a) Explique a diferença entre o regime político monárquico e o regime republicano.
b) A Proclamação da República no Brasil contou com a participação popular? Justifique a sua resposta.
c) Desenhe um símbolo da República no Brasil.
Questões relacionadas
- Física | B. Vetorial
(IME)
Conforme a figura acima, um corpo, cuja velocidade é nula no ponto A da superfície circular de raio R é atingido por um projétil, que se move verticalmente para cima, e fica alojado no corpo. Ambos passam a deslizar sem atrito na superfície circular, perdendo o contato com a superfície no ponto B. A seguir, passam a descrever uma trajetória no ar até atingirem o ponto C indicado na figura. Diante do exposto, a velocidade do projétil é:
Dados:
- massa do projétil: m
- massa do corpo 9m
- aceleração da gravidade: g
- Arte - Fundamental | 03.7. Brinquedos artesanais
Materiais:
- Uma caixa de papelão (que contenha todo o corpo da criança. Talvez uma caixa de geladeira ou fogão).
- Tesoura
- Tinta para pintura de parede em qualquer cor.
- Máquina fotográfica.
- Revistas velhas.
- Tesoura sem ponta.
- Cola
- Trinchas largas.
Desenvolvimento:
1 - Construa com as crianças um esconderijo, a partir da caixa, recortando nela apenas um visor nos quatro lados na altura dos olhos das crianças.
2 - Arremate a caixa com tinta de parede.
3 - Continuando a montagem da caixa, os alunos devem realizar colagens do lado de fora por cima da caixa pintada.
4 - Ao longo de uma semana, vá mudando a caixa de lugar na escola e propiciando aos alunos a oportunidade de entrar dentro da caixa, escolher em que visor quer ficar e tirar uma fotografia do que está vendo.
5 - Esta experiência poderá ser também repetida por todos os alunos em todos os lugares em que a caixa for colocada, depende de sua intenção e disponibilidade de tempo.
6 - Registre a fala das crianças durante tudo o que acontecer.
7 - Monte uma exposição com as fotografias reveladas em tamanho A4 e montadas sobre colorset colorido com margem de 7cm. Associe a elas os registros das frases ditas pelos alunos ao longo do processo!
8 - Convide as crianças para adivinharem o que foi fotografado, em que lugar da escola e mais, visite com as crianças esses lugares novamente para que possam perceber o que estava no entorno delas quando estiveram ali e que deixou de ser percebido por elas, em função do uso da caixa. Neste momento, chame a atenção de todos para a importância do olhar e do quanto deixamos de ver os detalhes de tudo o que está ao redor de nós. Levante com eles hipóteses dos motivos pelos quais negligenciamos tanto o que vemos e o que não vemos no cotidiano.
- Matemática | 15.3 Circunferência
(AFA) Considere os pontos A(4,-2), B(2,0) e todos os pontos P(x, y) sendo x e y números reais, tais que os segmentos e são catetos de um mesmo triângulo retângulo. É correto afirmar que, no plano cartesiano, os pontos P(x, y) são tais que:
- História | 4.2 Baixa Idade Média
(UTFPR) “Expedições de caráter militar, organizadas pela Igreja para combater os pretensos inimigos do cristianismo e libertar a Terra Santa (Jerusalém) das suas mãos. O movimento estendeu-se desde os fins do século XI até meados do século XIII.”
Estamos falando das:
- Química | 4. Química Ambiental
Seathl, chefe indígena americano, em seu famoso discurso, discorre a respeito dos sentimentos e dos cuidados que o homem branco deveria ter para com a Terra, à semelhança com os índios, ao se assenhorear das novas regiões. E ao final, diz: “Nunca esqueças como era a terra quando dela tomas-te posse. Conserva-a para os teus filhos e ama-a como Deus nos ama a todos. Uma coisa sabemos: o nosso Deus é o mesmo Deus.
Nem mesmo o homem branco pode evitar nosso destino comum”.
O discurso adaptado, publicado na revista Norsk Natur, Oslo em 1974, nunca esteve tão atual. O homem, procurando tornar sua vida mais “confortável”, vem destruindo e contaminando tudo ao seu redor, sem se preocupar com os efeitos desastrosos posteriores. Esses efeitos podem ser causados por
I. liberação desenfreada de gases estufa.
II. destruição da camada de ozônio.
III. uso descontrolado de agrotóxicos e inseticidas.
IV. desmatamento e queimadas.
É correto afirmar que contribuem para o agravamento dos problemas as causas citadas em