos
(ENEM 2016 1º APLICAÇÃO)
Orientações à população são encontradas também em sites oficiais. Ao clicar no endereço eletrônico mencionado no cartaz disponível na internet, o leitor tem acesso aos(às)