(UEL) A questão refere-se ao romance O outro pé da sereia, de Mia Couto. Assinale a alternativa em que as palavras, retiradas do romance, correspondem a verbos originados de substantivos.
Questões relacionadas
- Física | A. Métodos de Eletrização, Lei de Coulomb e Campo Elétrico
(ESC. NAVAL) Analise a figura abaixo.
Na figura acima temos uma esfera AB maciça, de material isolante elétrico, dividida em duas regiões concêntricas, A e B Em B há um excesso de carga elétrica Q de sinal desconhecido. A região A está eletricamente neutra. No pêndulo eletrostático temos a esfera metálica C aterrada por um fio metálico.
Ao se aproximar a esfera isolante AB da esfera metálica C pela direita, conforme indica a figura, qual será a inclinação do fio metálico?
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
- Apresente para a turma exemplos de fotografias surrealistas como as dos exemplos a seguir;
- Os alunos poderão formar grupos de até quatro componentes para criar, por meio da manipulação digital ou manual de imagens, novos sentidos para objetos ou cenas do cotidiano, como nos processos surrealistas;
- As montagens podem ser feitas em programas de editoração de imagem, como o software GIMP, ou mesmo com recorte e colagem de revistas, podendo ser melhorados com lápis de cor, canetinha, por exemplo.
Imagens e artistas sugeridos:
- Dariusz Klimczak – Montagens digitais
Figura 19 - Imagens de fotomontagens de Dariusz Klimczak. Disponíveis em: http://www.boredpanda.com/surreal-photo-manipulation-dariusz-klimczak/. Acesso em: 28 fev. 2017.
2. John Heartfield – Montagens analógicas
Figura 20 - Imagens de fotocolagens de John Heartfield. Disponível em: http://www.johnheartfield.com/John-Heartfield-Exhibition/john-heartfield-art. Acesso em: 01 mar. 2017.
- Matemática | 3.4 Modular
Considere as funções f e g dadas por f(x)=|x| e g(x)=x2 -3x, ambas de domínio real. O gráfico que melhor representa a função dada por f(g(x)) é
- Literatura | 4.1 Romantismo
Todo o barbeiro é tagarela, e principalmente quando tem pouco que fazer; começou portanto a puxar conversa com o freguês. Foi a sua salvação e fortuna.
O navio a que o marujo pertencia viajava para a Costa e ocupava-se no comércio de negros; era um dos combóis que traziam fornecimento para o Valongo, e estava pronto a largar.
— Ó mestre! disse o marujo no meio da conversa, você também não é sangrador?
— Sim, eu também sangro...
— Pois olhe, você estava bem bom, se quisesse ir conosco... para curar a gente a bordo; morre-se ali que é uma praga.
— Homem, eu da cirurgia não entendo muito...
— Pois já não disse que sabe também sangrar?
— Sim...
— Então já sabe até demais.
No dia seguinte saiu o nosso homem pela barra fora: a fortuna tinha-lhe dado o meio, cumpria sabê-lo aproveitar; de oficial de barbeiro dava um salto mortal a médico de navio negreiro; restava unicamente saber fazer render a nova posição. Isso ficou por sua conta.
Por um feliz acaso logo nos primeiros dias de viagem adoeceram dois marinheiros; chamou-se o médico; ele fez tudo o que sabia... sangrou os doentes, e em pouco tempo estavam bons, perfeitos. Com isto ganhou imensa reputação, e começou a ser estimado.
Chegaram com feliz viagem ao seu destino; tomaram o seu carregamento de gente, e voltaram para o Rio. Graças à lanceta do nosso homem, nem um só negro morreu, o que muito contribuiu para aumentar-lhe a sólida reputação de entendedor do riscado.
Manuel Antônio de Almeida, Memórias de um sargento de milícias.
(FUVEST 2011 1° FASE) Assim como faz o barbeiro, nesse trecho de Memórias de um sargento de milícias, também a personagem José Dias, de Dom Casmurro, irá se passar por médico (homeopata), para obter meios de subsistência. Essa correlação indica que
I. estamos diante de uma linha de continuidade temática entre o romance de Manuel Antônio de Almeida e o romance machadiano da maturidade.
II. agregados transgrediam com bastante desenvoltura princípios morais básicos, razão pela qual eram proibidos de conviver com a rígida família patriarcal do Império.
III. os protagonistas desses romances decalcam um mesmo modelo literário: o do pícaro, herói do romance picaresco espanhol.
Está correto o que se afirma em
- Matemática | A.2 Segundo Grau
A figura abaixo representa um portal de entrada de uma cidade cuja forma e um arco de parábola. A largura da base (AB) do portal e 8 metros e sua altura é de 10 metros. A largura MN, em metros, de um vitral colocado a 6,4 metros acima da base é: