(ESC. NAVAL) Analise a figura abaixo.
Na figura acima temos uma esfera AB maciça, de material isolante elétrico, dividida em duas regiões concêntricas, A e B Em B há um excesso de carga elétrica Q de sinal desconhecido. A região A está eletricamente neutra. No pêndulo eletrostático temos a esfera metálica C aterrada por um fio metálico.
Ao se aproximar a esfera isolante AB da esfera metálica C pela direita, conforme indica a figura, qual será a inclinação do fio metálico?
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- Língua Portuguesa | 1.04 Inferência, Dedução ou Conclusão
PALAVRA – As gramáticas classificam as palavras em substantivo, adjetivo, verbo, advérbio, conjunção, pronome, numeral, artigo e preposição. Os poetas classificam as palavras pela alma porque gostam de brincar com elas, e para brincar com elas é preciso ter intimidade primeiro. É a alma da palavra que define, explica, ofende ou elogia, se coloca entre o significante e o significado para dizer o que quer, dar sentimento às coisas, fazer sentido. A palavra nuvem chove. A palavra triste chora. A palavra sono dorme. A palavra tempo passa. A palavra fogo queima. A palavra faca corta. A palavra carro corre. A palavra “palavra” diz. O que quer. E nunca desdiz depois. As palavras têm corpo e alma, mas são diferentes das pessoas em vários pontos. As palavras dizem o que querem, está dito, e pronto.
FALCÃO, A. Pequeno dicionário de palavras ao vento. São Paulo: Salamandra, 2013 (adaptado).
Esse texto, que simula um verbete para a palavra “palavra’’, constitui-se como um poema porque
- Matemática | 10. Estatística
Uma revista publicará os dados, apresentados no gráfico, sobre como os tipos sanguíneos estão distribuídos entre a população brasileira. Contudo, o editor dessa revista solicitou que esse gráfico seja publicado na forma de setores, em que cada grupo esteja representado por um setor circular.
O ângulo do maior desses setores medirá, em graus:
- Física | 5.5 Ondas Eletromagnéticas
(UNIFACS) A rápida expansão das atividades humanas impõe o desafio de entender como tais ações afetam os ambientes naturais e a biodiversidade. São conhecidos os efeitos da perda e da fragmentação de habitats em florestas tropicais, com ênfase nos resultados de quase uma década de estudos em uma paisagem originalmente de mata atlântica e hoje dominada pela cana-de-açúcar. A destruição e a fragmentação dos ambientes naturais são as maiores ameaças à integridade e à diversidade biológica das florestas tropicais.
Nas próximas décadas, mesmo os trechos mais remotos e preservados dessas florestas poderão ser convertidos em “arquipélagos” de fragmentos florestais, devido ao rápido crescimento e à disposição geográfica de populações humanas nos principais países tropicais. Esse processo, diretamente associado à expansão da chamada fronteira agrícola, tende a deixar as áreas de floresta remanescentes, protegidas em unidades de conservação ou não, imersas em paisagens dominadas por pastagens, plantações e áreas urbanas. (TABARELLI; PINTO, 2009, p. 36).
Considerando-se as informações do texto e sobre a natureza, o comportamento e os fenômenos ondulatórios associados à luz, que favorece o surgimento de vegetação pioneira, é correto afirmar que a luz
- Física | 5.1 Movimento Harmônico Simples
Um pêndulo ideal de massa 0,5 kg e comprimento L = 1 m é liberado do repouso a partir de um ângulo q muito pequeno. Ao oscilar, ele interage com um obstáculo em forma de cubo, de aresta d, que está fixado ao teto.
Sabendo que o período de oscilação do pêndulo é igual a T = 1,5 s e que a aceleração da gravidade no local do experimento tem módulo a = p2m/s2, determine o valor de d em metros.
- Matemática | 3.6 Exponencial
A pedido do seu orientador, um bolsista de um laboratório de biologia construiu o gráfico a seguir a partir dos dados obtidos no monitoramento do crescimento de uma cultura de micro-organismos.
Analisando o gráfico, o bolsista informou ao orientador que a cultura crescia segundo o modelo matemático, com t em horas e N em milhares de micro-organismos.
Para constatar que o modelo matemático apresentado pelo bolsista estava correto, o orientador coletou novos dados com t = 4 horas e t = 8 horas.
Para que o modelo construído pelo bolsista esteja correto, nesse período, o orientador deve ter obtido um aumento na quantidade de micro-organismos de: