(UFPA) Um barco navega de Belém a Bujaru subindo o rio Guamá contra a correnteza e volta de Bujaru a Belém a favor da correnteza, a qual é de 20 km/h. Sabendo que a distância entre as cidades é de 60 km e o trajeto é realizado em 4 h, pode-se afirmar que a velocidade do barco em km/h, descendo o rio, foi de:
Questões relacionadas
- Biologia | 8.4 Protista e Protozooses
(ENEM 2016 2ª APLICAÇÃO) A sombra do cedro vem se encostar no cocho. Primo Ribeiro levantou os ombros; começa a tremer. Com muito atraso. Mas ele tem no baço duas colmeias de bichinhos maldosos, que não se misturam, soltando enxames no sangue em dias alternados. E assim nunca precisa de passar um dia sem tremer.
ROSA, J. G. Sagarana. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
O texto de João Guimarães Rosa descreve as manifestações das crises paroxísticas da malária em seu personagem. Essas se caracterizam por febre alta, calafrios, sudorese intensa e tremores, com intervalos de 48 h ou 72 h, dependendo da espécie de Plasmodium.
Essas crises periódicas ocorrem em razão da:
- Filosofia | 5.2 Filosofia nos Séculos XX e XXI
(Uema) Gilberto Cotrim (2006. p. 212), ao tratar da pós-modernidade, comenta as ideias de Michel Foucault, nas quais “[...] as sociedades modernas apresentam uma nova organização do poder que se desenvolveu a partir do século XVIII. Nessa nova organização, o poder não se concentra apenas no setor político e nas suas formas de repressão, pois está disseminado pelos vários âmbitos da vida social [...] [e] o poder fragmentou-se em micropoderes e tornou-se muito mais eficaz. Assim, em vez de se deter apenas no macropoder concentrado no Estado, [os] micropoderes se espalham pelas mais diversas instituições da vida social. Isto é, os poderes exercidos por uma rede imensa de pessoas, por exemplo: os pais, os porteiros, os enfermeiros, os professores, as secretarias, os guardas, os fiscais etc.”
Fonte: COTRIM, Gilberto. Fundamentos da Filosofia: história e grandes temas. São Paulo: Saraiva, 2006. (adaptado)
Pelo exposto por Gilberto Cotrim sobre as ideias de Foucault, a principal função dos micropoderes no corpo social é interiorizar e fazer cumprir
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto a seguir para resolver as questões 39 e 40.
Conselhos de um pai
Você tem ideia da vida do camponês que cultiva a terra? O cobrador de impostos fica no cais para receber os impostos da colheita. Ele está acompanhado de soldados com cassetete e escravos com varas de palmeira. Eles gritam para o camponês: “vamos, os grãos!”. Se o camponês não os tem, atiram-no ao chão, o espancam, arrastam-no até o canal e mergulham sua cabeça na água.
Já o pedreiro é obrigado a ficar agachado quase todo o dia, exposto ao sol e aos ventos. Seus braços machucam-se no trabalho, suas roupas desgastam-se totalmente. Ele só toma banho uma vez por dia.
O tecelão (...) trabalha com o joelho à altura do estômago. Se deixar de fabricar um só dia a quantia de pano estabelecida, pode ser condenado à prisão.
Só observei violência por toda parte. Por isso, recomendo que você se dedique às letras. Nada existe acima da profissão das letras. Assim, aquele que, desde a infância, dedica-se à escrita, será um homem honrado.
Papiro egípcio anônimo, de 1500 a.C. Apud G. Maspero. Histoire ancienne dês peuples de LÓrient. Paris, Hachette, s/d. p. 137.
Identifique a melhor profissão do Egito, segundo o autor do texto e explique sua importância.
- Matemática | 15.2 Reta
(PUC-RIO) A região, na figura abaixo, é descrita pelo sistema:
Quanto vale a área da figura?
- Biologia | 9.4 Fisiologia Vegetal
(UNESP) Uma gimnosperma conhecida como cedrinho (Cupressus lusitanica) é uma opção de cerca-viva para quem deseja delimitar o espaço de uma propriedade. Para isso, mudas dessa espécie são plantadas a intervalos regulares. Podas periódicas garantem que o espaço entre as mudas seja preenchido, resultando em uma cerca como a ilustrada na imagem.
Para se obter uma cerca-viva de altura controlada, que crie uma barreira física e visual, deve- se: