(FGV) A Farroupilha foi uma revolta
Questões relacionadas
- Física | 2.4 Gravitação Universal
(UNIT) A força gravitacional é a força mútua de atração entre quaisquer dois corpos no Universo. Sobre a Gravitação Universal, é correto afirmar:
- Arte - Fundamental | 04.3. Pintura
MATERIAL
- Aparelhagem completa para reprodução de imagens (Data-Show)
- Materiais variados como: papéis coloridos de várias gramaturas, texturas, estampas, tintas coloridas variadas, lápis de cor, canetinhas, giz de cera, cola alto relevo, papéis de bala, tecidos, E.V.A, tampinhas, linhas, etc .
- Cola
- Tesoura sem ponta
- Pratinhos de papel
PROCEDIMENTOS
- O professor deverá reproduzir imagens (data-show) de alguns trabalhos de artistas, mostrando para as crianças as outras formas que eles empregam as cores, sem ser nas pinturas, e os diversos materiais utilizados por eles.
Disponível: https://www.escritoriodearte.com/artista/aldemir-martins/pratos-9346
https://www.escritoriodearte.com/artista/candido-portinari/estrela-3196
http://elblogdebenxamin.blogspot.com/2009/06/picasso-y-la-ceramica.htm
http://elblogdebenxamin.blogspot.com/search/label/Artistas
https://catracalivre.com.br/arquivo/artista-cria-obras-de-arte-em-3d-a- partir-de-tirinhas-de-papel/
- O professor vai falar um pouco sobre o artista Aldemir Martins e sobre a obra que vai ser trabalhada.
Disponível:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Aldemir_Martins
https://www.escritoriodearte.com/artista/aldemir-martins/pavao-7922
Serigrafia sobre papel
1995 - 70 x 100 cm
- Este trabalho deve ser feito individualmente.
- O professor vai colocar as carteiras em forma de U, dentro da sala .
- O professor deverá imprimir a imagem do “Pavão – Aldemir Martins” em tamanho grande e colocar na frente do quadro para melhor visualização das crianças.
- Instrua as crianças a observar a imagem e os detalhes que ela possui. Observar as cores, formas, texturas, etc.
- Distribua os pratinhos de papel, cola e tesoura para cada criança.
- Instrua sempre as crianças sobre o manuseio da tesoura e cola.
- Peça as crianças para fazerem um desenho livre, se inspirando na obra que está exposta.
- Esta atividade é bem legal pois mostra como cada criança enxerga esta obra.
- Instrua as crianças sobre o tamanho do desenho e o enquadramento deste, dentro do pratinho.
- Depois do desenho pronto, coloque todos os materiais disponíveis em cima de uma mesa grande, no centro da roda, e deixe as crianças escolherem os materiais que vão usar para fazer o acabamento do desenho na releitura desta obra.
- Fale com os alunos para fazer a colagem dos materiais no trabalho somente depois de ter definido o local .
- Incentive-as a misturar colagens com desenhos misturando os materiais para ficar uma composição bem legal.
- Depois de pronto, peça as crianças para assinar seu trabalho, dar um nome para seu pavão.
Fonte: https://br.pinterest.com/pin/421790321321279473/
Fonte: https://br.pinterest.com/pin/437341813808014555/
EXPERIÊNCIA NA ARTE
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
TEXTO I
O mito da estiagem em São Paulo
Os estoques de água doce são inesgotáveis, na medida em que são alimentados principalmente pelos oceanos, infinitos via evaporação e precipitação, ou seja, pelo ciclo hidrológico, que depende de forças físicas as quais o homem nunca poderá interromper. Enquanto existirem, o ciclo funcionará e os estoques de água doce nos continentes serão repostos indefinidamente.
Obviamente que a água não se distribui equitativamente pelo planeta. Há regiões com muita água, normalmente na zona tropical, na qual a evaporação é maior, e regiões áridas, onde, por razões específicas da dinâmica climática, as taxas de evaporação são maiores do que a precipitação, gerando déficit de reposição de estoques de água doce.
Disponível em: www.cartanaescola.com.br. Acesso em: 17 Jan. 2015 (adaptado).
TEXTO II
O processo de sedimentação no fundo do lago de um reservatório é um processo lento. Os sedimentos vão formando argila, que é uma rocha impermeável. Então, a água daquele lago não vai alimentar os aquíferos. Mesmo tendo muita quantidade de água superficial, ela não consegue penetrar no solo para alimentar os aquíferos. Se não for usada no consumo, ela vai simplesmente evaporar e cair em outro lugar, levada pelas correntes aéreas. Isso é outro motivo pelo qual os aquíferos não conseguem recuperar seu nível, porque não recebem água.
Disponível em: www.jornalopcao.com.br Acesso em: 17 Jan. 2015 (adaptado).
Os textos I e II abordam a situação dos reservatórios de água doce do planeta. Entretanto, a divergência entre eles está na ideia de que é possível
- Biologia
(UESB) É famosa a história do médico Edward Tyson, que, no século XVII, dissecou um golfinho que subira o Tâmisa e estava à venda em uma peixaria de Londres. Ele descobriu que, por dentro, o que julgava ser um peixe se parecia tanto com os outros quadrúpedes que só podia ser um mamífero. Mais tarde, dissecou um chimpanzé, revelando o que sua anatomia tinha em comum com um homem. Tyson muitas vezes é considerado o pai da anatomia comparada, que, após a emergência da teoria da evolução, permitira aos biólogos montar a árvore da vida.
(MOSLEY, 2011, p.114)
Uma das características anatômicas que podem ter sido observadas pelo médico e que permitiria diferenciar o golfinho, que é um mamífero, de outros indivíduos representantes da classe dos peixes, seria a presença:
- Biologia | 6.4 Tecido Nervoso
(UEPB) Sobre o tecido nervoso são apresentadas as proposições a seguir.
I. O tecido nervoso é composto pelos neurônios, que são células especializadas na condução de impulsos nervosos, e pelos gliócitos, cuja função é envolver, proteger e nutrir os neurônios.
II. Quanto à função geral, os neurônios podem ser classificados em sensitivos, motores e associativos.
III. As sinapses nervosas geralmente ocorrem entre o axônio de um neurônio e o dendrito de outro, mas também podem ocorrer sinapses entre um axônio e um corpo celular, entre dois axônios ou entre um axônio e uma célula muscular.
Está(ão) correta(s) a(s) proposição(ões):