Considerando as funções f(x) = 3x - 2 e g(x) = -2x + 1, o valor de k, com tal que f(g(k))-1 = 1 é
Questões relacionadas
- Biologia | 03. Bioquímica
(Fasa) Os alimentos são constituídos por substâncias químicas usadas pelo organismo para a sua manutenção e crescimento. Dentre os nutrientes básicos, podem-se mencionar os carboidratos, as proteínas, os lipídios, os minerais e as vitaminas.
Considerando-se as propriedades dos nutrientes encontrados nos alimentos, é correto afirmar:
- Biologia | 8.5 Fungi e Micoses
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
INSTRUÇÃO: Responder à(s) questão(ões) com base no texto a seguir, sobre a história da cerveja.
Há evidências de que a prática da cervejaria originou-se há mais de 5 mil anos na região da Mesopotâmia, onde a cevada cresce em estado selvagem. Gravuras, inscrições, poemas e registros arqueológicos deste período sugerem o uso da cerveja. Outros documentos históricos mostram, em 2100 a.C., sumérios alegrando-se com uma bebida fermentada, obtida de cereais. Mais tarde, a cerveja passou a ser produzida por padeiros, devido à natureza dos ingredientes que utilizavam: leveduras e grãos de cereais. A cevada era deixada de molho até germinar e, então, moída e moldada em bolos, aos quais se adicionava a levedura. Os bolos, após parcialmente assados e desfeitos, eram colocados em jarras com água e deixados fermentar.
Com o passar do tempo, cada família produzia a sua própria bebida. A expansão da produção se deu com o Império Romano. E foram os gauleses que cunharam o nome atualmente usado, denominando essa bebida de cevada de “cerevisia”, ou “cervisia”, em homenagem a Ceres, deusa da agricultura e da fertilidade. Na Idade Média, os conventos assumiram a fabricação da cerveja, e os monges reproduziram em manuscritos a técnica de fabricação. Artesãos, pequenas fábricas e, por fim, grandes indústrias trouxeram, de então, esse nobre líquido aos dias atuais.
Elaborado com base em informações obtidas em http:// www.brejas.com.br
(Pucrs) A levedura que processa a fermentação referida no texto é
- Biologia | 11.7 Sistema Imune
(UFPA) Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Os vírus influenza são transmitidos facilmente por aerossóis produzidos por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar. Existem 3 tipos de vírus influenza: A, B e C. O vírus influenza C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias. Os vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias. Os vírus influenza A são ainda classificados em subtipos de acordo com as proteínas de superfície, hemaglutinina (HA ou H) e neuraminidase (NA ou N). Dentre os subtipos de vírus influenza A, os subtipos A(H1N1) e A(H3N2) circulam atualmente em humanos. Alguns vírus influenza A de origem aviária também podem infectar humanos causando doença grave, como no caso do A(H7N9).
Fonte: Portal da Saúde – Ministério da Saúde – www.saude.gov.br.
Considere as seguintes afirmativas a respeito do tema, exposto acima:
I. A vacinação é a intervenção mais importante na redução do impacto da influenza.
II. Pacientes infectados se beneficiam da administração de vacinas, pois estas diminuem a severidade dos sintomas.
III. Os sintomas mais sérios da gripe A, causada pelo vírus H1N1, foram apresentados por pessoas mais idosas e por gestantes, possivelmente por conta da menor imunidade desses grupos contra o vírus.
IV. A vacina contra o H1N1, assim como qualquer outra vacina contra agentes causadores de doenças infectocontagiosas, aumenta a imunidade das pessoas porque estimula a produção de anticorpos específicos.
Está correto o que se afirma em:
- Matemática | 10. Estatística
(UNESP) A revista Superinteressante trouxe uma reportagem sobre o custo de vida em diferentes cidades do mundo. A tabela mostra o ranking de cinco das 214 cidades pesquisadas pela “Mercer LLC”, empresa americana, em 2010.
Cidade mais cara do Mundo fica na África
I. O custo do aluguel em Luanda é o mais alto do mundo.
II. O custo do cafezinho em Tóquio é o mais alto do mundo.
III. O custo do jornal importado em São Paulo é o mais alto do mundo.
IV. O custo do lanche em Libreville é o mais alto do mundo.
V. O custo da gasolina em Tóquio é o mais alto do mundo.
Observando as informações, numéricas e coloridas, contidas na tabela, analise as afirmações:
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
Os magros têm um metabolismo mais acelerado que os gordos
Parece óbvio, não é? Se aquele sujeito é magro desse jeito, é claro que o metabolismo dele só pode ser acelerado. Agora, aquele gordinho, que sua para subir as escadas, com certeza tem o metabolismo baixo. Ledo engano. Nessa, como em outras questões envolvendo o metabolismo, é impossível generalizar. Segundo especialistas, o contrário faz muito mais sentido: um corpo acima do peso requer muito mais energia para funcionar. Daí que, em geral, seriam os obesos os donos do metabolismo acelerado. Generalizações à parte, o melhor mesmo é considerar que cada organismo tem um metabolismo próprio, resultado de vários fatores. “A eficácia com que o organismo gasta energia varia de um indivíduo para outro. Não dá para afirmar que o metabolismo de um é mais acelerado do que o de outro só levando em conta as características físicas”, diz o endocrinologista Antônio Chacra, professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A genética responde por até 50% desse ritmo metabólico. Daí, sim, é que alguns magros favorecidos pela carga hereditária podem contar vantagem sobre os gordos. Outro fator fundamental na regulação do ritmo metabólico é o estilo de vida. “Os bons hábitos podem acelerar o metabolismo. Os maus, diminuí-lo”, diz o especialista.
Disponível em: https://super.abril.com.br. Acesso em: 10 jan. 2018.
Nas células humanas, o metabolismo energético