A tabela abaixo mostra a quantidade de alguns dispositivos elétricos de uma casa, a potência consumida por cada um deles e o tempo efetivo de uso diário no verão.
Dispositivo | Quantidade | Potência (kW) | Tempo efetivo de uso diário (h) |
ar-condicionado | 2 | 1,5 | 8 |
geladeira | 1 | 0,35 | 12 |
lâmpada | 10 | 0,10 | 6 |
Considere os seguintes valores:
• densidade absoluta da água: 1,0 g/cm3
• calor específico da água: 1,0 cal.g-1 0C-1
• 1 cal = 4,2 J
• custo de 1 kWh = R$ 0,50
No inverno, diariamente, um aquecedor elétrico é utilizado para elevar a temperatura de 120 litros de água em 30 ºC.
Durante 30 dias do inverno, o gasto total com este dispositivo, em reais, é cerca de:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.03 Crônica
Texto base: Texto para a questão 9. Muito cedo para decidir Rubem Alves Gandhi se casou menino. Foi casado menino. O contrato, foram os grandes que assinaram. Os dois nem sabiam direito o que estava acontecendo, ainda não haviam completado 10 anos de idade, estavam interessados em brincar. Ninguém era culpado: todo mundo estava sendo levado de roldão pelas engrenagens dessa máquina chamada sociedade, que tudo ignora sobre a felicidade e vai moendo as pessoas nos seus dentes. Os dois passaram o resto da vida se arrastando, pesos enormes, cada um fazendo a infelicidade do outro. Antigamente, quando se queria dizer que uma decisão não era grave e podia ser desfeita, dizia-se: “isso não é casamento!”. Naquele tempo, casamento era decisão irremediável, para sempre, até que a morte os separasse, eterna comunhão de bens e comunhão de males. Mas agora os casamentos fazem-se e desfazem-se até mesmo contra a vontade do Papa, e os dois ficam livres para começar tudo de novo... Pois dentro de poucos dias vai acontecer com nossos adolescentes coisa igual ou pior do que aconteceu com o Gandhi e a mulher dele, e ninguém se horroriza, ninguém grita, os pais até ajudam, concordam, empurram, fazem pressão, o filho não quer tomar a decisão, refuga, está com medo. Está chegando para muitos o momento terrível do vestibular, quando vão ser obrigados por uma máquina, do mesmo jeito como o foram Gandhi e Casturbai (era esse o nome da menina), a escrever num espaço em branco o nome da profissão que vão ter. Casar e descasar são coisas que se resolvem rápido. Mas na profissão, além de amar tem de saber. E o saber leva tempo pra crescer. A dor que os adolescentes enfrentam agora é que, na verdade, eles não têm condições de saber o que é que eles amam. Mas a máquina os obriga a tomar uma decisão para o resto da vida, mesmo sem saber. Se você disser que a decisão não é tão séria assim, que o que está em jogo é só o aprendizado de um ofício para se ganhar a vida e, possivelmente, ficar rico, eu posso até dizer: “Tudo bem! Só que fico com dó de você! Pois não existe coisa mais chata que trabalhar só para ganhar dinheiro”. Um conselho aos pais e aos adolescentes: não levem muito a sério esse ato de colocar a profissão naquele lugar terrível. Aceitem que é muito cedo para uma decisão tão grave. Considerem que é possível que vocês, daqui a um ou dois anos, mudem de ideia. Eu mudei de ideia várias vezes, o que me fez muito bem. Se for necessário, comecem de novo. Não há pressa. Que diferença faz receber o diploma um ano antes ou um ano depois? Texto adaptado do livro “Estórias de quem gosta de ensinar —
O fim dos Vestibulares”, editora Ars Poetica — São Paulo, 1995, pág. 31.
Enunciado:
Depois de comentar o caso de Gandhi, o autor atinge o tema sobre o qual realmente quer falar, que é:
- Física
Um objeto é abandonado do repouso sobre um plano inclinado de ângulo de 30° como mostra a Figura. O coeficiente de atrito cinético entre o objeto e o plano inclinado é:
Calcule a velocidade do objeto, em m/s após percorrer uma distância D=0,15m ao longo do plano inclinado.Dados: sen 30° =1,2 e cos 30°= g=10 m/s2
- Geografia | 5.2 Migração
(FUVEST 2015 1ª FASE) Um tema recorrente no debate contemporâneo é a migração global. A Organização das Nações Unidas estima que existam 232 milhões de migrantes em todo o mundo (ONU, 2013). Há, atualmente, mais mobilidade que em qualquer outra época da história mundial.
Comparando a migração atual com a do século XIX, é correto afirmar:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
O BRASIL DEPOIS DA CONSTITUINTE DE 1988
14. Leia o texto do economista Luiz Carlos Bresser Pereira sobre a situação econômica do Brasil na década de 1980.
O Brasil vive hoje a maior crise econômica de sua história. Nos últimos 150 anos não temos notícias de um período de quase dez anos (a partir de 1981) no qual a renda por habitante do país permanece praticamente estagnada. E jamais o país esteve tão próximo da hiperinflação quanto se encontra atualmente. Foi essa crise um dos fatores que aceleraram a transição democrática. Agora é essa mesma crise, que o governo da Nova República não teve a capacidade de resolver, que ameaça a consolidação do regime democrático no Brasil.
PEREIRA, Luiz C. B. A crise brasileira e a hiperinflação indexada. Folha de São Paulo, Caderno Economia, p. 5, 28 dez. 1989. (Fragmento)
Não é fácil explicar os motivos da crise que se abateu sobre o Brasil na década de 1980, mas a sua dimensão e os perigos que representava à redemocratização do país são apontados pelo economista.
Diante dessa situação, entre 1986 e 1994, os governantes brasileiros
- Matemática | 1.09 Radiciação
(EPCAR) Analise as proposições abaixo e classifique-as em V (verdadeira) ou F (falsa):
A sequência correta é: