Considere uma esfera oca metálica eletrizada. Na condição de equilíbrio eletrostático,
Questões relacionadas
- Física | B. Aplicações das Leis de Newton
Uma máquina constituída por uma polia, fios e duas plataformas A e B horizontais, todos de massas desprezíveis, foi montada para auxiliar o transporte de carga como mostra a figura. Um objeto de massa m = 225 kg, colocado na plataforma A, inicialmente em repouso no solo, deve ser levado verticalmente para cima e atingir um ponto a 4,5 m de altura, em movimento uniformemente acelerado, num intervalo de tempo de 3 s. A partir daí, um sistema de freios passa a atuar, fazendo a plataforma A parar na posição onde o objeto será descarregado.
Considerando g = 10m/s2, desprezando os efeitos do ar sobre o sistema e os atritos durante o movimento acelerado, a massa M, em kg, do corpo que deve ser colocado na plataforma B para acelerar para cima a massa m no intervalo de 3 s é igual a
- Física | 1.1 Ferramentas Básicas
O dióxido de nitrogênio é um gás tóxico produzido por motores de combustão interna e, para a sua detecção, foram construídos alguns sensores elétricos. Os desempenhos dos sensores foram investigados por meio de medições de resistência elétrica do ar na presença e ausência dos poluentes NO2 e CO, cujos resultados estão organizados no quadro. Selecionou-se apenas um dos sensores, por ter apresentado o melhor desempenho na detecção do dióxido de nitrogênio.
Sensor
R (Ω)
Somente ar
Ar em presença de NO2
Ar em presença de CO
I
4,0 x 102
3,2 x 103
1,2 x 103
II
5,2 x 102
3,8 x 105
7,3 x 104
III
8,3 x 102
5,6 x 103
2,5 x 105
IV
1,5 x 103
8,2 x 105
1,7 x 103
V
7,8 x 104
9,3 x 105
8,1 x 104
Qual sensor foi selecionado?
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Quatro crianças ao observarem o número 52 fizeram afirmativas sobre esse número. Quem acertou?
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o depoimento do prefeito de Brasília, Paulo de Tarso, sobre um acontecimento político em 1961.
A condecoração foi (...) um ato artificial porque não era uma adesão política de Jânio Quadros ao Guevara. O governo todo, aliás, ficou horrorizado com ela. Ninguém queria dar o almoço protocolar, nem os ministros, nem o próprio Palácio do Planalto. (...) A cerimônia de condecoração, imagina, ocorreu às 6 horas da manhã. Depois, o Guevara foi deixado às moscas. Após o almoço, eu sobrevoei Brasília, de helicóptero, com ele. (...) Quando nós aterrissamos, de volta, no aeroporto, não havia nos esperando um único ministro de Estado, uma única figura oficial, sequer havia um único soldado.
Depoimento de Paulo de Tarso, prefeito de Brasília em 1961, In: SANTOS, P. T. 1964 e outros anos. São Paulo: Cortez, 1984. p. 34-35. (Fragmento)
Entre os anos de 1946 e 1964, a política externa brasileira passou por diferentes configurações, sobretudo nas relações com as superpotências em tempos de Guerra Fria.
A) Descreva a política externa adotada por Jânio Quadros.
B) Relacione essa política externa com a condecoração de Che Guevara pelo governo brasileiro.
C) Na opinião do prefeito, a condecoração de Che Guevara desagradou inúmeras autoridades no país. Apresente argumentos para justificar esse desagrado.
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
a) Explique a diferença entre o regime político monárquico e o regime republicano.
b) A Proclamação da República no Brasil contou com a participação popular? Justifique a sua resposta.
c) Desenhe um símbolo da República no Brasil.