Na indústria de petróleo, a água residual obtida a partir do refino contém, entre outros produtos, íons Cu2+ . Para recuperação do cobre presente na água, foi utilizado o processo de eletrólise, passando uma carga (Q) de 3.600 coulombs e corrente constante (i) de 2 A. Desta forma, foi possível recuperar uma massa de 1,2 g de cobre.
Qual foi o tempo de eletrólise (minutos) aplicado no processo eletroquímico?
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 01.2. Colagem ao ar livre
MATERIAIS
- Impressão da obra “Retirantes – Portinari” – tamanho grande.
- Máquina fotográfica
- Jornal
- Tinta guache – cores variadas
- Pincel
- Recipiente com água
- Papel toalha
- Pape l kraft
PROCEDIMENTOS
- O professor deve trazer para a sala de aula uma das obras de Candido Portinari que retrate o
povo brasileiro (para nosso exemplo trouxemos a obra “Retirantes”) para que as crianças
apreciem o quadro e expressem seus sentimentos, percepções e vivencias a respeito da obra
e suas impressões a respeito da seca na região do nordeste brasileiro, observando também
os detalhes e os elementos: linhas, formas e cores, proporção do quadro.
Fonte: https://www.culturagenial.com/quadro-retirantes-de-candido-portinari/
- Após a apreciação da obra e discussão sobre os elementos contidos nela, o professor deve
questionar o que eles sabem a respeito da seca no sertão nordestino: vocês sabem por que o
povo nordestino sofre tanto com a seca? O que será que acontece com a plantação, o gado e
o povo que vive nesta região? Que solução seria possível para este povo? O que será que os
governantes do nosso país fazem para ajudar esta região? Alguém conhece alguém que já
sofreu com a seca? A observação e discussão acerca do quadro desperta o interesse pela obra
de arte, possibilitando a criança descrever através de vários tipos de linguagem (oral,
desenho, texto, etc.), suas impressões, desejos, medos e propicia também o confronto de
idéias com os colegas durante as discussões
- Depois da reflexão sobre as causas da seca no sertão nordestino, o professor poderá propor a
releitura do quadro vivo. Para tanto devem discutir o fundo do quadro, o figurino dos
personagens e os adereços que serviram para compor a obra.
- Este momento possibilita uma interação entre professor e criança, uma vez que cada um
deve dar sua opinião e cabe ao professor mediar essa discussão para que cheguem num
consenso com relação a composição do quadro.
- Inicia-se a discussão sobre o fundo do quadro, quais cores serão utilizadas e quais elementos
devem estar presentes neste fundo. Depois desse momento é preparada a sala para iniciar a
pintura.
-Forram-se as mesas ou dependendo do tamanho do painel a pintura pode ser realizada no
chão da sala. O professor deve deixar a disposição todo o material necessário para a pintura. -
- Durante a pintura do fundo devem ser limitado o espaço do chão da tela, a linha do horizonte
e o céu, depois que secar a fundo, pintar alguns elementos, como sol, pássaro, ossinhos etc.
- Depois que o painel foi pintado, o mesmo deve ser fixado no painel da sala, em seguida inicia-
se a discussão sobre o figurino e adereços a serem usados no quadro vivo.
- O professor deve decidir com o grupo o personagem que cada criança quer representar.
- Depois cada criança deverá vestir seu figurino e em pequenos grupos se organizarem em
frente ao painel. O professor deverá ser o fotografo do quadro vivo. Depois que a foto foi
tirada, cada membro que compôs o quadro deve expor seus sentimentos e impressões com
relação a representação do quadro “Os Retirantes”
OBS: O professor pode solicitar antecipadamente que cada criança traga de sua casa algumas
roupas, chapéus, bonecas, lenços, sapatos e cangas para a montagem do quadro vivo.
- O professor poderá solicitar junto à escola um ajudante (para ajudar a colocar as crianças
perto do mural, formando uma composição legal para a foto) .
- Depois de todas as fotos tiradas, revele e faça uma exposição na escola.
- Vai ser uma atividade muito legal!
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9115
PORTINARI E A ARTE MODERNA
- Biologia | 12.3 Ciclos Biogeoquímicos
Em relação ao ciclo do nitrogênio, é correto afirmar que
- Língua Espanhola | 2.10 Verbos
Texto
Los niños de la escuela infantil Casa Menuda,
de San Sebastián de los Reyes, van a ser espiados
mientras juegan. Una cámara de vídeo, situada en un
lugar estratégico del patio de recreo, grabará sus
[5] movimientos y los transmitirá a través de internet
para que los padres puedan ver qué hacen y cómo se
encuentran sus retoños durante su ausencia. Esta
iniciativa, que lleva por nombre Babynet, llenará de
tranquilidad a muchas familias que ya no tendrán que
[10] preocuparse por si su hijo habrá comido, habrá
dormido la siesta o se divertirá con sus amiguitos. A
partir de ahora ya no tendrán que llamar por
teléfono. Bastará con que se conecten a la Red.
Uno de los propietarios de la escuela, Jorge
[15] Pérez, comenta que es una buena forma de
involucrar a los padres en la educación de los niños
porque podrán ver qué tipo de actividades
realizamos. Esta ciberguardería será un regalo del
cielo para los niños extranjeros que pueda haber en
[20] las escuelas, así los niños que tengan familiares fuera
de España podrán verlos sin moverse de su casa.
Pruebas de nível (Paula Gozalo y María Martín)
La voz tendrán (línea 09) pertenece al verbo
- Matemática - Fundamental | 2.2 Movimentação, Mapas e Caminhos Orientados
A figura seguinte mostra um retângulo com as medidas de seus lados, que são as ruas de um quarteirão numa cidade.
Observa-se que em cada ponta (vértice) do retângulo estão representadas as casas de quatro pessoas. Com essas informações, responda.
a) Para ir até a casa de Felipe, João caminhou de sua casa até a casa de Alice. Em seguida, andou até a casa de Marina e depois foi até a casa de Felipe. Quantos metros ele caminhou nesse trajeto fazendo o menor percurso possível?
b) Se ele tivesse saído de sua casa e caminhado direto até a casa de Felipe pelo trajeto mais curto, quantos metros a menos ele caminharia?
- Biologia | 13.6 Herança Sanguínea
As perícias médico-legais na investigação de paternidade podem ser divididas em não genéticas e genéticas. Os principais e mais tradicionais métodos utilizados na investigação genética da paternidade pelo sangue são por intermédio do sistema ABO, sistema MN, sistema Rh e sistema HLA. Considerando o sistema ABO, em que a mãe tem sangue grupo O, o pai do grupo AB e os filhos com sangue dos grupos A, B e O, analise as afirmativas abaixo.
I. A criança do grupo O é filha do casal.
II. A criança do grupo O não é filha do casal.
III. As crianças dos grupos A e B são filhas do casal.
IV. Nesta situação a mãe é heterozigota.
V. Nesta família pode ter ocorrido adoção, ou troca de bebês na maternidade, ou adultério por parte da mãe.
A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é: