(ETEC-SP) Considere as afirmações sobre a tirinha em que Hagar está no consultório de seu médico, o doutor Zook
I. As formas verbais diga e seja, empregadas pelo doutor Zook, pertencem ao modo subjuntivo, pois expressam uma solicitação.
II. Ao dizer para Hagar ser breve e objetivo, o médico deseja que ele seja sucinto.
III. Pelas reflexões de Hagar, conclui-se que, às quartas de manhã, o doutor Zook pratica golfe, por isso esse horário é inapropriado para consultas.
É correto o que se afirma em:
Questões relacionadas
- Física | 7.2 Quântica
Em 1908, Ernest Rutherford recebeu o Prêmio Nobel de Química pelo seu trabalho para determinar a massa e a carga elétrica das partículas alfa, beta e gama, que são emitidas pelos núcleos dos átomos de certos elementos radioativos.Analise as afirmativas a seguir, considerando que e e me sejam, respectivamente, a carga e a massa de repouso do elétron.
I. A partícula alfa tem carga elétrica +4e, e sua massa de repouso é aproximadamente7340 me.
II. A partícula beta pode ter carga elétrica +e ou e, e sua massa de repouso é igual à do próton, ou seja, aproximadamente 1840 me.
III. A partícula gama é um fóton de radiação eletromagnética, não possui carga elétrica e sua massa é nula.
Assinale a alternativa correta.
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia o trecho a seguir. A liberdade é sempre a liberdade de quem pensa de maneira diferente (...). A ditadura do proletariado deve ser obra da classe e não de uma pequena minoria dirigente em nome da classe (...). Sem eleições gerais, sem liberdade irrestrita de imprensa, de reunião e de discussão (...), algumas dezenas de dirigentes do Partido (...) comandam e governam (...). Entre eles, a direção, na verdade, está nas mãos de uma dúzia de homens, e uma elite, escolhida na classe operária, é de tempos em tempos convocada para aplaudir os discursos dos chefes e tornar por unanimidade as resoluções que lhe são apresentadas. VICENT,Gerard. Ser comunista? Uma maneira de ser. In: PROST,Antoine & VICENT,Gerard (org.).História da vida privada, 5: da Primeira Guerra a nossos dias. São Paulo: CIA das Letras, 1992. p. 419-420
Enunciado:
Em 1918, Rosa Luxemburgo estava presa em Berlim e escreveu o livro A Revolução Russa. Ao analisar a situação da União Soviética, anos após a Revolução de 1917, o texto
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base:
Enunciado:
A sátira da charge, de 1925, sobre a República Oligárquica está relacionada à
- Língua Portuguesa | 1.10 Semântica
“Assim, pois, o sacristão da Sé, um dia, ajudando à missa, viu entrar a dama, que devia ser sua colaboradora na vida de Dona Plácida. Viu-a outros dias, durante semanas inteiras, gostou, disse-lhe alguma graça, pisou-lhe o pé, ao acender os altares, nos dias de festa. Ela gostou dele, acercaram-se, amaram-se. Dessa conjunção de luxúrias vadias brotou Dona Plácida. É de crer que Dona Plácida não falasse ainda quando nasceu, mas se falasse podia dizer aos autores de seus dias: – Aqui estou. Para que me chamastes? E o sacristão e a sacristã naturalmente lhe responderiam: – Chamamos-te para queimar os dedos nos tachos, os olhos na costura, comer mal, ou não comer, andar de um lado para outro, na faina, adoecendo e sarando, com o fim de tornar a adoecer e sarar outra vez, triste agora, logo desesperada, amanhã resignada, mas sempre com as mãos no tacho e os olhos na costura, até acabar um dia na lama ou no hospital; foi para isso que te chamamos, num momento de simpatia”.
Machado de Assis, Memórias póstumas de Brás Cubas
(FUVEST 2005 1ª FASE) A palavra assinalada no trecho “que devia ser sua colaboradora na vida de Dona Plácida” mantém uma relação sinonímica com a palavra dia(s) em:
- História | 3.4 Ditadura Militar
Na charge, Ziraldo ironiza um lema adotado pelo governo Medici (1969-1974), denunciando que