O conjunto mostrado na figura, composto por dois blocos A e B, está com aceleração a O atrito entre os blocos é nulo e a massa deles é Ma=5,0kg e Mb=1,0kg Considerando que o bloco retangular B não desliza sobre o bloco triangular A, a magnitude da aceleração a do conjunto e a magnitude da força de contato entre os dois blocos são, respectivamente, iguais a:
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- História - Fundamental | 03. O Iluminismo e o Fundamento do Liberalismo Econômico
Observe a imagem em que Rousseau e Voltaire são protegidos do fanatismo por Minerva, deusa romana da sabedoria, em gravura do final do século XVIII.
Considere os apontamentos:
I. As velas acesas do castiçal que iluminam Rousseau e Voltaire remetem ao movimento que ficou conhecido como Iluminismo, em que a razão, comparada às luzes, era capaz de tirar a humanidade das trevas, ou seja, da ignorância e da opressão.
II. Os livros e o panfleto fazem referência à preocupação dos filósofos em divulgar o conhecimento para a população.
III. A presença da deusa romana da sabedoria, Minerva, mostra a influência do Renascimento – e, portanto, a inspiração no mundo greco-romano – na grande movimentação intelectual e cultural do Iluminismo.
IV. A população que aparece ao lado dos filósofos representa a insatisfação do povo diante de ideias iluministas que se opunham às condições sociais do Antigo Regime.
Considere V para os itens que você julga verdadeiros e F para os itens falsos.
- História | 4. Patrimônio CulturalQueijo de Minas vira patrimônio cultural brasileiroO modo artesanal da fabricação do queijo em Minas Gerais foi registrado nesta quinta-feira (15) como patrimônio cultural imaterial brasileiro pelo Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O veredicto foi dado em reunião do conselho realizada no Museu de Artes e Ofícios, em Belo Horizonte. O presidente do Iphan e do conselho ressaltou que a técnica de fabricação artesanal do queijo está “inserida na cultura do que é ser mineiro”.Folha de S. Paulo, 15 maio 2008.Entre os bens que compõem o patrimônio nacional, o que pertence à mesma categoria citada no texto está representado em:
- Matemática | 1.05 Sistema Métrico e Base Decimal
Um reservatório de água será construído em uma escola para o uso dos estudantes. Sabe-se que, em média, cada estudante dessa escola utiliza 50 litros de água diariamente, e que o reservatório terá capacidade para armazenar 10% a mais do que o volume de água necessário para abastecer os estudantes durante 3 dias.
Sabendo que a escola possui 1500 estudantes, o volume do reservatório, em m3, deverá ser de
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
A ontogenia e a evolução são fenômenos totalmente diferentes, tanto em seu operar como em suas consequências. Na ontogenia, como história da transformação de uma unidade, a identidade da unidade - qualquer que seja o espaço em que exista - jamais se interrompe. Na evolução, como processo de troca histórico, existe uma sucessão de identidades geradas por reprodução sequencial que formam uma rede histórica [...]. Portanto, é impróprio falar de evolução do universo, ou da evolução química da terra; se deveria falar de ontogenia do universo, ou de história química da terra. [...] Ainda assim, existe evolução biológica somente quando há reprodução sequencial dos sistemas vivos; se antes disso houve sistemas autopoiéticos não-reprodutores, estes não evoluíram, e somente houve a história de suas diferentes ontogenias.
MATURANA, H. R.; VARELA, F. J. G. De máquinas e seres vivos: Autopoiese - a organização do vivo. Porto Alegre: Artmed, 1997.
Em relação ao texto, pode-se entender que a vida
- Arte - Fundamental | 05. Um Mundo de Sons
1 – Apresentar às crianças uma versão de uma música apenas instrumental e a outra música com letra, ou seja, cantada.
2 – Discutir o que será que é feito primeiro: a música ou a letra? Será que é fácil colocar a letra em uma música ou a música em uma letra? Será que esta relação interfere na qualidade da música? Uma música bem elaborada deve ter que qualidades? E a letra bem elaborada, o que deve ter?
3 – Separar a sala em grupos e apresentar aos alunos a ideia de que deverão trazer para a próxima aula uma música brasileira de que gostem muito – tanto na versão gravada quanto impressa.
4 – Deixar que cada grupo ouça sua música e acompanhe a letra.
5 – Apresentar agora a proposta de que criem uma nova letra para a música que escolheram cuja versão será apresentada para a turma.