Visando economizar energia elétrica, uma família que, em 30 dias, consumia em média 240kWh, substituiu doze lâmpadas de sua residência, dez de 60 W e duas de 100 W,por lâmpadas econômicas de 25 W. Na situação em que as lâmpadas ficam acesas 4horas por dia, a troca resultou em uma economia de energia elétrica,aproximadamente, de:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 02. Revolução Industrial
Leia as informações a seguir.
Inauguração da exposição no Palácio de Cristal.
Strucutures, The way things are built. Macmillan Plubishing Company, Nova Iorque, 1990
http://www.lmc.ep.usp.br/people/hlinde/estruturas/images/Historia%20-%20rev_industrial/foto04g.jpg
No início da Revolução Industrial, a Inglaterra, buscando afirmar a soberania e superioridade de sua engenharia e de sua indústria, organizava a Exposição Internacional da Indústria, do Comércio e das Artes, a primeira exposição mundial realizada. Em 1850, o Príncipe Albert, marido da Rainha Vitória, criou uma comissão real que projetaria e organizaria a exibição, começando pela construção do local do evento.
http://www.lmc.ep.usp.br/people/hlinde/estruturas/cristal.htm
Apresente dois objetivos das exposições universais da segunda metade do século XIX.
- Química | B. Cálculos Estequiométricos
É habitual, para se referir a determinada fórmula de fertilizante mineral, utilizar uma série de números separados por traços. Essa série de números é chamada de “fórmula do fertilizante”. Cada um dos números representa a quantidade de determinado nutriente que o fabricante garante ter no fertilizante comercializado. Esse número inclui o total de nutriente encontrado em uma análise, excluindo qualquer um que é considerado indisponível para a nutrição da planta. Por exemplo, um fertilizante com uma fórmula 8-71-0 tem a garantia do fabricante de ter a seguinte concentração de nutrientes: 8% de N, 71% de P2O5; 0% de K2O.
Disponível em: http://livrarua.editora.ufla.br. Acesso em 10 set 2019. (adaptado)
Considere as massas molares (em g/mol): N = 14; P = 31; O = 16; K = 39.
Para que seja aplicado um total de 93 kg de fósforo (P), a massa necessária desse fertilizante será de
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
O impacto das tecnologias de informação na geração do artigo científico: tópicos para estudo
O interesse pela comunicação científica e pela produção da literatura científica foi intenso nas décadas de 1960 e 1970 e produziu estudos hoje considerados clássicos, mas diminuiu gradualmente de meados de 1970 em diante. Agora, no entanto, há um fato novo, que traz de volta o tópico à discussão e consideração. O estágio atual da tecnologia da comunicação permite, com o auxílio do computador pessoal, contatos muito abrangentes, rápidos e eficientes, entre pessoas localizadas em qualquer lugar, desde que tenham acesso a redes de comunicação. O desenvolvimento nessa área tem sido muito grande e continua em passo muito acelerado. A internet está se tornando presente e acessível em toda parte, especialmente aos professores e pesquisadores nas universidades, permitindo, além da conversa reservada entre duas ou mais pessoas, acesso a uma gama imensa de informações e serviços. O impacto potencial das novas formas de comunicação para o periódico científico e para as bibliotecas universitárias e de pesquisa é enorme. Não é só a comunicação informal que é afetada. A edição de trabalhos, acabados ou não, e a sua distribuição, mediante as várias possibilidades que o meio eletrônico oferece, são tão fáceis que podem tornar cada usuário um editor e distribuidor. As iniciativas nessa área, documentadas na literatura, incluem a presença de editoras comerciais, universidades e indivíduos. Quer dizer: o fluxo da informação científica está sendo alterado.
MUELLER, S. P. M. Disponível em: http://revista.ibict.br. HYPERLINK "http://revista.ibict.br/" Acesso em: 18 abr. 2015 (adaptado).
De acordo com o texto, o uso das tecnologias de informação e comunicação no ambiente acadêmico está
- Química | B. Cálculos Estequiométricos
As mobilizações para promover um planeta melhor para as futuras gerações são cada vez frequentes. A maior parte dos meios de transporte de massa é atualmente movida pela queima de um combustível fóssil. A título de exemplificação do ônus causado por essa prática, basta saber que um carro produz, em média, cerca de 200g de dióxido de carbono por km percorrido.
Revista Aquecimento Global. Ano 2, no 8. Publicação do Instituto Brasileiro de Cultura Ltda.
Um dos principais constituintes da gasolina é o octano (C8H18). Por meio da combustão do octano é possível a liberação de energia, permitindo que o carro entre em movimento. A equação que representa a reação química desse processo demonstra que
- Matemática | 13.6. Circunferência
(EFOMM) Sejam as circunferências c1: x² + y² - 16 = 0 e c2 : (x-2)² = 4. Considere A e B os pontos de intersecção dessas circunferências. Determine a distância entre A e B.