(Unifacs) Quando comparados evolutivamente aos cnidários, os platelmintos apresentam duas grandes novidades expressas em
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 02. Humanismo e Renascimento
Texto base: Analise a pintura O trinfo da morte, de Pieter Bruegel, datada do século XVI. O triunfo da morte, pintura de Pieter Bruegel de 1562. Museu do Prado, Espanha.
Enunciado:
Mesmo depois do fim da grande fome, da epidemia da peste negra e das guerras, o tema da morte continuou profundamente presente no imaginário dos europeus.
- A) Descreva a cena mostrada na imagem, procurando relacioná-la ao título que lhe foi atribuído pelo seu autor.
- B) Que personagens podemos identificar na imagem? A que grupos sociais eles pertencem?
- C) Analise os principais impactos da “Peste negra” sobre a Europa, procurando destacar como ela agravou a crise vivida neste continente no século XIV.
- Biologia | 8.5 Fungi e Micoses
(Acafe) Fungos contra baratas
Pesquisadores da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Jaboticabal descobriram que o fungo Aspergillus westerdijkia tem grande potencial para infectar baratas ainda em sua fase embrionária, nas ootecas, as estruturas que abrigam seus ovos.
A pesquisa, realizada com apoio da FAPESP, trata-se de uma dupla inovação: além de poder se transformar em uma alternativa aos riscos provocados por inseticidas químicos ao meio ambiente, o fungo ataca o inseto em uma fase crítica do seu desenvolvimento, quebrando seu ciclo de multiplicação.
Fonte: Biologia & Ciências, 19/04/2016 Disponível em:http://www.biologia.seed.pr.gov.br
Sobre o tema, analise as afirmações a seguir.
I. Os fungos são organismos eucariontes, heterótrofos, existindo espécies unicelulares e pluricelulares. Externamente, as células dos fungos são impregnadas, em sua grande maioria por quitina, um polissacarídeo nitrogenado.
II. Os fungos pluricelulares apresentam estrutura formada por uma malha filamentosa, chamada de hifa, agrupada, formando um pseudo tecido denominado micélio.
III. Os fungos apresentam grande variedade de modos de vida. Podem viver como saprófagos, como parasitas ou estabelecendo associações mutualísticas com outros organismos. Além desses modos mais comuns de vida, existem alguns grupos de fungos considerados predadores.
IV. O controle biológico é uma técnica que utiliza meios naturais, criada para diminuir a população de organismos considerados pragas. Devido ao uso de inimigos naturais para controlar a população e propagação das pragas, não há desvantagens na utilização dessa técnica.
V. Micose é o nome genérico dado às infecções provocadas por fungos. Entre as micoses que afetam os seres humanos podemos citar: candidíase, tricomoníase e pitiríase.
Todas as afirmações corretas estão em:
- Biologia | 12.4 Relações Ecológicas
As aves costumam voar em rotas migratórias, utilizando a formação de um arco ou em V. Voar de modo organizado e em bando é uma estratégia utilizada por estas aves para diminuir o gasto calórico e, assim, alcançar maiores distâncias. Como não poderia ser diferente, no ciclismo pedala-se em bando, assim como as aves. Ciclistas e treinadores profissionais sugerem que, quando você está bem encaixado na “barriga do pelotão”, a resistência do ar é significativamente menor.
Disponível em: https://www.esss.co. Acesso em: 14 maio 2020.
Essa técnica do ciclismo é análoga à adaptação das aves em um tipo de relação ecológica denominado
- Biologia | 8.5 Fungi e Micoses
(Uepb) Leia atentamente as proposições abaixo referentes aos fungos.
I. São organismos eucariontes, heterótrofos, que obtêm alimentos por absorção de nutrientes do meio.
II. A maioria possui corpo composto de muitos filamentos delgados, denominados hifas. O conjunto de hifas do corpo de um indivíduo recebe o nome de micélio; este pode se diferenciar em vegetativo e reprodutor.
III. O ciclo de vida dos fungos pode ser dividido em duas fases: assexuada, caracterizada pela formação de esporos haploides por mitose, e sexuada, caracterizada pela fusão do citoplasma, seguida pela fusão dos núcleos e depois pela formação de esporos diploides por mitose.
Assinale a alternativa que apresenta a(s) proposição(ões) correta(s).
- Biologia | 8.5 Fungi e Micoses
(Uece) Durante muito tempo, os fungos foram considerados vegetais, mas hoje são considerados um Reino à parte, pois apresentam um conjunto de características próprias: não sintetizam clorofila, em sua grande maioria não possuem celulose e não armazenam amido como substância de reserva. Com relação aos fungos considere as afirmações a seguir.
I - As leveduras são capazes de fermentar carboidratos e, portanto, são indispensáveis à indústria de bebidas alcoólicas na produção de cerveja, vinho e vodka.
II - Fungos patogênicos são os principais causadores de doenças de pele em pacientes imunodeprimidos, como, por exemplo, portadores do vírus HIV.
III - Aflatoxinas são metabólitos secundários produzidos por alguns fungos relacionados ao desenvolvimento de câncer hepático em pessoas.
É correto o que se afirma em