Uma bobina de 100 espiras, com seção transversal de área de 400 cm2 e resistência de 20 ohm, está alinhada com seu plano perpendicular ao campo magnético da Terra, de 7.10-4 T na linha do Equador. Quanta carga flui pela bobina enquanto ela é virada de 180° em relação ao campo magnético?
Questões relacionadas
- Química | 2.3 Termoquímica
(UDESC) A reação de redução óxido de cobre II (CuO) pelo grafite (C) pode ser representada pela equação 1:
1) 2CuO(s) + C(s) -> 2Cu(s) + CO2(g)
Dados: A equação 2 e 3 mostram os DH de outras reações:
2) Cu(s) + ½ O2(g) →CuO(s) ΔH = – 39 kcal 3) C(s) + O2(g) →CO2(g) ΔH = – 93 kcal
Com base nesses dados, pode-se afirmar que a reação 1 tem variação de entalpia (em kcal) igual a:
- Química | 2.4 Cinética Química
Durante a manifestação das reações químicas, ocorrem variações de energia. A quantidade de energia envolvida está associada às características químicas dos reagentes consumidos e dos produtos que serão formados.
O gráfico abaixo representa um diagrama de variação de energia de uma reação química hipotética em que a mistura dos reagentes A e B levam à formação dos produtos C e D.
Com base no diagrama, no sentido direto da reação, conclui-se que a
- Biologia | 8.1 Introdução à Saúde
(UPE) Leia o relato de um usuário de drogas a seguir:
“Faz bem falar sobre o assunto. É bom perceber que outras pessoas passam pela mesma coisa. A minha experiência pode ajudar alguém, principalmente os mais novos. São cada vez mais jovens. Crianças. Existe a curiosidade, os amigos e o preço que engana. Parece mais barato que outras drogas, mas, como o efeito dura pouco, sai caro. Já experimentei de tudo: maconha, cocaína, merla, ácido...O crack é diferente. É mais rápido que a luz. Você quer mais e mais e mais. Já gastei numa única noite R$ 3 mil em pedras. E nessa hora, fica você e o cachimbo. Não tem família, comida, banho... Nada. É a perdição. Quando a onda começa a passar, vem a coisa ruim. Parece que tem alguém te perseguindo, observando... Não dá para pensar em mais nada: ou fuma ou morre... O crack te faz sentir inferior. É gratificante perceber que tenho projetos para o futuro aos 44 anos. Quero casar, arrumar emprego e, quem sabe, até outro filho.
”Fonte: Correio Braziliense / ABEAD (Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras.
No relato, são descritos os efeitos do crack. Sobre isso, analise as proposições a seguir, comparando esses efeitos aos da cocaína e da maconha, também consumidas pelo usuário.
I. As alucinações e paranoia, atribuídas ao crack, também podem ocorrer durante o consumo da cocaína e da maconha.
II. Assim como o crack, a cocaína e a maconha afetam o cérebro do usuário, pois liberam substâncias, que atuam nas sinapses, seja imitando, seja impedindo a ação dos neurotransmissores nos receptores.
III. O uso do crack é responsável tanto pelas sensações de euforia quanto de depressão profunda. Ainda podem surgir complicações cardiovasculares que resultam em óbito. Tais complicações também podem ocorrer com o uso da cocaína.
IV. O uso do crack pode causar impotência sexual, ao contrário do uso da maconha.
V. As três drogas mencionadas afetam a memória do usuário, ligando-se aos receptores de noradrenalina, a qual tem efeito sedativo nas células do córtex cerebral, por causa do seu efeito inibidor na maioria dos tecidos, inclusive na musculatura cardíaca.
Estão CORRETAS apenas
- Química | 3.8 Bioquímica
(IFSUL) Observe os produtos a seguir:
Qual deles é rico em proteínas?
- Língua Espanhola | 1.6 Interpretação de Imagem
Nessa campanha contra o mosquito transmissor da zika, da dengue e da chikungunya, o enunciador se dirige ao leitor,