(UPF) Na reprodução dos vegetais com sementes, ocorre a denominada dupla fecundação. Isso significa que:
Questões relacionadas
- Matemática | 2.2 Conjuntos Numéricos
(CEFET-MG) Considere os conjuntos X e Y definidos por
X= {x E N | x é multiplo de 3} e Y= {y E Z | y é divisor de 84}.
Sobre o conjunto é correto afirmar que:
- Língua Espanhola | 1.3 Modelo de Questão: ENEM X Tradicional
No se raje, chicanita (para Missy Anzaldúa)
No se raje, mi prietita,
apriétese la faja aguántese.
Su linaje es antiquísimo,
sus raíces como las de los mesquites,
bien plantadas, horadando bajo tierra
a esa corriente, el alma de tierra madre —
tu origen.
[…]
Y sí, nos han quitado las tierras.
Ya no nos queda ni el camposanto
donde enterraron a Don Urbano tu vis-visabuelo.
Tiempos duros como pastura los cargamos
derechitas caminamos.
Pero nunca quitarán ese orgullo
de ser mexicana — chicana — tejana
ni el espíritu indio.
Y cuando los gringos se acaban —
mira como se matan unos a los otros —
aquí vamos a parecer
Quizá muriéndonos de hambre como siempre
pero una nueva especie
piel entre negra y bronces
segunda pestaña bajo la primera
con el poder de mirar al sol ojos desnudos.
Y vivas, m’ijita, retevivas.
ANZALDÚA, G. Borderlands/la frontera: the new mestiza. San Francisco: Aunt Lute Books, 1987 (fragmento).
O poema expressa os sentimentos de uma chicana nos Estados Unidos. Nesse cenário, o eu lírico faz um apelo fundamentado na
- História | 3.4 Ditadura Militar
(IFSP) O golpe militar de 1964 inaugurou, no Brasil, um período autoritário e de degradação da democracia. Com relação a este tema, assinale a alternativa correta:
- Língua Portuguesa | 1.06 Funções Da Linguagem
Canção do vento e da minha vida
O vento varria as folhas,O vento varria os frutos,O vento varria as flores...E a minha vida ficavaCada vez mais cheiaDe frutos, de flores, de folhas.[...]O vento varria os sonhosE varria as amizades...O vento varria as mulheres...E a minha vida ficavaCada vez mais cheiaDe afetos e de mulheres.O vento varria os mesesE varria os teus sorrisos...O vento varria tudo!E a minha vida ficavaCada vez mais cheiaDe tudo.BANDEIRA, M. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: José Aguilar, 1967.
Predomina no texto a função da linguagem:
- História | 3.2 Antiguidade Clássica
I. Realeza ou monarquia.
II. República.
III. Triunvirato e Império.
IV. Império.
V. Ditadura e teocracia.
VI. Triunvirato.
Para a historiadora Corassin, “a antiguidade clássica conheceu inúmeras cidades-Estados, mas Roma se destaca entre elas: conquistou o mundo [...]. O mundo romano se apresentava extremamente complexo e variado, interligado por uma rede de estradas, com uma moeda comum aceita em toda área mediterrânica. Embora fosse formado por um mosaico de culturas, criou o inconfundível “estilo de vida romano” [...]”.
(CORASSIN, Maria Luiza. Sociedade e política na Roma antiga. São Paulo: Atual Editora, 2001, p. 07 e 08).
Com relação ao antigo Império Romano citado pela autora e a forma de governo que os romanos praticaram ao longo de sua história política, é correto o que se afirma em: