A saia é um tipo de vestuário quase que de uso exclusivo das mulheres. Um modelo muito bonito é a saia godê, que é bem rodada a fim de se obter um movimento ondulado
Uma costureira, para fazer uma saia godê, risca sobre uma folha de papel o molde que consiste em um semicírculo de raio R de onde ela recorta um outro semicírculo de raio r, com r < R e os semicírculos com o mesmo centro, conforme a figura.
Questões relacionadas
- Física | 5.5 Ondas Eletromagnéticas
(BAHIANA) O crescimento econômico à custa de danos ao meio ambiente tem provocado, dentre outros fatores, o aumento da temperatura média da superfície terrestre, devido ao aprisionamento de radiação infravermelha na biosfera.
Com base nos conhecimentos sobre ondas eletromagnéticas, é correto afirmar
- Matemática - Fundamental | 08. Polígonos
Leia as informações a seguir.
João Victor fez a seguinte experiência para confirmar um dos conceitos estudados após uma aula de Geometria Plana. Ele recortou, em um papelão, uma região triangular e fixou um barbante nessa região de forma que pudesse suspendê-la em equilíbrio, paralelamente ao plano da mesa na qual estava apoiada.
Analise, a seguir, a figura representativa dessa experiência.
Fonte da Imagem: Site: www.sereducação.com.br
Acesso: 04/06/2011
Como a experiência realizada por João Victor obteve sucesso, o ponto no qual ele fixou o barbante corresponde ao:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.01 Carta Pessoal e Carta ao Leitor
O velho modelo da sala de aula simplesmente não atende às nossas necessidades de transformação. É uma forma de aprendizagem essencialmente passiva, ao passo que o mundo requer um processamento de informação cada vez mais ativo. Esse modelo baseia-se em agrupar os alunos de acordo com suas faixas etárias com currículos do tipo tamanho único, torcendo para que eles captem algo ao longo do caminho. Não está claro se esse era o melhor modelo cem anos atrás; e, se era, com certeza não é mais. Nesse meio tempo, novas tecnologias oferecem esperança de meios mais eficazes de ensino e aprendizagem, mas também geram confusão e até mesmo temor [...].
Entre a velha maneira de ensinar e a nova, há uma rachadura no sistema, e crianças de todo o planeta despencam para dentro dela diariamente. O mundo está mudando num ritmo cada vez mais rápido, mas as mudanças sistêmicas, quando ocorrem, apresentam um movimento lentíssimo e muitas vezes na direção errada; todo dia – em cada aula – a defasagem entre o que é ensinado às crianças e o que elas de fato precisam aprender se torna maior.
Tudo isso é muito fácil de falar, é claro. Para o bem ou para o mal, atualmente todo mundo fala de educação. Os políticos mencionam o assunto em cada discurso. Os pais demonstram preocupação com a possibilidade de que os filhos estejam ficando para trás em relação a um conjunto de padrões vago, misterioso, porém poderoso, ou sendo superados por algum concorrente da mesma turma ou do outro lado do mundo. Como em discussões sobre religião, as opiniões são defendidas com unhas e dentes, em geral sem quaisquer provas verificáveis. [...]
Os adultos também se preocupam consigo próprios. O que acontece com nossa capacidade de aprender uma vez concluída a educação formal? Como podemos exercitar nossas mentes de modo que não fiquem preguiçosas e frágeis? Será que ainda podemos aprender coisas novas? Onde e como?
KHAN, Salman. Um mundo, uma escola. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2013, p. 9.
A ideia defendida pelo autor do texto é que
- Química | A. Modelos Atômicos
Segundo o modelo atômico de Niels Bohr, proposto em 1913, é correto afirmar:
- Física | B. Vetorial
No último campeonato mundial de futebol, ocorrido na África do Sul, a bola utilizada nas partidas, apelidada de Jabulani, foi alvo de críticas por parte de jogadores e comentaristas. Mas como a bola era a mesma em todos os jogos, seus efeitos positivos e negativos afetaram todas as seleções. Com relação ao movimento de bolas de futebol em jogos, considere as seguintes afirmativas:
1. Durante seu movimento no ar, após um chute para o alto, uma bola está sob a ação de três forças: a força peso, a força de atrito com o ar e a força de impulso devido ao chute.
2. Em estádios localizados a grandes altitudes em relação ao nível do mar, a atmosfera é mais rarefeita, e uma bola, ao ser chutada, percorrerá uma distância maior em comparação a um mesmo chute no nível do mar.
3. Em dias chuvosos, ao atingir o gramado encharcado, a bola tem sua velocidade aumentada.
4. Uma bola de futebol, ao ser chutada obliquamente em relação ao solo, executa um movimento aproximadamente parabólico, porém, caso nessa região haja vácuo, ela descreverá um movimento retilíneo.
Assinale a alternativa correta