(UPF) Sejam x = 1,333..., y = 0,25, z = 0,1, t = -0,1 e h = (x-1 – y²)z-1/t³
O valor de h é:
Questões relacionadas
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
(IME)
Conforme a figura acima, um corpo, cuja velocidade é nula no ponto A da superfície circular de raio R é atingido por um projétil, que se move verticalmente para cima, e fica alojado no corpo. Ambos passam a deslizar sem atrito na superfície circular, perdendo o contato com a superfície no ponto B. A seguir, passam a descrever uma trajetória no ar até atingirem o ponto C indicado na figura. Diante do exposto, a velocidade do projétil é:
Dados:
- massa do projétil: m
- massa do corpo: 9m
- aceleração da gravidade: g
- Biologia | 11.7 Sistema Imune
Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Os vírus influenza são transmitidos facilmente por aerossóis produzidos por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar. Existem 3 tipos de vírus influenza: A, B e C. O vírus influenza C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias. Os vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias. Os vírus influenza A são ainda classificados em subtipos de acordo com as proteínas de superfície, hemaglutinina (HA ou H) e neuraminidase (NA ou N). Dentre os subtipos de vírus influenza A, os subtipos A(H1N1) e A(H3N2) circulam atualmente em humanos. Alguns vírus influenza A de origem aviária também podem infectar humanos causando doença grave, como no caso do A(H7N9).
Fonte: Portal da Saúde – Ministério da Saúde – www.saude.gov.br.
Considere as seguintes afirmativas a respeito do tema, exposto acima:
I. A vacinação é a intervenção mais importante na redução do impacto da influenza.
II. Pacientes infectados se beneficiam da administração de vacinas, pois estas diminuem a severidade dos sintomas.
III. Os sintomas mais sérios da gripe A, causada pelo vírus H1N1, foram apresentados por pessoas mais idosas e por gestantes, possivelmente por conta da menor imunidade desses grupos contra o vírus.
IV. A vacina contra o H1N1, assim como qualquer outra vacina contra agentes causadores de doenças infectocontagiosas, aumenta a imunidade das pessoas porque estimula a produção de anticorpos específicos.
Está correto o que se afirma em:
- História | 5.3 Reforma Protestante
(FCMSFJ) O processo de transformações econômicas, políticas e sociais ocorridas na Europa no final da Idade Média culminou no século XVI com a grande revolução espiritual da sociedade europeia, caracterizada por um amplo movimento de contestação à autoridade do clero e do poder material da Igreja de Roma. Esse movimento identificado como Reforma Protestante criticava também a prática da simonia que era:
- Arte - Fundamental | 04. Artes visuais
Texto base: MATERIAL - Impressão da obra “A Dança - Henri Matisse” - Folha de cartolina cortada no tamanho 15x20 cm - Tesoura sem ponta - Papel Creative Papers – cores variadas - Cola - Tinta aquarela - Pincel - Papel Canson fomato A4 - Lápis HB PROCEDIMENTOS - Falar um pouco mais sobre a obra “A Dança - Henri Matisse” Disponível: http://estoriasdahistoria12.blogspot.com.br/2013/12/analise-da-obraa-danca-de-henri- matisse.html http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/04/05/921917/conheca-danca-henri-matisse.html - Imprimir a obra de Matisse em tamanho grande para colocar na frente da sala de aula onde todas as crianças possam visualizá-la. Disponível: http://artepublicidade.blogspot.com.br/2011/03/la-danse-henri-matisse.html - Fazer uma apreciação da imagem junto com a turma fazendo as seguintes perguntas: . Vocês já viram esta imagem em algum lugar? . Elas se representam em cores ou em preto e branco? . Há um ou mais elementos no contexto da imagem? . Qual a técnica apresentada nesta imagem? . A imagem da obra traz corpos humanos. São femininos ou masculinos ? . Como você pode afirmar a presença do gênero masculino e ou feminino na obra de Matisse? - Corte uma folha de cartolina em pedaços de 15x20 cm. - Entregue um pedaço da cartolina para cada e criança e peça para elas desenharem dois contornos de corpos: um feminino e um masculino. Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9948 - Oriente as crianças para fazerem somente o contorno do corpo. Auxilie –os nesta hora. - Depois de pronto os desenhos , peça as crianças para recortá-los para obterem um molde de corpo feminino e outro masculino. - Se o professor preferir ele mesmo poderá levar os molde já recortados. - Entregue uma folha de papel Creative Papers para cada criança, na cor que ela preferir. - Peça a criança para dobrar a folha no meio e depois no meio de novo. - Colocar o molde sobre a folha dobrada e contornar o desenho. Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9948 - Recortar o desenho - Abrir a folha recortada. Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9948 –Acervo e autoria Soraia Lelis - Incite nas crianças o desejo de dar movimento à composição, brincando com os bonecos da ciranda, de forma que não fiquem estáticos. - Mostre o detalhe do “corpo em movimento” , presente na obra de Matisse. - Peça as crianças para começarem a brincar com as formas recortadas, dando movimento as mesmas. Dobrar, juntar e colar, usando como base uma folha de papel canson A4. Fonte: Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9948 –Acervo e autoria Soraia Lelis - Depois de terminado e colado as composições, o professor vai disponibilizar tinta aquarela para as crianças construirem uma ambientação , um contexto para abrigar os corpo de papel. - Faça uma exposição dos trabalhos
- Química | 4. Química Ambiental
O concreto utilizado na construção civil é um material formado por cimento misturado a areia, a brita e a água. A areia é normalmente extraída de leitos de rios e a brita, oriunda da fragmentação de rochas. Impactos ambientais gerados no uso do concreto estão associados à extração de recursos minerais e ao descarte indiscriminado desse material. Na tentativa de reverter esse quadro, foi proposta a utilização de concreto reciclado moído em substituição ao particulado rochoso graúdo na fabricação de novo concreto, obtendo um material com as mesmas propriedades que o anterior.
O benefício ambiental gerado nessa proposta é a redução do(a):