A figura a seguir representa o esquema das resistências elétricas de um certo aparelho, no qual o valor de cada resistência está indicado:
Sabendo-se que a corrente elétrica, na resistência R2=3 ohm é de i2=1A pode-se afirmar que a A potência elétrica dissipada no resistor R1 em Watts, é de:Questões relacionadas
- Matemática | 15.2 Reta
(UFU) Considere o feixe de retas concorrentes no ponto P(8,3). Seja r a reta desse feixe que determina junto com os eixos cartesianos um triângulo retângulo (ângulo reto na origem) contido no quarto quadrante e área igual a 6 unidades de área.
Na equação geral ax + by + c = 0 da reta r, a soma dos inteiros a + b + c é múltiplo de:
- Biologia | 9.3 Organologia Vegetal
Observe os caules abaixo, indicados pelas setas, nas figuras A, B, C e D.
Biologia | 13.7 Interação GênicaEm cães da raça labrador, o alelo dominante B determina a produção de pigmento de cor preto e o alelo recessivo b determina a produção de pigmento da cor chocolate. Um outro gene “E” está envolvido na determinação da cor da pelagem dos labradores, controlando a deposição de pigmento nos pelos, mas não nas células epidérmicas dos lábios e nariz; assim, o alelo dominante E condiciona a deposição de pigmentos nos pelos, enquanto o alelo recessivo “e” não condiciona essa deposição, atuando sobre B e b. Esses cães podem apresentar três tipos de pelagem: preta, chocolate e dourada.
Utilizando os dados apresentados acima, podemos afirmar que:
I. O cruzamento de cães pretos duplo-heterozigóticos (BbEe) produz descendentes pretos (B_E_), chocolates (bbE_) e dourados (_ _ee) na proporção de 9:3:4, respectivamente.
II. Os cães dourados descendentes do cruzamento de labradores duplo-heterozigóticos podem ter genótipos BBee (1/4), Bbee (2/4) ou bbee (1/4), o que resultaria em 3/4 de cães dourados com lábios e nariz pretos e 1/4 de cães dourados com lábios e nariz marrons.
III. É um caso de epistasia recessiva, ou seja, quando um gene, em dose dupla, impede a expressão dos alelos de outro par, que pode ou não estar no mesmo par de cromossomos homólogos.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
Biologia | 15.3 Evidências EvolutivasLeia o texto a seguir.
Os animais não podem digerir a celulose sem a ajuda de bactérias, e muitos vertebrados reservam um beco sem saída no intestino, o ceco, que abriga esses micro-organismos. O apêndice humano é um resquício do ceco mais avantajado dos nossos ancestrais vegetarianos.
DAWKINS, R. O maior espetáculo da Terra: As evidências da evolução. São Paulo:
Companhia das Letras. 2009. p. 113.
Este texto exemplifica a:
História | 3.2 Era Vargas(CFTMG) Em 1940, Getúlio Vargas pronunciou o seguinte discurso a bordo do encouraçado “Minas Gerais” em comemoração ao Dia da Marinha de Guerra.
“Atravessamos nós, a humanidade inteira transpõe, um momento histórico de graves repercussões, resultante da rápida e violenta mutação de valores. Marchamos para um futuro diverso do quanto conhecíamos em matéria de organização econômica, social ou política, e sentimos que os velhos sistemas e fórmulas antiquadas entram em declínio. Não é, porem, como pretendem os pessimistas e os conservadores empedernidos, o fim da civilização, mas o inicio, tumultuoso e fecundo, de uma nova era. Os povos vigorosos, aptos à vida, necessitam seguir o rumo de suas aspirações, em vez de se deterem na contemplação do que desmorona e tomba em ruína. É preciso, portanto, compreender a nossa época e remover o entulho das ideias mortas e dos ideais estéreis... passou a época dos liberalismos imprevidentes, das democracias estéreis, dos personalismos inúteis e semeadores de desordem”.
FGV 40.06.11, Fundação Getulio Vargas. Apud CORSI, Francisco Luiz. Estado Novo: política externa e projeto nacional.
São Paulo: UNESP/FAPESP, 2000. p.158.
Pode-se avaliar que o discurso sugere o alinhamento ao(s):